Neste sábado, às 19h, a Sessão Aurora apresenta na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro A Garota de Lugar Nenhum, último filme do cultuado cineasta francês Jean-Claude Brisseau. Após a exibição, acontece um debate com os editores do Zinematógrafo. A entrada é franca.
Em A Garota de Lugar Nenhum, a rotina solitária de Michel muda radicalmente quando Dora, uma jovem à deriva de 26 anos, chega para viver em seu apartamento. Mesmo incipiente, a relação traz frescor à vida do professor de matemática aposentado, que revisita sensações há tempos esquecidas. Enquanto isso, seu lar gradualmente se torna cenário de misteriosos acontecimentos. Dirigido e protagonizado por Jean-Claude Brisseau, o filme segue o caráter de narrativas íntimas e corajosas do cineasta, que optou por rodar o longa-metragem em sua própria casa. Vencedor do Leopardo de Ouro no Festival de Locarno 2012.
Com a palavra, Brisseau: "sempre me interessei pelo que nos faz viver no dia a dia e pelos seus limites, sempre me perguntando se esses limites morais são justificados. Questionei-me nesse sentido sobre o sexo. Ele é ainda mais importante, porque há uma certa hipocrisia. Aí entramos na moral sexual civilizada, onde se esconde um grande número de coisas. Esse tema sempre me interessou, e remetia às pequenas proibições. Interessava-me tratar o sexo de forma direta, o que não é fácil, pois ninguém havia verdadeiramente feito isso. Fazia-se dissimulando, não mostrando nada. Mas mostrar o desejo, sem entrar no filme pornô — que, do ponto de vista cinematográfico, não é nada, é vazio —, não".
A GAROTA DE LUGAR NENHUM
(LA FILLE DE NULLE PART)
Jean-Claude Brisseau
2012
França
90 minutos
Nenhum comentário :
Postar um comentário