quarta-feira, 3 de abril de 2013

V Festival Escolar de Cinema se aproxima

Entre os dias 16 de abril e 17 de maio acontece em Porto Alegre a quinta edição do Festival Escolar de Cinema, que este ano irá dividir suas sessões entre a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) e o CineBancários. O Festival Escolar de Cinema é um dos principais eixos do Programa de Alfabetização Audiovisual, um conjunto de ações visando aproximar a arte cinematográfica do ambiente escolar, realizado pelas secretarias municipais de Cultura e Educação em parceria com a UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul e financiado pelo Governo Federal através do programa Mais Educação. A iniciativa tem produzido importantes discussões entre os alunos e a reflexão por parte dos professores de formas de acessar e até mesmo produzir audiovisual no universo da Escola Pública. A educação do olhar através da experiência cinematográfica, criando espectadores com repertório e principalmente com capacidade crítica, é o principal objetivo deste programa.



Este ano o Festival Escolar de Cinema vem com novidades. A primeira é que a sua programação acontecerá simultaneamente em duas salas de cinema, a Sala P. F. Gastal, na Usina do Gasômetro, e o CineBancários, na General Câmara. A outra mudança diz respeito à participação – pela primeira vez – de turmas do Ensino Médio de escolas da Rede Estadual de Ensino, que contarão com programação especial, voltada para a sua faixa etária. Esta ampliação irá aumentar em cerca de 50% o número de estudantes atingidos pelo projeto, que este ano deve alcançar cerca de 8 mil alunos. 

Na semana anterior à programação regular do Festival serão oferecidas sessões preparatórias para os professores, que terão a oportunidade de assistir em primeira mão aos filmes que serão exibidos aos estudantes, além de debater sobre possibilidades de trabalhos em sala de aula. Como costuma acontecer, o Festival Escolar de Cinema disponibiliza transporte gratuito aos estudantes agendados para as sessões, que também têm entrada franca.

Detalhes do Projeto de Alfabetização e do Festival disponíveis no blog

Nenhum comentário :

Postar um comentário