quinta-feira, 23 de junho de 2016

Faça a Coisa Certa




Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) exibe a partir do dia 28 de junho a mostra Faça a Coisa Certa, um panorama da produção de realizadores negros dos Estados Unidos a partir dos anos 1970, com uma seleção de filmes emblemáticos de Spike LeeGordon ParksOssie DaviesCharles BurnettMelvin Van PeeblesRyan CooglerAva DuVernay, entre outros.  Com projeção digital, a mostra tem parceria com a locadora E o Vídeo Levou e a distribuidora MPLC.

Durante a primeira semana da mostra, a Sala P. F. Gastal resgata um dos mais belos longas-metragens lançados neste ano, Ela Volta na Quinta, de André Novais Oliveira, sobre o desgaste da relação de um casal que vive juntos há 35 anos na cidade de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte.

Entre os destaques da mostra, com diferentes olhares para o cotidiano de personagens negros dos centros urbanos dos Estados Unidos, estão clássicos do blaxploitation como Rififi no Harlem, de Ossie DavisShaft, de Gordon ParksSuper Ffly, de Gordon Parks Jr.; marcos independentes como Sweet Sweetback Baadasssss Song, de Melvin Van Peebles, O Matador de Ovelhas, de Charles BurnettFaça a Coisa Certa, de Spike LeeAmbição em Alta Voltagem, dos Hughes Brothers, e New Jack City, de Mario van Peebles, além de obras contemporâneas como Straight Outta Compton A História do N.W.A, de F. Gary GrayCreed - Nascido Para Lutar, de Ryan Cooglere  Selma: Uma Luta Pela Igualdade, de Ava DuVernay



GRADE DE PROGRAMAÇÃO


Ela Volta na Quinta
(Brasil, 2015, 105 minutos)
Direção: André Novais Oliveira
Grave crise no relacionamento de um casal de idosos afeta a rotina dos filhos, dois rapazes que se preparavam para finalmente saírem de casa. Exibição em blu-ray.

Faça a Coisa Certa
(Do The Right Thing, Estados Unidos, 1989, 120 minutos)
Direção: Spike Lee
Sal (Danny Aiello), um ítalo-americano, é dono de uma pizzaria em Bedford-Stuyvesant, Brooklyn. Com predominância de negros e latinos, é uma das áreas mais pobres de Nova York. Ele é um cara boa praça, que comanda a pizzaria juntamente com Vito (Richard Edson) e Pino (John Turturro), seus filhos, além de ser ajudado por Mookie (Spike Lee). Sal decora seu estabelecimento com fotografias de ídolos ítalo-americanos dos esportes e do cinema, o que desagrada sua freguesia. No dia mais quente do ano, Buggin' Out (Giancarlo Esposito), o ativista local, vai até lá para comer uma fatia de pizza e reclama por não existirem negros na "Parede da Fama". Este incidente trivial é o ponto de partida para um efeito dominó, que não terminará bem. Exibição digital.

Shaft
(Estados Unidos, 1971, 100 minutos)
Direção: Gordon Parks
O detetive John Shaft (Richard Roundtree) investiga uma guerra de gangues no Harlem quando é contatado por Bumpy Jonas (Moses Gunn), o líder da máfia negra. Bumpy quer que o detetive encontre sua filha, que foi sequestrada. Agora aliado do mafioso, Shaft descobre que o rapto foi coisa da máfia italiana, que deseja tomar o território dos negros. Exibição digital.

Superfly
(Estados Unidos, 1973, 93 minutos)
Direção: Gordon Parks Jr.
O extravagante traficante Priest (Ron O'Neal) repensa sua trajetória e percebe que se continuar nessa profissão não terá futuro. Disposto a mudar de vida ele decide fazer dinheiro com uma grande venda e fugir para sempre. O difícil sera colocar este ambicioso plano em prática e escapar com vida. Exibição digital.

Rififi no Harlem
(Cotton Comes to Halem, Estados Unidos, 1970, 97 minutos)
Direção: Ossie Davis
Dois policiais entram em uma reviravolta envolvendo um reverendo suspeito, que organiza viagens para a áfrica para os habitantes do Harlem, bairro predominantemente negro nos Estados Unidos. Exibição digital.

Selma: Uma Luta Pela Igualdade
(Selma, Estados Unidos, 2014, 128 minutos)
Direção: Ava DuVernay
Cinebiografia do pastor protestante e ativista social Martin Luther King, Jr (David Oyelowo), que acompanha as históricas marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana. Exibição digital.

Sweet Sweetback Baadasssss Song
(Estados Unidos, 1971, 97 minutos)
Direção: Melvin van Peebles
Sweetback (Melvin Van Peebles), um malandro que ganha a vida como ator pornô, precisa fugir das autoridades após atacar dois policiais racistas que agrediam covardemente um jovem negro. Exibição digital.

New Jack City - A Gang Brutal
(New Jack City, Estados Unidos, 1991, 97 minutos)
Direção: Mario Van Peebles
1989. Nino Brown (Wesley Snipes), um pequeno traficante de drogas, é convencido por um colega de gangue que a onda do futuro está em um derivado da cocaína, o crack. Nino vê o potencial do crack como negócio e se estabelece por conta própria, chefiando uma quadrilha e matando seus rivais até assumir um complexo de apartamentos. Exibição digital.

Creed - Nascido Para Lutar
(Creed, Estados Unidos, 2015, 134 minutos)
Direção: Ryan Coogler
Adonis Johnson (Michael B. Jordan) nunca conheceu o pai, Apollo Creed, que faleceu antes de seu nascimento. Ainda assim, a luta está em seu sangue e ele decide entrar no mundo das competições profissionais de boxe. Após muito insistir, Adonis consegue convencer Rocky Balboa (Sylvester Stallone) a ser seu treinador e, enquanto um luta pela glória, o outro luta pela vida. Exibição digital.

Straight Outta Compton – A História do N.W.A.
(Straight Outta Compton, Estados Unidos, 2015, 147 minutos)
Direção: F. Gary Gray
Califórnia, década de 1980. Cinco jovens usam suas experiências pessoais na produção de músicas honestas, rebeldes, diferentes e totalmente contra o sistema. Surge o N.W.A. (Niggaz Wit Attitudes), que dá voz a uma geração e promove a explosão do gangsta rap. Exibição digital.

O Matador de Ovelhas
(Killer of Sheep, Estados Unidos, 1977, 75 minutos)
Direção: Charles Burnett
O cotidiano de Stan (Henry G. Sanders), pai de família que trabalha em um abatedouro. Ele mora numa área barra pesada de Los Angeles, ignorada pelo governo. Enquanto trabalha exaustivamente, seu casamento sofre com a rotina e seus filhos estão à beira da marginalidade. Ainda assim, Stan permanece tranquilo. Exibição digital.

Ambição em Alta Voltagem
(Dead Presidents, Estados Unidos, 1995, 115 minutos)
Direção: Albert e Allen Hughes
Anthony Curtis é um garoto do Bronx, que decide se alistar, deixando tudo para trás. Quando volta da guerra condecorado, descobre rapidamente que não será tratado como herói. Sem profissão definida, respeito, emprego ou dinheiro, a única alternativa é montar algum "esquema para levantar grana". Eles se utilizam de conhecimentos de combate e planejam o assalto a um carro forte. Exibição digital.

GRADE DE HORÁRIOS
PRIMEIRA SEMANA
28 de junho a 10 de julho de 2016


28 de junho (terça)
15h – New Jack City - A Gang Brutal
17h – Ela Volta na Quinta
19h – Faça a Coisa Certa

29 de junho (quarta)
15h – Rififi no Harlem
17h – Ela Volta na Quinta
19h – Selma: Uma Luta Pela Igualdade

30 de junho (quinta)
15h – Shaft
17h – Ela Volta na Quinta
19h – Straight Outta Compton A História do N.W.A.

1º de julho (sexta)
15h – Superfly
17h – Ela Volta na Quinta
19h – Ambição em Alta Voltagem

2 de julho (sábado)
15h – Rififi no Harlem
17h – Ela Volta na Quinta
19h – O Matador de Ovelhas

3 de julho (domingo)
15h – Sweet Sweetback Baadasssss Song
17h – Ela Volta na Quinta
19h – Creed - Nascido Para Lutar

5 de julho (terça)
15h – Superfly
17h – Ambição em Alta Voltagem
19h30 – Ralé

6 de julho (quarta)
15h – Sweet Sweetback Baadasssss Song
17h – Creed - Nascido Para Lutar
19h30 – Ralé

7 de julho (quinta)
15h – Rififi no Harlem
17h – Selma: Uma Luta Pela Igualdade
19h30 – Ralé

8 de julho (sexta)
15h – Sweet Sweetback Baadasssss Song
17h – New Jack City - A Gang Brutal
19h30 – Ralé

9 de julho (sábado)
10h30 - Academia das Musas (Especial Ida Lupino)
15h – Shaft
17h – Faça a Coisa Certa
19h30 – Ralé

10 de julho (domingo)
15h – Superfly
17h – Straight Outta Compton A História do N.W.A.

19h30 – Ralé

Um comentário :

  1. O que significa "exibição digital"? Os filmes serão exibidos em DVD?

    ResponderExcluir