sábado, 18 de abril de 2015

Manoel de Oliveira e Eugène Green na Sessão Plataforma



Sessão Plataforma exibe na terça-feira, 21 de abril, às 20h30, dois filmes na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro: O curta-metragem O Velho do Restelo, de Manoel de Oliveira, seguido do longa La Sapienza. de Eugène Green. Com exibição digital em alta definição, a sessão tem valor único: R$ 4,00. A reprise acontece no sábado, 25 de abril, às 19h20.


O VELHO DO RESTELO, singela homenagem da Sessão Plataforma ao realizador português Manoel de Oliveira, é seu último filme e foi lançado em 2014 no Festival de Veneza. O filme mostra um encontro entre Don Quixote, Luís de Camões, Camilo Castelo Branco e Teixeira de Pascoaes em um jardim de uma cidade moderna, onde conversam sobre a vida.




LA SAPIENZA é o quinto longa de Eugène Green e foi exibido em importantes festivais festivais como Locarno, Toronto, Roma entre outros. Green nasceu em 1947, em Nova York, e naturalizou-se francês. Trabalhou por décadas lecionando artes dramáticas em sua companhia de teatro barroco, a La Sapience. Em 2001, dirigiu seu primeiro longa-metragem, Toutes les nuits. Com O mundo vivente, ganhou o prêmio FIPRESCI no Festival de Londres 2003. No Festival de Locarno, ganhou o prêmio do júri com o filme Memories (2007).

Sinopse: Alexandre, um arquiteto bem-sucedido, vai para a Itália trabalhar num livro acompanhado de Alienor, sua esposa, que sente o casamento abalado. Em Stresa, conhecem Goffredo, futuro estudante de arquitetura, e sua irmã Lavinia, sofrendo de um transtorno nervoso. Enquanto Alienor fica com Lavinia, Alexandre continua sua viagem com Goffredo. A separação será o início de uma nova jornada para o casal. Uma história de amor que se desenvolve no paralelo entre arquitetura e inspiração artística. O título se refere à igreja de Sant'Ivo alla Sapienza, em Roma. 


Serviço:

O VELHO DO RESTELO dir: Manoel de Oliveira, 19 min, POR/FRA, 2014
LA SAPIENZA (A Sabedoria) dir: Eugène Green, 101 min, FRA/ITA, 2014
Sessão 21 de abril (terça) - 20h30, única reprise 25 de abril (sábado) - 19h20
Local: Sala P.F Gastal - Usina do Gasômetro 
Ingresso: R$ 4,00
Projeção: Bluray
Realização: Tokyo Filmes em parceria com a Coordenação de Cinema e Video da Prefeitura de Porto Alegre.

Sessão Plataforma é uma sessão de cinema, realizada mensalmente desde agosto de 2013 na cidade de Porto Alegre (RS), que exibe filmes recentes, de qualquer nacionalidade, duração e bitola, sem distribuição garantida no Brasil.

Nenhum comentário :

Postar um comentário