domingo, 5 de abril de 2015

Divas de Paul Vecchiali no Projeto Raros




Nesta sexta-feira, 10 de abril, às 20h, acontece a exibição do filme Femmes Femmes (1974), de Paul Vecchiali, dentro do Projeto Raros da Sala P. F. Gastal. Trata-se de uma das obras-primas do cultuado realizador francês, que na próxima semana terá seu mais novo lançamento, Noites Brancas no Píer, em cartaz no cinema da Usina do Gasômetro (3º andar).  O filme será exibido em DVD com legendas em português. A entrada é franca.

Escrito em parceria com Noël Simsolo, Femmes Femmes tem como cenário um pequeno apartamento. Nele, duas atrizes decadentes se consolam, esquecidas pelo mundo, ignoradas em seu talento. Ambas foram casadas com o mesmo homem, um de seus diretores, e agora se refugiam unidas pelo alcoolismo, para aliviar a dor de sua desesperançada existência.

Repleto de números musicais e com inclinação brechtiana, o filme teve Pier Paolo Pasolini entre seus fãs mais ardorosos. O diretor italiano convidou as duas atrizes, Hélène Surgère e Sonia Saviange, para atuarem em Salò, ou Os 120 Dias de Sodoma (1975).

Paul Vecchiali nasceu em Ajaccio, França, em 1930. Depois de se formar na École Polytechnique, serviu na guerra da Argélia de 1956 a 1959. Começou a fazer filmes em 1961. Vecchiali trabalhou para Cahiers du Cinema e Revue de Cinéma, onde demonstrou uma paixão por Robert Bresson, Jean Grémillon e Max Ophüls. Ele produziu os primeiros filmes do cineasta Jean Eustache antes de fundar a sua própria empresa de produção, Diagonal de 1976. Vecchiali realizou mais de cinquenta filmes, abordando temas como a sexualidade, a pena de morte e a religião. Dirigiu, entre outros, os longas-metragens O Estrangulador (1970), Femmes Femmes (1974) Drugstore Romance (1978), Rosa la rose, publique fille (1985), Once More (Encore) (1988), Bareback ou la Guerre des Sens (2006) e Faux accords (2014).





PROJETO RAROS
FEMMES FEMMES
(FRANÇA, 1974, 114 MINUTOS)
DIREÇÃO: PAUL VECCHIALI

ELENCO: HÉLÈNE SURGÈRE, SONIA SAVIANGE, NOËL SIMSOLO, MICHEL DELAHAYE

EXIBIÇÃO EM DVD COM LEGENDAS EM PORTUGUÊS




Nenhum comentário :

Postar um comentário