sexta-feira, 25 de outubro de 2013

DOCUMENTÁRIO MEIO É LANÇADO NA SALA P. F. GASTAL

A Verte Filmes lança na Sala P. F. Gastal, terça-feira, 29 de outubro, às 20h, o documentário meio com direção de Pedro Henrique Risse e Clarissa Beckert, realizado através de editais do Fundo de Apoio à Cultura - FAC 2012 da Secretaria da Cultura do Estado. O curta meio apresenta, em narrativas e estéticas distintas, particularidades identitárias presentes no cotidiano dos descendentes de alemães na região do Vale do Rio dos Sinos. O ponto de partida para o documentário foram as pesquisas realizadas por Clarissa durante sua graduação em Ciências Sociais, que abordaram a relação entre imaginário e identidade cultural através de histórias de vida.

meio reflete sobre a dimensão imaginária e processual da identidade cultural: na comunidade de Vila Rica, originalmente Vila Rickert, área rural do município de Presidente Lucena, vive Lina, uma senhora de 83 anos que só fala o dialeto alemão Hunsrückisch e praticamente não entende português, portanto, não tem uma língua em comum com seus netos. Em uma escola próxima, crianças estudam alemão, imaginam sobre o país de origem de seus antepassados e se perguntam sobre o que isto tem a ver com suas vidas.

O discurso do filme se constrói a partir de uma narrativa em contraponto que valoriza suas lacunas e representa o hiato entre as duas gerações de descendentes da imigração alemã do Vale do Rio dos Sinos. O que é ser brasileiro? O que é ser um alemão brasileiro? O que é ser um alemão? O filme aborda a questão da identidade como um sentimento que transita entre a memória e o imaginário, e o idioma como forma de articulação e expressão dessa identidade.
_________________

Diretores

Clarissa Beckert tem 26 anos (1987), nascida em Colônia (Köln), Alemanha. É filha de mãe brasileira e de pai alemão. Sua família materna é da região de Sapiranga, no Rio Grande do Sul, de descendência alemã, e o dialeto alemão Hunsruckisch era ainda falado por sua mãe e avós. Clarissa nasceu e cresceu na Alemanha e se mudou para o Brasil com 19 anos. Assim, reflexões sobre pertencimento e identidade cultural marcam a sua trajetória. Residiu em Porto Alegre durante 5 anos, formando-se em Ciências Sociais pela PUC/RS em 2012. Atualmente cursa o Mestrado em Antropologia Cultural e Social na Universidade Livre de Berlim (Freie Universität Berlin). Com os curtas documentários "meio" e "Land schaffen" faz sua estreia como diretora.

Pedro Henrique Risse tem 28 anos (1985), nascido no Rio de Janeiro, reside em Porto Alegre há 17 anos. Formado em Cinema na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) em 2010, é um dos sócios da produtora de cinema e televisão VERTE Filmes, juntamente com Gabriel Faccini e Tiago Rezende, criada em 2010. Com os curtas documentários "meio" e "Land schaffen", dirigiu ao todo seis curtas. Também atua como fotógrafo, montador, roteirista e artista visual.
_________________

Ficha técnica

Pesquisa, Direção, Produção, Montagem: Clarissa Beckert e Pedro Henrique Risse
Fotografia: Pedro Henrique Risse.
Diretor Assistente e Som Direto: André Garcia
Edição de Som e Mixagem: Marcos Lopes da Silva e Tiago Bello
Colorista: Ligia Tiemi
Assessoria de Imprensa: Adriana Martorano Comunicação
Companhia Produtora: 
Verte Filmes
Atendimento à imprensa
Adriana Martorano Comunicação
adrianamartorano@adrianamartorano.com.br | 00 55 51 9213 6558 |
_________________

Serviço

Exibição de documentários sobre a imigração alemã no sul do Brasil 
meio (Brasil, 2013, digital, cor, 20 min)
Dia 29 de outubro, terça-feira, às 20h
Sala PF Gastal
Entrada Franca - Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: No interior do sul brasileiro, Lina não consegue falar com seus netos, pois seu único idioma é um dialeto alemão. Em uma escola próxima, crianças aprendem alemão, imaginam sobre o lugar de origem de seus antepassados e se perguntam o que isso tem a ver com eles.
Contemplado pelo Edital FAC 02/2012 da Secretaria da Cultura do Estado do RS

Nenhum comentário :

Postar um comentário