quarta-feira, 16 de outubro de 2013

SEGUE ATÉ AMANHÃ A MOSTRA ULRIKE OTTINGER

Últimos dias para conferir a Mostra Ulrike Ottinger, na Sala P. F. Gastal.

Esta incrível diretora, que esteve em Porto Alegre, acompanhando a abertura de sua retrospectiva, mostrou, além do enorme talento - que pode ser conferido em suas produções - muita simpatia e simplicidade.

Ottinger nasceu em Konstanz, na Alemanha, em 1942. Na década de 1960, viveu em Paris, onde trabalhou como pintora e teve aulas na Sorbonne com pensadores como Lévi-Strauss, Althusser e Bourdieu sobre temas que envolviam história da arte, religião e etnologia. Essa formação intelectual influenciou sua produção cinematográfica, iniciada depois que retornou ao país natal. Artista completa, Ottinger escreve seus roteiros, cria os cenários e figurinos e frequentemente opera a câmera.

Sua produção, na qual também se destacam Freak Orlando (1981) e Dorian Gray no Espelho da Imprensa Marrom (1984), apresenta personagens à margem da norma social, caracterizados pela diversidade de identidade e de gênero. A extravagante estética que Ottinger cria é pautada pelo intenso uso da cor. Acima de tudo, seus filmes, que flertam com a videoarte, são marcados pela experiência dos lugares que visitou, como a Ásia e o sudeste da Europa.


SOB A NEVE (Unter Schnee), de Ulrike Ottinger. Alemanha, 2011, documentário, 108 minutos. Exibição em Blu-ray. As paisagens e vilas da região de Echigo, no Japão, passam boa parte do ano cobertas de neve. Há gerações e gerações, o fenômeno influi diretamente na rotina de seus habitantes, que programam suas vidas de acordo com o volume e altura da neve. Para investigar a rotina, adequações e rituais desta região, Ulrike Ottinger parte para a mítica terra da neve na companhia de dois artistas kabuki. 









ULRIKE OTTINGER – A NÔMADE DO LAGO(Ulrike Ottinger – Die Nomadin vom See), de Brigitte Kramer. Alemanha, 2012, documentário, 86 minutos. Exibição em DVD. Documentário sobre a cineasta Ulrike Ottinger, que recupera alguns dos momentos mais importantes de sua trajetória artística.















EXÍLIO EM SHANGHAI (Exil Shanghai), de Ulrike Ottinger. Alemanha/Israel, 1997, 275 minutos, documentário, 16mm. Retrato de um grupo de seis judeus europeus exilados em Shanghai, um das mais fascinantes metrópoles do Oriente. 






HORARIOS

16 DE OUTUBRO (QUARTA-FEIRA)

15:00 - Exílio em Shanghai (275 minutos)

17 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA) 

17:00 - Sob a Neve (108 minutos)
19:30 - Ulrike Ottinger - A Nômade do Lago (86 minutos)

Nenhum comentário :

Postar um comentário