quinta-feira, 12 de setembro de 2013

MISTÉRIOS DE LISBOA ESTREIA NA SALA P. F. GASTAL

Reafirmando o compromisso com a cinefilia porto-alegrense, a Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) promove a partir de 17 de setembro a estreia de Mistérios de Lisboa, obra monumental de Raoul Ruiz baseada no romance homônimo do escritor português Camilo Castelo Branco.

Mistérios de Lisboa mergulha o espectador num turbilhão incontrolável de aventuras e desventuras, coincidências e revelações, sentimentos e paixões violentas, vinganças, amores desgraçados e ilegítimos em uma atribulada viagem por Portugal, França, Itália e Brasil.
Numa Lisboa de intrigas e identidades ocultas, encontramos uma série de figuras que dominam o destino de Pedro da Silva, órfão de um colégio interno. Entre eles, está o Padre Dinis, que de aristocrata e libertino se converte em justiceiro; uma condessa roída pelo ciúme e sedenta de vingança; e um pirata sanguinário que se torna um próspero homem de negócios. Todos eles atravessam a história do século XIX dezenove e ajudam Pedro na busca por sua identidade.
Vencedor de Prêmio da Crítica da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e do prestigiado Prix Louis Delluc na França em 2010, Mistérios de Lisboa é um dos testamentos cinematográficos de Ruiz, morto em 2011. Pouco exibido no Brasil, o cineasta foi um dos principais nomes do Novo Cinema Chileno dos anos 1960, país do qual precisou fugir após o Golpe de Estado em 1973. Radicado na França, compôs uma filmografia ímpar com mais de 100 títulos, com destaque para A Hipótese do Quadro Roubado (1978), As Três Coroas do Marinheiro (1983), A Vila dos Piratas (1983), além de O Tempo Redescoberto (1998), abusada adaptação da obra de Marcel Proust. Considerado pelo crítico Inácio Araújo como “um herdeiro direto de Orson Welles e Jorge Luis Borges, na medida em que aceita o mundo como constituído por aparências, a partir das quais compõe seus labirintos”, Ruiz faz de seu cinema uma investigação constante sobre a natureza das imagens. Produzido para a televisão, para ser exibido em capítulos, Mistérios de Lisboa foi captado e finalizado em formato digital. Na Sala P. F. Gastal o filme será exibido na íntegra, em uma sessão com cerca quatro horas e meia. O elenco do filme conta com as estrelas francesas Léa Seydoux, Clotilde Hesme e com o ator português e galã global Ricardo Pereira. A exibição será em blu-ray, no projetor de alta definição do espaço, o que assegura a qualidade da projeção.

Mistérios de Lisboa
Dirigido por Raoul Ruiz.
Portugal, 2010, 266 minutos
Com Léa Seydoux, Melvil Poupaud, Clotilde Hesme, Ricardo Pereira, Maria João Bastos, Catarina Wallenstein, Filipe Vargas.
Exibição em blu-ray.
_____________________________________
GRADE DE HORÁRIOS
17 a 22 de setembro de 2013
17 de setembro (terça-feira)
14:30 – Mistérios de Lisboa
19:00 – Mistérios de Lisboa

18 de setembro (quarta-feira)
14:30 – Mistérios de Lisboa
19:00 – Sessão História no Cinema (Os Anos JK, de Silvio Tendler)

19 de setembro (quinta-feira)
14:30 – Mistérios de Lisboa
19:00 – Mistérios de Lisboa

20 de setembro (sexta-feira)
15:00 – Mistérios de Lisboa
20:00 – Mostra de Filmes Horizonte à Venda

21 de setembro (sábado)
15:00 – Mistérios de Lisboa
20:00 – Sessão Aurora (A Morte de um Burocrata, de Tomás Gutiérrez Alea)

22 de setembro (domingo)
14:30 – Mistérios de Lisboa
19:00 – Sessão Bienal

3 comentários :

  1. Mais uma vez, quero parabenizá-los pela excelente programação da sala. Tárr, Rivette, Garrel e Ruiz quase em sequência é um privilégio para Porto Alegre, há tanto tempo carente de uma cinemateca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sidney. Estamos igualmente felizes e orgulhosos de conseguir apresentar estas grandes mostras. Esperamos poder continuar trazendo uma programação de qualidade e diferenciada. 2013 têm sido, realmente, um ano especial. Obrigada pelo reconhecimento. Grande abraço,

      Excluir
    2. E isso que deixei de comentar a excelente retrospectiva do Jonas Mekas, tão boa que me fez importar os DVDs dos filmes a que não consegui assistir na Sala. Torço por novidades dessa categoria!

      Excluir