sexta-feira, 16 de agosto de 2013

CLÁSSICOS E RARIDADES DA HOLLYWOOD GERMÂNICA NA SALA P.F. GASTAL

Destaques da última semana da programação da Sala P.F. Gastal, F.W. Murnau e Josef von Sternberg não foram os únicos cineastas de origem germânica que realizaram filmes importantes nos Estados Unidos. Em seu período clássico, Hollywood teve uma contribuição inestimável de realizadores que emigraram da Alemanha para seus estúdios. Com uma seleção de clássicos e raridades, o cinema da Usina do Gasômetro (3º andar) apresenta entre os dias 20 e 25 de agosto a mostra Hollywood Germânica, com oito filmes que percorrem diferentes gêneros e décadas.

Já no período silencioso, muitos nomes germânicos figuram como referência de cinema autoral dentro da produção norte-americana. Alguns pagaram um preço caro, como o vienense Erich von Stroheim, um dos célebres malditos de Hollywood que colecionou projetos ambiciosos destruídos por produtores preocupados apenas com resultados comerciais. Embora radicado no outro lado do Atlântico desde o início do século, o cineasta apresenta em Esposas Ingênuas, de 1922, um olhar repleto de ironia à nobreza decadente européia.

Ainda nos anos 1920, serão exibidos o influente O Homem que Ri (1928), de Paul Leni, marco da Universal que aproxima o melodrama ao horror expressionista, e O Leque de Lady Windermere (1925), comédia do libertino Ernst Lubitsch, dono de um estilo que influenciou toda uma geração, incluindo seu pupilo Billy Wilder, outro nome aclamado que trocou Berlim por Beverly Hills – presente na mostra com Irma La Douce (1963), uma de suas comédias mais deliciosas.
    
Na década de 1930, Fritz Lang – maior nome do cinema alemão da época – decidiu fugir do país após receber um convite de Joseph Goebbels para produzir filmes para o Partido Nazista. Os anos nos Estados Unidos trazem alguns dos trabalhos mais significativos de sua carreira, a começar por Fúria, o primeiro realizado em Hollywood, em 1936, que revela a hipocrisia e o gosto pela violência da sociedade norte-americana.

A ascensão nazista também levou a Hollywood outros nomes admiráveis: Edgar G. Ulmer, Robert Siodmak e Fred Zinnemann – cineastas que trabalharam juntos na Alemanha (ao lado de Billy Wilder, no filme Menschen am Sonntag) e seguiram diferentes trilhas no novo território. Do noir-vitoriano à ficção-científica, passando pelo drama situado em meio à guerra, Silêncio nas Trevas, O Homem do Planeta X e A Um Passo da Eternidade são ótimos exemplos da diversidade que os cineastas de origem germânica consagraram em Hollywood. 

A mostra Hollywood Germânica tem apoio da distribuidora MPLC e da locadora E o Vídeo Levou.   
  
PROGRAMAÇÃO
20 a 25 de agosto de 2013


Esposas Ingênuas (Foolish Wives), de Erich von Stroheim (EUA, 1922, 140 minutos)
Um falso Conde - na realidade, um charlatão - faz pose em Monte Carlo para tirar vantagens de mulheres ricas, armando golpes com a ajuda de suas amantes. Exibição em DVD.



O Leque de Lady Windermere (Lady Windermere's Fan) , de Ernst Lubitsch (EUA, 1925, 89 minutos)
Lady Windermere está irritada com as infidelidades do marido, interessado em Mrs. Erlynne. Para piorar a situação, seu marido convida a mulher para seu aniversário de casamento. Cansada da situação, a esposa decide abandonar o marido e vai morar com outro homem. Mas sua mãe tentará impedir que ela deixe o seu marido. Adaptação de uma novela de Oscar Wilde. Exibição em DVD.


O Homem Que Ri (The Man Who Laughs), de Paul Leni (EUA, 1928, 120 minutos)
Herdeiro de um ducado, Gwynplaine é sequestrado quando garoto e, por ordem do rei, desfigurado. Com o rosto esculpido num perpétuo sorriso macabro, ele vira atração de circo e torna-se um famoso palhaço. Exibição em DVD.


Fúria (Fury), de Fritz Lang (EUA, 1936, 92 minutos)
Após sofrer um sanguinário linchamento por uma turba, Joe Wilson é injustamente preso e pensa que está morto. Mas algo o mantém vivo. Com o objetivo de buscar justiça contra seus agressores, Joe milagrosamente consegue escapar da prisão. Spencer Tracy é Joe, Silvia Sidney é sua noiva. Fúria mostra como as turbas de linchamento são capazes de destruir o trabalho da justiça. Exibição em DVD.


Silêncio nas Trevas (The Spiral Staircase), de Robert Siodmak (EUA, 1945, 83 minutos)
Baseado no romance Some Must Watch,de Ethel Lina White, Silêncio nas Trevas é um filme noir gótico que mostra os moradores de uma casa de estilo vitoriano sendo assombrados pela presença de um assassino. Exibição em DVD.

O Homem do Planeta X (The Man From Planet X), de Edgar G. Ulmer (EUA, 1951, 70 minutos)
Durante uma pesquisa a um pequeno planeta em rota de colisão com a Terra, cientista e sua filha encontram uma espaçonave e um extraterrestre amigável. No entanto, a maldade humana poderá despertar incríveis poderes na criatura. Exibição em DVD.

A Um Passo da Eternidade (From Here to Eternity), de Fred Zinnemann (EUA, 1953, 118 minutos)
Em 1941, Robert E. Lee Prewitt (Montgomery Cliff) pede transferência do exército e vai parar na base militar de Schofield, no Havaí. Paralelamente, o Sargento Warden (Burt Lancaster), ouvindo histórias que a esposa do capitão procura relações extraconjugais por ter sérios problemas no casamento, começa a se interessar por ela e acaba sendo correspondido. Para complicar a situação na base, Maggio (Frank Sinatra), um amigo de Prewitt, é vítima de Fatso (Ernest Borgnine), um sádico sargento, e Prewitt se apaixona por uma prostituta. Mas enquanto todos estes acontecimentos têm andamentos algo muito mais grave está para acontecer: o ataque japonês a Pearl Harbor. Exibição em DVD.

Irma La Douce (Irma La Douce), de Billy Wilder (EUA, 1963, 142 minutos)
Nestor é um policial honesto de Paris que se apaixona por Irma, uma prostituta que ele conhece no serviço. Após ser demitido da polícia por não aceitar participar do acordo entre prostitutas, cafetões e policiais, ele vem a se tornar o cafetão de Irma, mas não quer que ela se encontre com nenhum homem que não seja ele. Exibição em DVD.


GRADE DE HORÁRIOS
20 a 25 de agosto de 2013

20 de agosto (terça-feira)
15:00 – Silêncio Nas Trevas, de Robert Siodmak
17:00 – O Homem do Planeta X, de Edgar G. Ulmer
19:00 – Esposas Ingênuas, de Erich von Stroheim

21 de agosto (quarta-feira)
15:00 – A Um Passo da Eternidade, de Fred Zinnemann
17:00 – O Leque de Lady Windermere, de Ernst Lubitsch
19:00 – Irma La Douce, de Billy Wilder

22 de agosto (quinta-feira)
15:00 – Fúria, de Fritz Lang
17:00 – Silêncio nas Trevas, de Robert Siodmak
19:00 – O Homem que Ri, de Paul Leni

23 de agosto (sexta-feira)
15:00 – A Um Passo da Eternidade, de Fred Zinnemann
17:00 – Irma La Douce, de Billy Wilder
20:00 – Projeto Raros

24 de agosto (sábado)
15:00 – Silêncio nas Trevas, de Robert Siodmak
17:00 – O Homem que Ri, de Paul Leni 
19:00 – Esposas Ingênuas, de Erich von Stroheim

25 de agosto (domingo)
15:00 – O Leque de Lady Windermere, de Ernst Lubitsch
17:00 – O Homem do Planeta X, de Edgar G. Ulmer
19:00 – Fúria, de Fritz Lang


Apoio

Nenhum comentário :

Postar um comentário