terça-feira, 1 de setembro de 2009

Coleção Escritos de Cinema


Editada desde 1995 pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, a coleção "Escritos de Cinema” é reconhecida nacionalmente como a mais longeva iniciativa editorial na área cinematográfica no Brasil. Ao longo desses anos, a coleção já dedicou volumes aos críticos P. F. Gastal, Jacob Koutzii, Hiron Goidanich, Hélio Nascimento, Tuio Becker, Luiz Carlos Merten e Enéas de Souza, além de haver recuperado a história das salas de cinema de Porto Alegre e dos seminários de cinema realizados pela Secretaria Municipal da Cultura, bem como o já citado volume sobre o Clube de Cinema de Porto Alegre.

A CRÍTICA DE CINEMA EM PORTO ALEGRE - Fatimarlei Lunardelli
11° volume
Resultado de sua pesquisa de doutoramento, o livro de Fatimarlei Lunardelli recupera ao longo de 160 páginas o período mais efervescente da crítica cinematográfica no Rio Grande do Sul, protagonizado por nomes como P. F. Gastal, Humberto Didonet, Enéas de Souza, Hiron Goidanich, Hélio Nascimento, Luiz Carlos Merten, Tuio Becker e Jefferson Barros, entre outros. A revista Filme 66, as disputas entre a “velha” e a “nova” crítica, o movimento cineclubista e a influência da filosofia são alguns dos aspectos abordados por Fatimarlei Lunardelli em A Crítica de Cinema em Porto Alegre na Década de 1960. Jornalista, pesquisadora e professora universitária, a autora já havia publicado anteriormente os livros Ô Psit! O Cinema Popular dos Trapalhões (1996) e Quando Éramos Jovens: A História do Clube de Cinema de Porto Alegre (2000), este último também pela coleção “Escritos de Cinema”.
A Crítica de Cinema em Porto Alegre na Década de 1960
160 páginas – R$ 21,00

TRAJETORIAS DO CINEMA MODERNO - Enéas de Souza - Um marco do pensamento crítico brasileiro, Trajetórias do Cinema Moderno, de Enéas de Souza, foi lançado em 1965. O livro, que reunia análises profundas e eruditas de autores como Alain Resnais, Joseph Losey, Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos, Jean-Luc Godard, Michelangelo Antonioni, Walter Hugo Khouri, Howard Hawks e Orson Welles, imediatamente transformou seu então jovem autor num dos críticos de cinema mais respeitados de sua geração.
Passados 42 anos de seu lançamento, Trajetórias do Cinema Moderno ganha uma nova edição, dentro da coleção “Escritos de Cinema”, série de livros editada desde 1996 pela Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre. A presente reedição ainda traz uma série de artigos esparsos, pela primeira vez reunidos em livro, bem como dois textos inéditos escritos por Enéas de Souza especialmente para este volume (um sobre Glauber Rocha, no qual o crítico revê sua posição em relação ao diretor brasileiro, cujo talento e originalidade confessa não haver compreendido nos anos 60, e outro dedicado a Alfred Hitchcock). O livro traz ainda textos de apresentação dos críticos Luiz Carlos Merten, Fabiano de Souza (filho do autor, que também é cineasta e assina a orelha do livro) e Marcus Mello, que responde ainda, junto com Maria Angélica dos Santos, pela organização do volume. O projeto gráfico é assinado por Flávio Wild, e traz na capa uma foto da atriz Jeanne Moreau no filme Eva, de Joseph Losey, dialogando com a edição original do livro, que também trazia na sua capa uma foto da atriz em cena do mesmo filme.
Trajetórias do Cinema Moderno e Outros Textos. 288 páginas.Edição da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre/Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia. Preço: R$ 25,00.

Um comentário :