segunda-feira, 11 de agosto de 2008

BELEZA IMPERFEITA - Em Busca de Uma Nova Estética

Beleza Imperfeita: Em Busca de uma Nova Estética, evento que ocorreu de 24 de junho a 27 de julho de 2008, buscou revelar como os padrões estéticos da chamada alta-cultura foram bombardeados, a partir da década de 50, pela ação de novos grupos sociais tão distintos quanto os beatniks, os hippies, os punks, os gays, o grunge, o white trash, entre outros, todos eles manifestações de uma cultura essencialmente jovem e urbana, cuja influência e presença no cenário artístico contemporâneo é cada vez mais evidente.

Na mostra de filmes o grande destaque foi a exibição dos longas Chain, de Jem Cohen, e Otto, o
Zumbi, de Bruce La Bruce, ambos inéditos no Brasil, além da presença do videomaker uruguaio, radicado em Madrid, Martín Sastre, que estará exibindo uma série de seus aclamados curtas-metragens (ver abaixo detalhes sobre cada título). Sastre, que esteve presente na Sala P. F. Gastal no dia 26 de junho, nasceu em Montevidéu em 1976 e é um dos artistas mais influentes da sua geração. Participou das bienais de Veneza, São Paulo, Genebra, Havana, Praga e Mercosul, entre outras, e recebeu o prêmio de melhor artista jovem da ARCO, em Madri. Sua obra audiovisual parte do fascínio pelo mundo pop para estabelecer uma relação de extrema ironia com o star system, produzindo imagens iconoclastas em que ele próprio, por vezes, figura como celebridade. Sastre também criou a Fundação Martín Sastre para Artistas Pobres da América Latina, que destina bolsas a artistas latino-americanos na Europa, sob o lema “adopt a poor artist” (adote um artista pobre).

PROGRAMAÇÃO MOSTRA DE FILMES

VÍDEOS DEMARTÍN SASTRE (79 minutos). Exibição em DVD, com legendas em espanhol.

Trilogia Ibero-americana (La Trilogía Iberoamericana). Obra em três episódios que consagrou Sastre no circuito artístico internacional

Videoart: The Iberoamerican Legend (2004, 13 minutos).2492. Recém-descongelado, Martín Sastre narra a queda de Hollywood diante da ascensão do “entretenimento ultra-real” (11 de setembro) e dos “sonhos ibero-americanos mais baratos” (versões latinas para sucessos do cinema, estrelados por personagens como Hello Kitty e ele mesmo).

Montevideo: The Dark Side of the Pop (2004, 13 minutos).2092. Uma espiã européia procura Martín Sastre em uma desértica Montevidéu, e o encontra entre louças Limoges e outras lembranças de família. “Precisamos de você”, apela. Abraçado a um exemplar de Artforum, Sastre dança em um parque de diversões e celebra sua entrada no circuito A da arte.

Bolivia 3: Confederation Next (2004, 12 minutos).2876. O continente americano converteu-se no império Bolívia 3 e reivindica o controle da ficção no mundo.

Os Latinos Fazem Melhor (Latins do it Better, 2008, 3 minutos).Um encontro inusitado entre “Irmã” Hello Kitty e Madonna em Londres.

Nadia Caminha Comigo (Nadia Walks with Me, 2003, 15 minutos).O fantasma de um adolescente romeno chamado Pepsi, que sonhava em ser famoso e perfeito como a ginasta Nadia Comaneci, vaga pelas ruas de Madri.

Diana: A Conspiração da Rosa
(Diana: The Rose Conspiracy, 2005, 20 minutos);Um adolescente grunge dos anos 90 descobre que a Princesa Diana não morreu e leva uma nova vida numa favela em Montevidéu.

Aniversário Bizarro: Quando Robbie Virou Martin (Freaky Birthday: When Robbie Became Martin, 2006, 3 minutos).O videomaker Martín Sastre e o pop star britânico Robbie Williams descobrem que nasceram no mesmo dia. Diante de seu bolo de aniversário, decidem trocar de corpo.

CHAIN, de Jem Cohen (Estados Unidos/Alemanha, 2004, 99 minutos).As divagações de duas mulheres – uma executiva e uma jovem andarilha – que circulam por espaços emblemáticos da contemporaneidade, como shopping centers, auto-estradas e escritórios. Exibição em Beta, com legendas eletrônicas em português.

PARANOID PARK, de Gus Van Sant (Estados Unidos/França, 2007, 85 minutos).O universo de adolescentes skatistas pela lente implacável de Gus Van Sant, em filme que conquistou o prêmio especial do 50º aniversário do Festival de Cannes. Exibição em 35mm, com legendas em português

OTTO, O ZUMBI (Otto; or, Up with Dead People), de Bruce La Bruce (Alemanha/Canadá, 2008, 95 minutos).As desventuras de um jovem e belo zumbi gay pelas estradas da Alemanha. Filme sensação no último Festival de Berlim, dirigido pelo realizador underground Bruce La Bruce. Exibição em DVD, com legendas eletrônicas em português.

KEN PARK, de Larry Clark (Estados Unidos, 2002, 96 minutos). Os dramas de um grupo atormentado de adolescentes na visão de um especialista no assunto, o fotógrafo e cineasta Larry Clark. Exibição em 35mm, com legendas em português.

A NOITE DOS MORTOS-VIVOS (Night of the Living Dead), de George A. Romero (Estados Unidos, 1968, 96 minutos).Produção barata e criativa que lançou a moda de filmes de zumbis, este clássico do cinema de horror logo seria interpretado como uma metáfora das inseguranças e da falta de perspectivas da juventude americana do pós-guerra. Exibição em DVD, com legendas em português.

GUMMO, de Harmony Korine (Estados Unidos, 1997, 89 minutos).O tédio e a pobreza de um grupo de habitantes em uma pequena cidade no interior dos Estados Unidos, devastada por um tornado na década de 70. Um impactante retrato do white trash americano, que marcou a estréia na direção do roteirista de Kids, Harmony Korine. Exibição em DVD, com legendas em português.

BUTCH QUEEN REALNESS WITH A TWIST IN PASTEL COLORS, de avafi (Estados Unidos, 2007, 240 minutos).Compilação de diferentes tipos materiais (programas de TV, filmes, videoclips, vídeos de artistas, documentação de vida noturna em Nova York nos anos 80), editado pelo avafi, Assume Vivid Astro Focus (coletivo de artistas liderado pelo brasileiro Eli Sudbrack). Exibido em duas partes.


MALDITO CORAÇÃO (The Heart is Deceitful Above All Things), de Asia Argento (Estados Unidos/Inglaterra/França/Japão, 2004, 98 minutos).Garoto que é prostituído pela mãe alcoólatra e drogada vive experiências traumáticas em diferentes lugares dos Estados Unidos. Adaptação do romance de J. T. Leroy. Exibição em DVD, com legendas em português.

SWEET MOVIE, de Dusan Makavejev (Canadá/França/Alemanha Ocidental, 1974, 98 minutos).Sexo, transgressão e anarquia em Amsterdam, numa trama que inclui personagens como a Miss Mundo, um industrial do açúcar e uma comunidade alternativa. Um dos filmes-escândalo dos anos 70, proibido em vários países, inclusive no Brasil. Exibição em 35mm, com legendas em português.

HYPE!, de Doug Pray (Estados Unidos, 1996, 84 minutos).Revelador documentário sobre a cena grunge em Seattle nos anos 90. Participações de ícones do movimento, como Kurt Cobain (Nirvana) e Eddie Veder (Pearl Jam), entre outras bandas importantes que marcaram época (The Melvins, Mudhoney e Soundgarden). Exibição em 35mm, com legendas em português.

RIZE, de David LaChapelle (Estados Unidos/Inglaterra, 2005, 86 minutos).Documentário sobre a explosão da dança de rua em bairros pobres de Los Angeles. Primeiro longa do fotógrafo de moda David LaChapelle. Exibição em DVD, com legendas em espanhol.

OS PECADOS DOS FLESHAPOIDS (Sins of the Fleshapoids), de Mike Kuchar (Estados Unidos, 1965, 43 minutos).Os sobreviventes de uma guerra nuclear são servidos por robôs chamados de “fleshapoids”. Quando um dos robôs se revolta, a crise se instaura. Considerado um dos piores filmes da história do cinema, transformou-se em objeto de culto entres os amantes de produções bizarras. Exibição em DVD, com legendas em português.

ÉTERNAU, de Gustavo Jahn (Brasil, 2006, 21 minutos). Grupo de espiões parte em missão secreta para o Egito. Inventivo curta gaúcho que homenageia o cinema de Rogério Sganzerla e Jean-Luc Godard. Exibição em DVD.

POLYESTER, de John Waters (Estados Unidos, 1981, 86 minutos). O travesti Divine interpreta uma dona de casa americana às voltas com sua família disfuncional. Exibição em DVD, com legendas em português. Sessão única no projeto Raros.

TRASH, de Paul Morrissey (Estados Unidos, 1970, 110 minutos).Sexo, drogas e rock´d´roll no submundo de Nova York. Um dos títulos célebres produzidos por Andy Warhol na sua produtora Factory. Exibição em DVD, sem legendas. Sessão única no projeto Raros.

Nenhum comentário :

Postar um comentário