terça-feira, 26 de junho de 2012

LONGA BRASILEIRO ESTREIA COM EXCLUSIVIDADE NA SALA P. F. GASTAL



A Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) lança com exclusividade na próxima sexta-feira, dia 29 de junho, o longa brasileiro Mulher à Tarde, de Affonso Uchoa. Primeiro longa metragem do diretor, que é paulista mas vive em Minas Gerais, Mulher à Tarde participou da mostra competitiva do festival CineEsquemaNovo em 2011, onde teve sua primeira exibição na Sala P. F. Gastal. O filme acompanha o cotidiano de três jovens mulheres, que vivem juntas em uma grande cidade do Brasil, e atravessam momentos cruciais na vida.
  
Filmado em Belo Horizonte, com um orçamento de curta-metragem, Mulher à Tarde foi criado em um regime diferenciado da maioria das produções: equipe reduzida, formada em grande maioria por amigos e com um período de ensaios e filmagem mais alongado, sem a intensidade e ritmo industrial dos sets habituais. O filme é focado nos gestos mínimos, sua atenção é depositada na beleza das ações e fatos cotidianos. Três personagens e um espaço comum são suficientes para pensar o mundo atual através da tensão entre a existência íntima das personagens e a cidade ao seu redor. Três jovens vivendo conjuntamente em uma grande cidade do Brasil. Cada uma com seu mundo próprio. Todas tendo de se dividir entre resolver a vida e cumprir as tarefas cotidianas.
 
 
Mulher à Tarde foi exibido em diversos festivais como a 13ª Mostra de Tiradentes e o 29º Festival Internacional do Uruguai durante os anos de 2010 e 2011. Agora, chega aos cinemas, cumprindo uma etapa que poucos filmes independentes e de baixo orçamento alcançam no Brasil: ser colocado em cartaz à disposição do público de cinema. Para tanto, o diretor Affonso Uchoa preparou um esquema de distribuição independente, iniciado pelo Cinesesc de São Paulo, e que agora chega a Porto Alegre, na Sala P. F. Gastal. “É preciso romper essa barreira de obscuridade que o circuito comercial impõe à produção autoral brasileira e criar espaços para que os filmes mais arriscados possam ser vistos e apreciados como merecem, e a distribuição de Mulher à Tarde é mais uma iniciativa nesse sentido, a lutar para que o cinema brasileiro mais experimental possa chegar aos olhos e mentes das pessoas”, afirma Uchoa.
 
 
Para o crítico Fábio Andrade, da revista eletrônica Cinética, um dos apectos mais interessantes do filme é sua relação com a pintura: "Mulher à Tarde parte da ideia de instante pregnante, que é tirada não exatamente do cinema, mas da pintura e da fotografia: o recorte de uma pose dentro de uma duração de instantes quaisquer, que é o momento que, idealmente, expressa a essência do que se dá nessa duração. Entrecortado por cartelas que parafraseiam os títulos descritivos tão comuns na pintura (Mulher com o sol sobre os joelhos; mulher deitada; etc), Mulher à Tarde usa o cinema para dar acesso justamente ao que está ausente das pinturas: a maneira como a sucessão de instantes quaisquer conduz à fixação de um deles como um instante pregnante. Ao fim de cada parte, a ação das personagens desemboca naquela que intitulava sua respectiva parte, e somos conduzidos a uma nova ação. O instante pregnante vem carregado por aquilo que antecede a pose, e é reconfigurado na migração da pintura para o cinema."
 
 
Mulher à Tarde pode ser conferido em duas sessões diárias, às 15h e 19h. Na sessão das 17h, a Sala P. F. Gastal segue exibindo o documentário Danúbio, de Henrique de Freitas Lima.


Mulher à Tarde, de Affonso Uchoa. Brasil, 2010. Drama. Com Renata Cabral, Luísa Horta e Ana Carolina Oliveira. Duração: 82 minutos.


Ingressos: R$ 3,00 (meia) e R$ 6,00 (inteira)

Contatos do diretor Affonso Uchoa para entrevistas:

GRADE DE HORÁRIOS

Sexta-feira (29 de junho)
15:00 – Mulher à Tarde
17:00 – Danúbio
19:00 – Mulher à Tarde 
20:30 – Projeto Raros em homenagem ao cineasta Carlos Reichenbach (Filme Demência)

Sábado (30 de junho)
15:00 – Mulher à Tarde
17:00 – Danúbio
19:00 – Mulher à Tarde 


Domingo (1º de julho)
15:00 – Mulher à Tarde
17:00 – Danúbio
19:00 – Mulher à Tarde
  

3 comentários :

  1. Ola
    Vejam minha critica sobre o filme
    http://cinemacemanosluz.blogspot.com.br/2012/07/cine-dica-em-cartaz-mulher-tarde.html

    ResponderExcluir