terça-feira, 24 de setembro de 2013

SESSÃO PLATAFORMA #02, QUE OCORRE HOJE NA P. F. GASTAL FOI UM DOS DESTAQUES DE ZERO HORA

Reproduzimos,  abaixo, matéria da Zero Hora de hoje, falando sobre o segundo filme da Sessão Plataforma, que será exibido a partir das 20h na Sala P. F. Gastal.

Tá olhando o quê?23/09/2013 | 16h00

Sessão Plataforma chega à segunda edição com filme canadense "Bestiaire"

Documentário dirigido por Denis Côté será exibido nesta terça-feira na Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro. Confira os longas das edições seguintes

Sessão Plataforma chega à segunda edição com filme canadense "Bestiaire" Sessão Plataforma/Divulgação
Foto: Sessão Plataforma / Divulgação
Depois de estrear com um longa sobre a obsessão cinéfila (Room 239), a Sessão Plataforma propõe uma reflexão sobre o lugar e o papel do espectador. Com Bestiaire (de Denis Côté, Canadá/França, 2012), os curadores Davi Pretto, Giovani Borba e Paola Wink esperam instigar a reflexão sobre esta "outra ponta" do processo de fazer filmes.
Bestiaire terá sessão às 20h desta terça-feira (com ingresso a R$ 3), na Sala P.F. Gastal, e, como ocorreu no mês passado, reprise às 17h do sábado seguinte – o que veio a calhar devido à superlotação do cinema da Usina do Gasômetro na exibição de Room 239(sobre o clássico do terror O Iluminado, de Kubrick).
Trata-se do sexto longa de Côté, que tem 40 anos e um currículo com diversos prêmios no Festival de Locarno, obtidos com os filmes Les États Nordiques (2005), Nos Vies Privées (2007), Elle Veut le Chaos (2008) e Curling (2010). Bestiaire foi exibido em Sundance e em Berlim, de onde seu sétimo longa, VIC + Flo Saw a Bear (2013), saiu neste ano com o Troféu Alfred Bauer, que tem o peso de um Urso de Prata e é entregue a projetos que "apontam novas perspectivas para o cinema" (no ano passado, o premiado foi o português Tabu, de Miguel Gomes).
Novas perspectivas – faz sentido pensar Bestiaire a partir deste termo. São 72 minutos de imagens de animais, parte delas num zoológico, algumas intimidatórias à medida que põem público e "personagens" (girafas, búfalos, impalas) a trocar olhares, nem sempre através de grades. Seus enquadramentos rigorosos (há muitos planos longos e câmera estática) levam ao que Borba chama de "jogo de inversões entre observador e observado".
– Nossa proposta é oferecer uma sessão única, que ressalta o fato de que os filmes podem não ser um conjunto, mas algo específico, o que faz de cada edição uma experiência diferente, que aponta novos caminhos e olhares – diz.
A agenda da Sessão Plataforma, que desde agosto apresenta filmes badalados em festivais e que não devem ter distribuição em Porto Alegre, prevê sessões mensais, sempre na Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. Veja, abaixo, as datas das próximas edições e os filmes já definidos pelo trio de curadores.
Datas da Sessão Plataforma em 2013:
> 15 de outubro
> 5 de novembro
> 3 de dezembro
Outros filmes já definidos na programação
(ainda sem a respectiva data de exibição):
The Invader, de Nicolas Provost (Drama, Bélgica, 95min, 2011). Apresentado nos festivais de Veneza, Roterdã e Toronto.
Leviathan, de Lucien Castaing-Taylor e Verena Paravel (Documentário, França/EUA/Grã-Bretanha, 87min, 2012). Festivais de Locarno, Chicago e Nova York. Filme independente do ano para a Associação de Críticos de Los Angeles.

Um comentário :