sexta-feira, 8 de abril de 2011

CINEMA E DANÇA NA SALA P. F. GASTAL


A Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) recebe a partir de terça-feira, 12 de abril, a programação do Dança em Foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança, que acontece pelo segundo ano na capital. Criado como um projeto de desenvolvimento das interfaces entre a dança e o vídeo, o Dança em Foco é hoje um dos maiores festivais do mundo no contexto da videodança, tematizando as mais diversas possibilidades estéticas que surgem do encontro das novas tecnologias (sobretudo da imagem) com a dança contemporânea.

A programação inclui debates, oficina e uma mostra de vídeo, a MIV – Mostra Internacional de Vídeodança. A mostra reúne obras das mais diversas estéticas e geografias, como produções de Israel, México, República Dominicana, Suíça, França e Espanha, entre outros. As sessões da Mostra Internacional de Vídeodança acontecem na sessão das 19h. Nas sessões da tarde, a Sala P. F. Gastal programou uma pequena mostra paralela de filmes ambientados no universo da dança, incluindo três títulos, Momento de Decisão, Núpcias Reais e O Sol da Meia-Noite.

A partir de sexta-feira, 15 de abril, o cinema da Usina do Gasômetro dá início a uma mostra de cinema de animação, paralela à programação do 19º Salão Internacional de Desenho para Imprensa (aguarde divulgação).



Sinopses dos Filmes

Momento de Decisão (The Turning Point), de Herbert Ross (EUA, 1976, 119 minutos). Com Anne Bancroft, Shirley MacLaine, Mikhail Baryshnikov e Tom Skerritt.

Duas grandes atrizes estrelam em papéis igualmente fortes como amigas e rivais em Momento de Decisão. Emma, interpretada por Anne Bancroft, é uma bailarina que está envelhecendo e cuja carreira já atingiu seu ápice. Deedee, interpretada por Shirley MacLaine, é a amiga que abandonou a carreira há muitos anos para casar e ser mãe. As duas se reencontram após diversos anos quando a filha de Deedee demonstra talento e vontade de ser bailarina. Uma explosão de conflitos novos e antigos se segue, levando as amigas a analisarem as escolhas que fizeram na vida e como viver com tais escolhas. Maravilhosos números de dança realizados por Mikhail Baryshnikov. Exibição em DVD.

O Sol da Meia-Noite (White Nights), de Taylor Hackford (EUA, 1985, 136 minutos). Com Mikhail Baryshnikov, Gregory Hines, Jerzy Skolimowski, Helen Mirren, Geraldine Page e Isabella Rossellini.

Nikolai Rodchenko (Mikhail Baryshnikov) é um bailarino da União Soviética exilado nos Estados Unidos que é aprisionado pela KGB quando seu avião sofre uma pane e pousa em território soviético. Lá tem contato com um bailarino americano, que desertou do exército na época da Guerra do Vietnã, foi morar em Moscou e está casado com uma russa. Exibição em DVD.

Núpcias Reais (Royal Wedding), de Stanley Donen (EUA, 1951, 93 minutos)

Tom (Fred Astaire) e Ellen Bowen (Jane Powell) são dois irmãos dançarinos que viajam a Londres para tentar carreira. Lá os dois acabam se apaixonando e ficam indecisos entre sua vida pessoal e a vida de dançarinos. Divertida comédia musical, com números de dança antológicos da dupla Fred Astaire e Jane Powell. Exibição em DVD.

Mais informações pelo email dancaemfoco@dancaemfoco.com.br ou pelo site

www.dancaemfoco.com.br

(programação completa no http://cdancasmc.blogspot.com)


GRADE DE HORÁRIOS

Semana de 12 a 17 de abril de 2011



12 de abril (terça-feira)

15:00 – Momento de Decisão

17:00 – Núpcias Reais

19:00 – Dança em Foco

Mesa redonda “Dança, Corpo e Imagem”

Com Leonel Brum, curador do evento, Diego Mac (coreógrafo e videomaker), Leonardo Remor (cineasta e diretor de arte) e Milton do Prado (Professor do curso de Produção Audiovisual UNISINOS e editor), que exibem obras e discutem os diferentes olhares sobre a videodança, corpo e imagem.


13 de abril (quarta-feira)

15:00 – Núpcias Reais

17:00 – Momento de Decisão

19:00 – Dança em Foco

MIV – Mostra Internacional de Videodança


14 de abril (quinta-feira)

15:00 – O Sol da Meia Noite

17:00 – Núpcias Reais

19:00 – Dança em Foco

MIV – Mostra Internacional de Videodança


15 de abril (sexta-feira)

15:00 – Usina da Educação (sessão fechada para alunos da rede municipal)

17:00 – Mostra Animação (Programa Jan Svankmajer 1)

19:00 – Dança em Foco

MIV – Mostra Internacional de Videodança


16 de abril (sábado)

15:00 – Mostra Animação (Animações Brasileiras 1)

17:00 – Mostra Animação (Programa Jan Svankmajer 2)

19:00 – Dança em Foco

MIV – Mostra Internacional de Videodança


17 de abril (domingo)

15:00 – Mostra Animação (Animações Brasileiras 2)

17:00 – Mostra Animação (Programa Jan Svankmajer 3)

19:00 – Mostra Animação (Animações Brasileiras 3)

Nenhum comentário :

Postar um comentário