terça-feira, 22 de outubro de 2013

OBRA-PRIMA DE FASSBINDER NA SESSÃO AURORA


A Sessão Aurora apresenta neste sábado, dia 26 de outubro, às 17h, na Sala P.F. Gastal, o filme Precauções Diante de uma Prostituta Santa (1971), de Rainer Werner Fassbinder. A sessão marca o lançamento do quinto número do fanzine Zinematógrafo. A entrada é franca.

Lançado em 1971, Precauções Diante de uma Prostituta Sagrada é o décimo-primeiro longa-metragem que Fassbinder exibia desde sua estreia, em 1969, com O Amor é mais Frio que a Morte. Interpretada por nomes de peso como Lou Castel, Eddie Constantine, Hanna Schygulla, Margarethe von Trotta, Ulli Lommel e o próprio diretor, a obra traz um olhar tão visceral quanto lírico às convulsões de um set de filmagem. Não há diretor, não há dinheiro, sobram as intrigas entre operários do cinema e artistas ególatras. São muitos os filmes que retratam o cinema em crise, mas aqui, distante da metafísica de um Oito e Meio ou das soluções agridoces de um A Noite Americana, a crise que Fassbinder explora é a dos nervos e vem da pele, dos corpos, numa aproximação intensa entre violência, beleza e erotismo.
Apoiado por canções de Ray Charles, Elvis Presley e Leonard Cohen, Fassbinder aproveita sua trama metalinguística para colocar em cena um domínio absoluto de diversas variantes da linguagem cinematográfica: dos longos planos-sequência à montagem precisa, da mise en scène maneirista aos tempos estilhaçados, poucos filmes encarnam com tanto gosto o cinema moderno, seja pelas escolhas estéticas ou pelo olhar em relação ao próprio fazer artístico.

Precauções Diante de uma Prostituta Santa (Warnung vor einer heiligen Nutte)
Dirigido por Rainer Werner Fassbinder
(Alemanha/1971, 103 minutos)
Com: Lou Castel, Eddie Constantine, Rainer Werner Fassbinder, Hanna Schygulla, Margarethe von Trotta e Ulli Lommel.
Exibição em DVD com legendas em português

Nenhum comentário :

Postar um comentário