sexta-feira, 30 de agosto de 2013

SALA P. F. GASTAL EXIBE SHOAH, CLÁSSICO DOCUMENTÁRIO SOBRE O HOLOCAUSTO

A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, em parceria com o Instituto Moreira Salles, e apoio da Organização B´nai B´rith/RS, promove o lançamento em Porto Alegre da caixa de DVDs com o clássico documentário Shoah, de Claude Lanzmann, considerado o mais importante filme já realizado sobre o Holocausto. Além da exibição do filme na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar), entre os dias 3 e 8 de setembro, haverá também um debate com o cineasta João Moreira Salles (presidente do Instituto Moreira Salles, editor da revista Piauí e diretor dos documentários Nelson Freire e Santiago) sobre o filme, no dia 6 de setembro, às 20h. A programação é aberta ao público e tem entrada franca.
Com 9 horas de duração, o documentário de Claude Lanzmann é inteiramente feito de depoimentos de sobreviventes de Chelmno, dos campos de Auschwitz, Treblinka e Sobibor e do Gueto de Varsóvia e de entrevistas com ex-oficiais nazistas e maquinistas que conduziam os trens da morte. São depoimentos registrados com a colaboração de três intérpretes – Barbara Janicka, Francine Kaufman e a senhora Apfelbaum – presentes na filmagem para a tradução simultânea das falas em línguas que o realizador não dominava. O resultado dessas conversas provocadas pela câmera é um retrato terrível do genocídio nazista. Lanzmann levou mais de uma década para fazer o documentário. “Quando comecei o filme, tive que lidar, por um lado, com o desaparecimento dos vestígios: não havia coisa alguma, absolutamente nada, e eu tinha que fazer um filme a partir desse nada. E por outro lado, tive que lidar com as impossibilidades, até mesmo dos próprios sobreviventes, de contar essa história; a impossibilidade de falar, a dificuldade – que pode ser vista ao longo do filme – de trazer à luz e a impossibilidade de nomear: seu caráter inominável”, explica o diretor.
Aclamado pela crítica e elogiado por intelectuais do porte de Simone de Beauvoir, desde a sua estreia nos anos 80 Shoah transformou-se em uma referência para inúmeros cineastas (recentemente premiada no Festival de Gramado com o documentário Repare Bem, em cartaz nos cinemas de Porto Alegre, a cineasta portuguesa Maria de Medeiros admitiu a influência da obra-prima de Lanzmann na criação de seu retrato sobre a militante de esquerda Denise Crispim). Shoah será exibido em quatro partes (devido à longa duração do filme), sempre com entrada franca. No dia da palestra do documentarista João Moreira Salles (6 de setembro), a caixa de DVDs do filme lançada pelo Instituto Moreira Salles estará disponível para venda na Sala P. F. Gastal.

Shoah. Direção de Claude Lanzmann. França, 1985. Documentário. Duração: 543 minutos. Exibição dividida em quatro partes. Entrada franca.

GRADE DE HORÁRIOS

Semana de 3 a 8 de setembro de 2013

3 de setembro (terça-feira)
15:00 – Shoah (parte 1) – 147 minutos
17:30 – Shoah (parte 2) – 116 minutos

4 de setembro (quarta-feira)
15:00 – Shoah (parte 3) – 140 minutos
17:30 – Shoah (parte 4) – 140 minutos

5 de setembro (quinta-feira)
14:00 – Evento Ministério da Cultura
17:30 – Shoah (parte 1) – 147 minutos
20:00 – Shoah (parte 2) – 116 minutos

6 de setembro (sexta-feira)
15:00 – Shoah (parte 3) – 140 minutos
17:30 – Shoah (parte 4) – 140 minutos
20:00 – Debate com o diretor João Moreira Salles

7 de setembro (sábado)
16:00 – Shoah (parte 1) – 147 minutos
18:30 – Shoah (parte 2) – 116 minutos

 8 de setembro (domingo)
16:00 – Shoah (parte 3) – 140 minutos
18:30 – Shoah (parte 4) – 140 minutos


4 comentários :

  1. Estou no Rio de Janeiro e infelizmente não poderei participar deste evento mas gostaria de saber como seria possível comprar com vocês a caixa com os DVD's.
    Atenciosamente. Mary La Rosa (maryslarosa@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Excelente, tive a oportunidade de assisti-lo em película na Cinemateca Paulo Amorim, na década de 90. Recomendo muitíssimo!

    ResponderExcluir
  3. A caixa de DVDs está à venda em algumas livrarias brasileiras, como a Travessa e a Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=30372041&idlink=8104&utm_source=buscape&utm_medium=comparadores&utm_term=nome-produto&utm_campaign=categoria&id_link=2259

    ResponderExcluir