segunda-feira, 4 de abril de 2011

SALA P. F. GASTAL REALIZA MOSTRA EM HOMENAGEM A ELIZABETH TAYLOR


A Sala P. F. Gastal, atendendo a pedidos de seus espectadores, segue exibindo na próxima semana a mostra em homenagem à atriz Elizabeth Taylor, exibindo alguns títulos clássicos da filmografia da última diva de Hollywood, que faleceu em 24 de abril, aos 79 anos de idade.

A mostra Elizabeth Taylor – A Última Diva oferece aos fãs da atriz a chance de ver ou rever alguns de seus trabalhos mais conhecidos, como Um Lugar ao Sol, de George Stevens, De Repente, no Último Verão, de Joseph L. Mankiewicz, e A Megera Domada, de Franco Zeffirelli, além de curiosidades como A Maldição do Espelho, adaptação da obra de Agatha Christie lançada em 1980 e que marcou sua última parceria com o ator Rock Hudson.

PROGRAMAÇÃO

Um Lugar ao Sol (A Place in the Sun), de George Stevens (EUA, 1951, 122 minutos)

Jovem ambicioso (Montgomery Clift) precisa se livrar da namorada grávida (Shelley Winters) para casar com rica herdeira (Elizabeth Taylor). Excelente adaptação do romance Uma Tragédia Americana, de Theodore Dreiser, este clássico absoluto de Hollywood transformou Taylor em estrela de primeira grandeza. Preto e branco. Exibição em DVD.

No Caminho dos Elefantes (Elephant Walk), de William Dieterle (EUA, 1953, 102 minutos)

Melodrama ambientado no Ceilão, no qual Taylor interpreta a esposa de um fazendeiro (Peter Finch) que se envolve com o capataz de seu marido (Dana Andrews). Como pano de fundo para este triângulo amoroso, uma epidemia de cólera, uma terrível seca que devasta a terra e a fúria de uma manada de elefantes. Destaque para a antológica sequência da destruição da mansão pelos elefantes, considerada à sua época um triunfo cinematográfico de Hollywood, pelo realismo de sua realização. Colorido. Exibição em DVD.

De Repente, no Último Verão (Suddenly, Last Summer), de Joseph L. Mankiewicz (EUA, 1959, 114 minutos)

Uma milionária (Katharine Hepburn) contrata um neurologista (Montgomery Clift) para desvendar os mistérios do estranho enlouquecimento de sua sobrinha (Elizabeth Taylor). Adaptação da peça de Tennessee Williams, com roteiro assinado pelo escritor Gore Vidal, para muitos críticos este é o melhor filme estrelado por Taylor, aqui duelando com outra gigante das telas, a lendária Katharine Hepburn. Preto e branco. Exibição em DVD.

Cleópatra (Cleopatra), de Joseph L. Mankiewicz (EUA, 1963, 248 minutos)

Elizabeth Taylor, Richard Burton e Rex Harrison estrelam esta história de poder e traição, sobre a vida da mítica rainha do Egito e sua conquista de Júlio César e Marco Antônio. De uma grandeza indescritível, este clássico ganhou o Oscar de fotografia, direção de arte, figurinos, cenários e efeitos especiais. Um milionário épico que entrou para a história, entre outras coisas, por dar a Liz Taylor o maior cachê já pago a uma atriz até aquele momento, um milhão de dólares. Colorido. Exibição em DVD.

A Megera Domada (The Taming of the Shrew), de Franco Zeffirelli (Itália/EUA, 1967, 122 minutos)

Luxuosa adaptação da famosa peça de William Shakespeare, sobre homem (Richard Burton) que precisa domar a geniosa filha de um rico comerciante (Elizabeth Taylor). Um dos mais conhecidos trabalhos da dupla Taylor/Burton, que repetem em cena as brigas que marcaram seu tumultuado relacionamento conjugal na vida real. Colorido. Exibição em DVD.

A Maldição do Espelho (The Mirror Crack’d), de Guy Hamilton (Inglaterra, 1980, 105 minutos)

Competente adaptação do romance de Agatha Christie, que mostra a simpática velhinha Miss Marple (Angela Lansbury) tentando desvendar o misterioso assassinato de uma mulher em set de filmagens no interior da Inglaterra. O elenco estelar traz, além de Taylor, a participação de Geraldine Chaplin, Kim Novak, Tony Curtis e Rock Hudson, em sua última parceria nas telas com a colega e amiga Taylor. O ator morreria em 1985, e a partir daí a atriz iniciaria um incansável trabalho de arrecadação de fundos para as pesquisas contra a AIDS. Colorido. Exibição em DVD.

O Homem que Veio de Longe (Boom!), de Joseph Losey (Inglaterra, 1968, 112 minutos)

Milionária excêntrica e de saúde frágil (Elizabeth Taylor) vive sozinha em uma ilha do Mediterrâneo, rodeada de criados e enfermeiros. Certo dia, recebe a visita de um homem misterioso (Richard Burton), espécie de anjo exterminador, que tem o hábito de visitar mulheres infelizes antes de sua morte. Adaptação de texto de Tennessee Williams, foi um grande fracasso de bilheteria. Destaque para a incrível mansão que serve de cenário à trama, bem como para os excêntricos figurinos usados por Taylor. Colorido. Exibição em DVD.


GRADE DE HORÁRIOS


Semana de 5 a 10 de abril de 2011


Terça-feira (5 de abril)


15:00 – O Homem que Veio de Longe
17:00 – No Caminho dos Elefantes
19:00 – Um Lugar ao Sol

Quarta-feira (6 de abril)

15:00 – A Maldição do Espelho
17:00 – De Repente, no Último Verão
19:00 – A Megera Domada

Quinta-feira (7 de abril)

Mostra Elizabeth Taylor – A Última Diva
15:00 – No Caminho dos Elefantes
17:00 – Cleópatra

Sexta-feira (8 de abril)

15:00 – Usina da Educação (sessão fechada)

Mostra Elizabeth Taylor – A Última Diva

17:00 – Um Lugar ao Sol

20:00 – Projeto Raros (aguarde divulgação)

Sábado (9 de abril)

9:00 às 18:00 – Curso Educação do Olhar (Fotografia) – fechado para professores da rede municipal

Mostra Elizabeth Taylor – A Última Diva

19:00 – A Maldição do Espelho

Domingo (10 de abril)

Mostra Elizabeth Taylor – A Última Diva

15:00 – No Caminho dos Elefantes
17:00 – De Repente, no Último Verão
19:00 – A Megera Domada

Nenhum comentário :

Postar um comentário