quinta-feira, 21 de junho de 2012

NOVA REVISTA DE CINEMA TEM LANÇAMENTO NA SALA P. F. GASTAL

No próximo sábado, dia 23 de junho, às 17h, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) realiza o lançamento da revista eletrônica Aurora, resultado de uma pesquisa iniciada em 2011 pelo Grupo de Estudos em Cinema (www.grupodecinema.com). Nesta sua primeira edição, a revista traz entrevistas e uma série de artigos sobre a mise en scène cinematográfica, estabelecendo o diálogo fundamental com a pintura, o teatro, a literatura e a televisão. Do cinema clássico às possibilidades contemporâneas, os textos exploram a questão da mise en scène propondo abordagens de fôlego, dedicadas a  lançar novos olhares sobre o tema.
O lançamento da Aurora também marca o início da parceria do grupo que a edita com a Sala P. F. Gastal, através da realização de sessões mensais a partir do segundo semestre de 2012, com a intenção de incentivar a reflexão de temas significativos da história do cinema na cidade de Porto Alegre. Na sessão de lançamento será exibido Senhorita Oyu (Oyû-sama, Japão, 1951), uma das obras-primas de Kenji Mizoguchi, mestre do cinema japonês, sobre o qual há um texto nesta primeira edição da revista. 
Nos anos 1950, a crítica ocidental descobre Mizoguchi e encontra em sua obra a referência para poder pensar a mise en scène no cinema. Ao lado de Otto Preminger, o realizador japonês foi das poucas unanimidades entre gregos e troianos da cinefilia francesa que viam na mise en scène o sentido primeiro da arte cinematográfica. Provavelmente a mais bela história de amor já filmada, Senhorita Oyu representa o momento em que o cineasta encontra a maturidade definitiva, que permaneceria nos anos seguintes em obras célebres como Contos da Lua Vaga (1953) e O Intendente Sansho (1954). O filme será exibido em DVD, com legendas em português. A entrada é franca.
Após a exibição de Senhorita Oyu, haverá um debate com os editores da revista Aurora, Leonardo Bomfim e Pedro Henrique Gomes.
Quem levar seu pendrive, sai com o PDF da nova publicação de cinema.

Informações detalhadas:
Quando: sábado, dia 23 de junho, às 17h
Onde: Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (Av. Pres. João Goulart, 551 /3º andar)

Revista Aurora
Edição 1, outono de 2012
Especial mise en scène


O que é a mise en scène, onde está a mise en scène? Entrevista com Luiz Carlos Oliveira Jr, crítico de cinema e doutorando em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)

Jacques Rivette e a mise en scène dos corpos. Entrevista com Milton do Prado, montador, co-editor da revista Teorema e mestre em Estudos Cinematográficos pela Concordia University, de Montreal

O classicismo em Otto Preminger - Pedro Henrique Gomes

Mise en scène a partir de Kafka - Gabriela Wondracek Linck

Mizoguchi e o problema da mise en scène - Francis Vogner dos Reis

De Mallarmé a Tarkovski: mise en scène espiritual - Nathalia Rech

O ecletismo de Brisseau - Pedro Henrique Ferreira

Em busca de uma mise en scène pictórica - Leonardo Bomfim

Exilados, de Johnnie To: a mise en scène e o cinema de ação - Juliana Pinheiro Maués
A mise en scène do futebol televisivo - Marcio Telles

Um comentário :