segunda-feira, 23 de setembro de 2013

CINE ESQUEMA NOVO E 9ª BIENAL DO MERCOSUL APRESENTAM 5 PROGRAMAS NA SALA P. F. GASTAL

Viajo porque Preciso, Volto Porque Te Amo

Um dos mais belos filmes brasileiros contemporâneos encontra as imagens de uma fuga de Londres ao mar. Viajo porque Preciso, Volto Porque Te Amo, de Marcelo GomesKarim Aïnouz entra em diálogo com Continental Drift, de William Raban na próxima sessão CEN+BIENAL, domingo, 29 de setembro, às 19h, na Sala P. F. Gastal.


Continental Drift
_________________________________________


Desde domingo, dia 22 de setembro, e em diferentes finais de semana, a Sala P.F. Gastal recebe sessões únicas com obras de William Raban, pioneiro inglês do cinema expandido, em diálogo com trabalhos de artistas brasileiros.
Dando continuidade à colaboração estabelecida no último mês de junho, o Cine Esquema Novo e a Bienal do Mercosul voltam a realizar atividades curatoriais conjuntas entre os meses de setembro e novembro – desta vez, dentro do contexto da própria realização da 9a. Bienal do Mercosul | Porto Alegre.

Como parte de uma programação especial paralela, CEN e Bienal levarão cinco programas diferentes à Sala PF Gastal – mais uma vez, utilizando a obra do inglês William Raban, pioneiro do expanded cinema desde os anos 1970, como ponto de intersecção.

Em junho, durante o Cine Esquema Novo Expandido, o longa Thames Film foi exibido em um barco navegando pelo Guaíba, além de outros dois trabalhos de Raban (um deles, em première internacional) terem ocupado a Galeria Lunara e Galeria Iberê Camargo, ambas na Usina do Gasômetro.
Desta vez, as obras do inglês vão à “caixa preta” da sala de cinema para travar um diálogo com obras e artistas brasileiros que já passaram pelas oito edições realizadas pelo Cine Esquema Novo desde 2003.
Island Race_Raban

No primeiro programa, que aconteceu neste domingo a partir das 19h com entrada franca, o contestador Island Race (1996), de Raban, encontrou duas obras brasileiras inéditas: É Início da Primavera e Ainda Penso no Inverno, de Dellani Lima (MG, em première internacional) e Manifesto Makumbacyber, de Beto Brant (SP, realizado em parceria com o coletivo Fata Morgana e exibido pela primeira vez na última semana, em São Paulo).

Todas as sessões do evento tem uma única exibição.


diretores / curadores Cine Esquema Novo: Alisson Avila, Gustavo Spolidoro, Jaqueline Beltrame, Morgana Rissinger e Ramiro Azevedo 

Um comentário :