A Coordenação
de Cinema, Vídeo e Fotografia da SMC promove durante a
54ª Semana de Porto Alegre uma retrospectiva do célebre
diretor lituano Jonas Mekas, que até hoje nunca teve qualquer de seus filmes
exibidos na capital gaúcha. A mostra acontece na Sala P. F. Gastal (Usina do
Gasômetro, 3º andar) entre os dias 19 e 24 de março, e chega a Porto Alegre
depois de ter passado pelo Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo e do Rio
de Janeiro. A programação tem entrada franca.
Nascido na Lituânia em 1922, Mekas
radicou-se em Nova York em 1949, onde comprou sua primeira câmera de 16mm. Um
dos principais nomes do cinema de vanguarda estadunidense da segunda metade do
século XX, o cineasta colaborou com diferentes nomes da arte contemporânea, de
John Lennon e Yoko Ono a Salvador Dalí e Andy Warhol. Além do seu trabalho
autoral – que inclui filmes de ficção, documentários, diários e, mais
recentemente, obras de videoinstalação –, Mekas criou e mantém o Anthology Film
Archives, um dos mais importante arquivos de cinema de vanguarda do mundo, e a
revista Film Culture, considerada a principal publicação de crítica
cinematográfica dos Estados Unidos.
RELAÇÃO DE
FILMES
Ao Caminhar Entrevi Lampejos de Beleza
(As I
Was Moving Ahead, Occasionally I Saw Brief Glimpses of
Beauty). Estados Unidos, 1970-1999
/2000, 288minutos.
“Meus diários em filme de 1970 a 1999. O filme cobre meu
casamento, o nascimento dos meus filhos. Nós os vemos crescer. Imagens da vida
cotidiana, fragmentos de felicidade e de beleza. A passagem das estações em Nova
York, a vida em casa, a natureza. Nada de extraordinário, nada de especial,
coisas que todos nós vivemos ao longo de nossas vidas. Este filme é também meu
poema de amor dedicado a Nova York, seus verões, seus invernos, suas ruas, seus
parques.”
As Armas das Árvores (Guns of the
Trees).
Estados
Unidos, 1962, 87
minutos.
Dois casais – um de negros e um de brancos – vivem em Nova York, onde paira, em 1960, o espectro da bomba atômica. Com interlúdios escritos e recitados por Allen Ginsberg, este filme é a única obra de ficção de Jonas Mekas.
Cenas da Vida de Andy Warhol: Amizades e Interseções
(Scenes from the Life of Andy
Warhol: Friendship and Intersections). Estados Unidos, 1965-82/1990, 35minutos.
Colagem das filmagens que Mekas fez de Warhol durante o
período em que conviveram. O filme alterna sequências mostrando a dimensão
pública de Warhol – vê-se sua retrospectiva no Whitney Museum, o primeiro
concerto do Velvet Underground –, com outras retratando momentos cotidianos e
íntimos: na praia, com amigos. Vemos Edie Sedgwick, Gerard Malanga, George
Maciunas, Yoko Ono, John Lennon, Caroline e John Kennedy Jr., entre
outros.
Esse Lado do Paraíso – Fragmentos de uma Biografia
Inacabada (This Side of Paradise: Fragments
of an Unfinished Biography).
Estados Unidos, 1968-73/1999, 35 minutos.
Entre o final dos anos 1960 e o início dos anos 1970,
Mekas passou os verões com Jackie Kennedy, sua irmã, Lee Radziwill, e seus
filhos. O período ainda era muito próximo da morte trágica de Kennedy e o
convívio com o cinema foi uma das maneiras que Jackie encontrou para ajudar os
filhos no luto. Mais tarde, Mekas pensou em fazer uma biografia de John Kennedy,
os fragmentos inacabados dessa biografia ele reuniu neste
filme.
Lost Lost Lost. Estados Unidos,
1949-63/1976, 180
minutos.
“O período que descrevo nesses seis rolos de filme foi um
período de desesperança, de tentativas de me enraizar nesta terra nova, de criar
novas memórias. Nesses seis dolorosos rolos, tentei descrever os sentimentos de
um exilado, meus sentimentos durante aqueles anos. (…). O sexto rolo é uma
transição, ele mostra quando começamos a relaxar, quando comecei a encontrar
momentos de felicidade”.
Notas para Jerome (Notes for
Jerome). Estados Unidos,
1966-74/1978, 45 minutos.
Essa homenagem ao artista e cineasta Jerome Hill é a primeira de uma série de retratos e elegias que Mekas irá dedicar aos amigos falecidos. O Anthology Film Archives e a coleção Essential Cinema existiram graças ao apoio financeiro de Jerome Hill.
A Prisão (The Brig). Estados Unidos, 1964, 68 minutos.
Em 1964 Jonas Mekas assistiu à última apresentação da
peça The Brig pela lendária companhia teatral The Living Theatre, antes
que o grupo tivesse de desocupar o teatro no qual estava ensaiando e se
apresentando. Impactado, ele convence o grupo a invadir o teatro e a reencenar o
espetáculo uma última vez, na noite seguinte.
Restos da Vida de um Homem Feliz
(Out
Takes from the Life of a Happy Man). Estados Unidos, 2012, 68 minutos.
“Em minha sala de montagem há uma estante cheia de latas
de filmes que remontam aos anos 1950. É um material relacionado ao meu trabalho,
de 1950 até hoje, mas que não encontrou seu lugar nos meus filmes. E todas elas
estão se apagando, lentamente. Algumas já desapareceram. Quando da minha
exposição na Serpentine [galeria londrina], decidi que era o momento de reunir
todo esse material neste que será meu último filme em
película.”
“Este filme se divide em três partes. A primeira é composta de filmes que fiz com minha primeira Bolex quando chegamos na América, sobretudo entre os anos 1950 e 1953. São imagens da minha e da vida de Adolfas [ irmão do diretor], daquilo com que parecíamos na época. A segunda parte foi filmada em 1971 na Lituânia. Quase tudo em Seminiskiai, meu vilarejo natal. Vemos minha antiga casa, minha mãe (nascida em 1887), todos os meus irmãos celebrando nossa volta. A terceira começa com um parêntese em Elmshorn, onde passamos um ano num campo de trabalhos forçados durante a guerra. Após fechar o parêntese, nos encontramos em Viena com alguns dos meus melhores amigos.”
Walden (Diários, Notas e Esboços)
(Walden [Diaries, Notes &
Sketches]). Estados Unidos,
1964-68/1968-69, 180 minutos.
“Desde 1950 mantenho um diário em filme. Tenho andado por
aí com minha Bolex e reagido à realidade imediata. Certos dias filmo 10
fotogramas, noutros 10 segundos, noutros ainda 10 minutos. Ou não filmo nada…
Walden contém materiais dos anos 1965-69, montados em ordem
cronológica.”
Zéfiro Torna ou Cenas da Vida de George Maciunas
(Zefiro Torna
or
Scenes from the Life of George
Maciunas). Estados Unidos,
1952-78/1992, 34 minutos.
Homenagem ao amigo de longa data George Maciunas,
lituano, como o diretor, e com quem partilhava o entusiasmo, a liberdade e o
espírito anárquico que marcaram a arte dos anos 1960. O filme traz os mais belos
registros das performances do Fluxus, grupo para o qual Maciunas foi
determinante.
GRADE DE
HORÁRIOS
19 de março (terça-feira)
15:00 - As Armas das Árvores
17:00 – A Prisão
19:00 – Coquetel de abertura, seguido pela exibição de Cenas da Vida de Andy Warhol: Amizades e Interseções + Notas para Jerome
20 de março (quarta-feira)
15:00 – Cenas da Vida de Andy Warhol: Amizades e Interseções + Notas para Jerome
17:00 – Zefiro Torna ou Cenas da Vida de George Maciunas + Esse Lado do Paraíso
19:00 – Reminiscências de uma Viagem à Lituânia
21 de março (quinta-feira)
15:00 – Ao Caminhar Entrevi Lampejos de Beleza (Parte 1)
17:00 – Ao Caminhar Entrevi Lampejos de Beleza (Parte 2)
19:00 – Ao Caminhar Entrevi Lampejos de Beleza (Parte 3)
22 de março (sexta-feira)
15:00 – Reminiscências de uma Viagem à Lituânia
17:00 – Restos da Vida de um Homem Feliz
19:00 – Lost Lost Lost
23 de março (sábado)
15:00 – Zefiro Torna ou Cenas da Vida de George Maciunas + Esse Lado do Paraíso
17:00 – A Prisão
19:00 – Walden
24 de março (domingo)
15:00 – Restos da Vida de um Homem Feliz
17:00 – As Armas das Árvores
19:00 – Reminiscências de uma Viagem à Lituânia
Esses filmes serão exibidos na versão original em 16mm ou DVD?
ResponderExcluirSerá digital,porque a produtora da mostra no Brasil teve que devolver as cópias em 16mm para os Estados Unidos, já que a itinerância em Porto Alegre não estava prevista. Mas ela nos garantiu que a projeção será excelente, especialmente agora que estamos com um projetor de alta definição. No ano passado, na Mostra Indie, as projeções digitais foram inclusive melhores que algumas cópias que vieram, como as do Charles Burnett, por exemplo.
ExcluirAgradeço pela resposta!
ExcluirÉ necessário algum ingresso, algo assim? Tem limite máximo de pessoas?
ResponderExcluirAs sessões serão gratuitas. As entradas serão distribuídas quinze minutos antes.
Excluir