segunda-feira, 10 de junho de 2013

JERRY LEWIS - O REI DA COMÉDIA SEGUE EM EXIBIÇÃO NA SALA P. F. GASTAL


A Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) exibe por mais uma semana a mostra dedicada ao ator e diretor Jerry Lewis. Incensado pela crítica francesa como um dos grandes gênios da comédia, Lewis acaba de ser alvo de uma homenagem no Festival de Cannes, por ocasião de sua volta ao cinema, aos 86 anos de idade – após um jejum de quase duas décadas – com Max Rose, de Daniel Noah (que teve sua première há três semanas no prestigiado festival francês), e pela comemoração do 50º aniversário de lançamento daquela que é considerada sua obra-prima, O Professor Aloprado (1963).
A mostra organizada pela Sala P. F. Gastal privilegia os filmes dirigidos e protagonizados por Lewis, a partir de O Mensageiro Trapalhão (1960), que marcou sua estreia atrás das câmeras, e inclui momentos altos de sua carreira, como O Terror das Mulheres (1961) e o citado O Professor Aloprado. Além destes, o público poderá conferir a antológica colaboração do ator com Martin Scorsese em O Rei da Comédia (1983), onde Lewis brilha ao lado de Robert De Niro.
A mostra Jerry Lewis – O Gênio da Comédia tem o apoio da distribuidora MPLC, e pode ser conferida em três sessões diárias.

PROGRAMAÇÃO


O Mensageiro Trapalhão (The Bell Boy), de Jerry Lewis (EUA, 1960, 71 minutos)
Lewis fez sua aclamada estréia na direção, nesta divertida comédia que fez enorme sucesso. Tudo pode dar errado – e dá – quando Lewis encarna Stanley, um mensageiro mudo e atrapalhado em um sofisticado hotel em Miami, protagonizando toda sorte de catástrofes, incluindo embates com hóspedes, chaves trocadas e telefonemas invertidos. Exibição em DVD.


Mocinho Encrenqueiro (The Errand Boy), de Jerry Lewis (EUA, 1961, 92 minutos)
Solte o humorista Jerry Lewis para trabalhar do lado de dentro dos portões de um estúdio cinematográfico, e o resultado é um pandemônio devastador. Contratado para ser "os olhos e os ouvidos" de um chefão de Hollywood, na Paramutual Pictures, Morty S. Tashman (Lewis), disfarçado de entregador, deve percorrer o local e depois contar ao chefe toda e qualquer atividade desonesta ou questionável. Exibição em DVD.


O Terror das Mulheres (The Ladie’s Man), de Jerry Lewis (EUA, 1961, 95 minutos)
Depois de ser chutado por sua garota, o deprimido Herbert jura renegar os relacionamentos românticos e decide viver sua vida como um solteirão convicto. Mas acaba indo trabalhar em um pensionato de mulheres. Exibição em DVD.


O Professor Aloprado (The Nutty Professor), de Jerry Lewis (EUA, 1963, 107 minutos)
Jerry Lewis dirigiu, escreveu e estrela este hilariante filme, que marca um novo padrão de comédia no cinema. Lewis interpreta o Dr. Julius Kelp, um míope e caseiro professor de química, que é ignorado pelas garotas e ridicularizado pelos alunos e colegas. Brilhante releitura de Lewis para o clássico O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson. Exibição em DVD.

O Otário (The Patsy), de Jerry Lewis (EUA, 1964, 101 minutos)
Quando um popular animador tem uma morte prematura, seus perplexos associados correm desesperadamente para encontrar um substituto. Esse substituto é Stanley Belt (Jerry Lewis), um pacífico empregado de hotel, que de repente salta da obscuridade para o estrelato. Exibição em DVD.






O Rei da Comédia (The King of Comedy), de Martin Scorsese (EUA, 1983, 101 minutos)
Um dia, enquanto está a caminho do estúdio, algo engraçado acontece com o apresentador de TV Jerry Langford (Lewis): ele é sequestrado pelo aspirante a comediante Rupert Pupkin (De Niro) e por sua tresloucada amiga (Bernhard). Langford é então forçado a dar uma chance a Pupkin, permitindo que ele apresente seu número no show. O que se segue é uma história incrivelmente engraçada e introspectiva sobre o lado negro da comédia. Exibição em DVD.


GRADE DE HORÁRIOS
11 a 16 de junho de 2013


11 de junho (terça-feira)
15:00 – O Terror das Mulheres
17:00 – O Professor Aloprado
19:00 – O Rei da Comédia

12 de junho (quarta-feira)
15:00 – Mocinho Encrenqueiro
17:00 – O Otário
19:00 – Sessão História para Vestibulandos (Xica da Silva)

13 de junho (quinta-feira)
15:00 – O Professor Aloprado
17:00 – O Rei da Comédia
19:00 – O Terror das Mulheres

14 de junho (sexta-feira)
15:00 – O Otário
17:00 – Mocinho Encrenqueiro
19:00 – O Professor Aloprado

15 de junho (sábado)
15:00 – O Terror das Mulheres
17:00 – O Professor Aloprado
19:00 – O Rei da Comédia

16 de junho (domingo)
15:00 – Mocinho Encrenqueiro
17:00 – O Rei da Comédia
19:00 – O Mensageiro Trapalhão

Um comentário :

  1. Interessante é o Rei da Comédia, onde o comediante se distancia e muito do que ele fazia no passado.

    ResponderExcluir