quarta-feira, 16 de outubro de 2013

CIDADÃO BOILESEN NA SESSÃO HISTÓRIA NO CINEMA

No próximo sábado, dia 19/10,  sessão do núcleo de História do Brasil na P.F. Gastal!

O tema Ditadura Civil-Militar no Brasil será ilustrado através do filme "Cidadão Boilesen", de 2009, dirigido por Chaim Litewiski. Contaremos com Nilo Castro e Diego Souza para a palestra!

A Ditadura Civil-Militar no Brasil já foi amplamente explorada pelo cinema brasileiro através de inúmeras perspectivas e abordagens. O documentário "Cidadão Boilesen", visa mostrar  - através da figura do dinamarquês naturalizado brasileiro,Henning Albert Boilesen (1916-1971), um dos mais conhecidos apoiadores da Ditadura - que o regime não se manteve no poder sozinho.

O então presidente da Ultragaz e financiador da OBAN (Operação Bandeirante, grupo paramilitar que tinha por objetivo combater os guerrilheiros que lutavam contra a ditadura) é o centro deste documentário que visa demonstrar que a Ditadura teria sido insustentável e impraticável sem o apoio e financiamento da elite brasileira da época. Boilesen foi apenas um dos empresários que o fizeram.

Através de diversos depoimentos conflitantes, inclusive do próprio filho do cidadão que dá nome ao filme, o documentário apresenta resultados de uma rica pesquisa realizada durante mais de 15 anos pelo diretor Chaim Litewski. 

Boilesen não foi o único empresário a fornecer recursos para a manutenção da Ditadura, mas se destacava devido a uma peculiaridade um tanto quanto obscura: gostava de assistir pessoalmente as sessões de tortura de militantes. Diversos depoimentos dão como certo o seu desejo de estar presente nos momentos de tortura.

Cidadão Boilesen, assim como qualquer filme que demonstre as atrocidades da Ditadura, é revelador. Não revela verdades agradáveis, mas é preciso voltar às atrocidades cometidas, discuti-las, debatê-las, constituindo, assim, este período infame da história brasileira como ele realmente foi.

19/10  Sábado, 15h - P.F GASTAL

Temática: Ditadura Civil-Militar no Brasil   
Filme:  "Cidadão Boilesen" (Chaim Litewiski, 2009)
Palestrantes: Nilo Castro e Diego Souza

Nenhum comentário :

Postar um comentário