sexta-feira, 29 de novembro de 2013

HOMENAGEM A VÉRA CLOUZOT NA SALA P.F. GASTAL

Esposa e musa de Henri-Georges Clouzot, um dos grandes nomes do cinema clássico francês, a brasileira Véra Clouzot completaria cem anos em 2013. Entre os dias 3 e 12 de dezembro, a Sala P.F. Gastal homenageia a atriz e exibe O Salário do Medo e As Diabólicas, além de A Verdade, filme que conta com sua contribuição no roteiro. O ciclo ainda apresenta uma cópia em 35mm de Ciúme – O Inferno do Amor Possessivo, de Claude Chabrol, adaptação do roteiro de Inferno, célebre filme inacabado de Clouzot de 1964.

Vera Gibson Amado, filha de Gilberto Amado com Alice do Rego Barros Gibson, nasceu em 1913 no Rio de Janeiro. Em 1941 conheceu o ator francês Léo Lapara, membro da companhia de teatro de Louis Jouvet que excursionava no país durante a Segunda Guerra. Vera casou-se com o ator, participando da turnê da companhia na América do Sul que durou quase quatro anos. Após a Segunda Guerra Mundial, Vera se estabeleceu em Paris. Louis Jouvet assumiu a direção do Teatro Athenée, enquanto ela continuou a fazer pequenos papéis. Em 1947, quando Lapara desempenhava um papel no filme Crime em Paris, Vera conheceu o cineasta Henri-Georges Clouzot. No ano seguinte, os dois já estavam casados, iniciando uma parceria amorosa e profissional que rendeu alguns clássicos do cinema francês.       

Em maio de 1950, Clouzot e Vera vieram ao Brasil. O cineasta francês pretendia fazer um filme em um ano, mas acabou realizando uma reportagem para a Paris Match sobre o candomblé, As possuídas da Bahia, publicada em maio de 1951 como uma parte exclusiva de um livro que Clouzot lançaria posteriormente. Vera Clouzot atuou nos filmes O Salário do Medo (1953), com Yves Montand e As Diabólicas(1955), com Simone Signoret, e o raro Os Espiões (1957). Morreu aos 46 anos, em 1960, vítima de um ataque cardíaco. Ainda colaborou no roteiro de A Verdade (1960), filme de Clouzot protagonizado por Brigitte Bardot. A exibição do filme Ciúme – O Inferno do Amor Possessivo é uma parceria da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia com a Embaixada da França, a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e o Institut Français.

 GRADE DE PROGRAMAÇÃO
3 a 12 de dezembro de 2013-11-28


O Salário do Medo (Le Salaire de la Peur), de Henri-Georges Clouzot (França/1953/156 minutos)
Quatro homens desempregados e miseráveis, que vivem em condições quase desumanas em um pequeno vilarejo da Guatemala, aceitam uma perigosa e desafiadora missão: transportar uma carga altamente explosiva de nitroglicerina em caminhões sem nenhuma estrutura para tanto, ao longo de estradas em péssimas condições. Filme vencedor da Palma de Ouro e do Urso de Ouro, respectivamente, prêmios dados no festival de Cannes e de Berlin. Exibição em DVD.




As Diabólicas (Les Diaboliques), de Henri-Georges Clouzot (França/1955/114 minutos)
Christina é uma rica herdeira, proprietária e professora de um colégio, cuja administração acha-se a cargo de seu marido, Michel. Ele dirige o colégio com mãos de ferro, bate na mulher, a humilha, serve comida estragada no refeitório, é odiado por todos, professores e alunos, além de ser amante de Nicole, uma das professoras. Exibição em DVD.




A Verdade (La Vérité), de Henri-Georges Clouzot (França/1960/130 minutos)
Dominique Marceau (Brigitte Bardot) é julgada pela morte de seu amante Gilbert Tellier (Samy Frey) e aos poucos, durante o processo, todos os ângulos da imagem da ré começam a aparecer, de acordo com o ponto de vista de sete testemunhas do caso, cada qual com a sua própria verdade definitiva. Exibição em DVD.






Ciúme – O Inferno do Amor Possessivo (L'enfer), de Claude Chabrol (França/1994/100 minutos)
Paul e Nelly formam um casal jovem, bonito e cheio de vida. Até que o fantasma da traição cai como uma sombra sobre Paul, que passa a duvidar da esposa, sem saber se trata-se de paranóia ou realidade. Exibição em 35mm.







GRADE DE HORÁRIOS
3 a 12 de dezembro de 2013

3 de dezembro (terça-feira)
16:00 – As Diabólicas
19:00 – O Salário do Medo

4 de dezembro (quarta-feira)
16:00 – A Verdade
19:00 – Ciúme - O Inferno do Amor Possessivo

5 de dezembro (quinta-feira)
16:00 – O Salário do Medo
19:00 – As Diabólicas

6 de dezembro (sexta-feira)
16:00 – A Verdade
20:00 – Performance Audiovisual de Tomaz Klotzel

7 de dezembro (sábado)
16:00 – As Diabólicas
19:00 – Lançamento do curta-metragem Os Meninos Perdidos, de Giordano Gio

8 de dezembro (domingo)
16:00 – Ciúme - O Inferno do Amor Possessivo
19:00 – O Salário do Medo

10 de dezembro (terça-feira)
16:00 – As Diabólicas
20:30 – Sessão Plataforma (Avanti Popolo, de Michael Wahrmann)

11 de dezembro (quarta-feira)
16:00 –  A Verdade
19:30 – Mostra Verte Filmes

12 de dezembro (quinta-feira)
16:00 – Ciúme - O Inferno do Amor Possessivo
20:30 – Sessão Plataforma (O Ato de Matar, de Joshua Oppenheimer)

Apoio

Um comentário :