sexta-feira, 29 de julho de 2016

Projeto Raros exibe O Intruso de Roger Corman




Na sexta-feira, 5 de agosto, às 20h, o Projeto Raros exibe o filme O Intruso (The Intruder, 1962, 85 minutos), dirigido por Roger Corman. Após a sessão, acontece um debate com o pesquisador Marcelo Severo, que ministra o curso Roger Corman: o homem dos 400 filmes na Cinemateca Capitólio, nos dias 13 e 14 de agosto. Com projeção digital e legenda em português, a sessão tem entrada franca.

A história retrata as maquinações de um racista chamado Adam Cramer, interpretado por William Shatner em um dos primeiros papeis de destaque no cinema, que chega na pequena cidade fictícia do sul de Caxton, a fim de incitar a violência racial de moradores contra a minoria negra da cidade.

Baseado em um romance de Charles Beaumont e realizado durante um período turbulento do combate ao racismo nos Estados Unidos, O Intruso foi um dos poucos filmes que fez o cineasta Roger Corman perder dinheiro. Acusado de comunista pelo conteúdo da obra, Corman alegou que a performance de Shatner fez o filme fracassar na bilheteria. Relançado com outros títulos algumas vezes, O Intruso é a produção favorita do próprio diretor.


Marcelo Severo é formado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisador de cinema; escreve sobre filmes, quadrinhos e rock’n’roll desde os anos 1990. Ministra cursos e oficinas no "Fantaspoa", sempre relacionados à ficção científica, ao horror e ao cinema fantástico em geral. Mais informações sobre o curso Roger Corman: o homem dos 400 filmes em http://cinemacineum.blogspot.com.br/2016/07/roger-corman.html 

PROJETO RAROS
O Intruso
The Intruder, 1962, 80 minutos
Direção: Roger Corman
Elenco: William Shatner, Frank Maxwell, Beverly Lunsford, Robert Emhardt ,  Verne Shipman
Exibição digital com legenda em português

Nenhum comentário :

Postar um comentário