quarta-feira, 6 de novembro de 2013

ESCRITOR E ROTEIRISTA CUBANO SENEL PAZ, AUTOR DO CLÁSSICO MORANGO E CHOCOLATE, EM PORTO ALEGRE


O Ministério das Relações Exteriores – Itamaraty traz a Porto Alegre entre os dias 11 e 16 de novembro o roteirista e escritor cubano Senel Paz. A vinda de Paz à capital gaúcha é co-realizada pela Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, com o apoio da APTC-RS e do SIAV RS – Sindicato da Indústria Audiovisual. Professor da renomada Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños, em Cuba, Paz é autor do conto que deu origem ao filme Morango e Chocolate (1993), de Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabio, do qual também assinou o roteiro. Recentemente o cubano respondeu pela consultoria de roteiro do filme colombiano Cazando Luciérnagas, que ganhou vários prêmios no último Festival de Gramado (incluindo melhor roteiro e melhor atriz).

Em sua estada na capital gaúcha, Senel Paz ministrará uma oficina de roteiro de longa-metragem com 12 horas de duração, além de dar consultoria a dois projetos de longa-metragem. A oficina, que é gratuita, é destinada a 10 roteiristas com experiência em roteiros de ficção e que tenham um projeto de longa-metragem ainda não filmado. Foram selecionados para a oficina os seguintes roteiristas:

Ana Luiza Azevedo e Miguel da Costa Franco (com o projeto Aos Olhos de Ernesto)
Cláudia Dreyer (com projeto Antes o Mundo Não Exista)
Gibran Dipp (com o projeto Mar das Árvores)
Guilherme Petry (com o projeto Atrás da Tela)
Leonardo Wittmann (com o projeto Mãos de Cimento)
María Elena Morán (com o projeto Longevas)
Milton do Prado (com o projeto Tudo Começa em Janeiro)
William Mayer (com o projeto Moloque)
Zeca Brito (com o projeto Legalidade)
Entre os projetos participantes da oficina, dois foram escolhidos pelo próprio Senel Paz (a partir da leitura das sinopses e dos argumentos enviados) para consultoria individual. Paz indicou os projetos Antes o Mundo não Existia (de Cláudia Dreyer) e Aos Olhos de Ernesto (de Ana Luiza Azevedo e Miguel da Costa Franco) para receberem esta consultoria.
Durante a semana que passará em Porto Alegre, Senel Paz também participa de atividades abertas ao público em geral. No dia 15 de novembro faz palestra na Feira do Livro (16h30) e depois autografa seu livro Morango e Chocolate, coletânea de contos recentemente lançada no Brasil pela Geração Editorial. 

E no dia 15 de novembro, às 20h, fará uma sessão comentada de Morango e Chocolate na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro, justamente no ano em que o filme comemora seu 20º aniversário de lançamento.


Senel Paz nasceu em Cuba, em 1950. Cresceu no campo, numa família de agricultores semianalfabetos, mas pôde educar-se graças à revolução. Foi o primeiro membro da família que conseguiu terminar o ensino fundamental. Escritor e roteirista de cinema, é autor de contos, romances e peças teatrais traduzidos para 11 idiomas e publicados em 20 países. É também professor de dramaturgia e roteiro cinematográfico, dentro e fora de Cuba. Morango e Chocolate, além de filmado, teve 19 versões teatrais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário