segunda-feira, 20 de junho de 2016

Projeto Academia das Musas estuda a obra de Ida Lupino



Neste sábado, 09 de julho, às 10h30, o projeto Academia das Musas, grupo de pesquisa dedicado ao cinema realizado por mulheres, estuda a obra da norte-americana Ida Lupino na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar), a partir de dois filmes: o episódio The Masks (1964, 25 minutos), da série Além da Imaginação, e o longa-metragem O Mundo Odeia-me (The Hitch-Hiker, 1953, 71 minutos). Entrada franca.

IDA LUPINO

Apresentação de Francielle Beria, integrante do grupo de pesquisa

A Ida Lupino foi diretora, roteirista e atriz de Hollywood. Vinda de uma família de artistas, teve seu primeiro papel em um filme aos 13 anos, com The Love Race (1931). Aos 14 anos, conseguiu um papel maior em Her First Affaire (1932). A partir daí, começou a atuar em vários filmes, como Dentro da Noite (They Drive by Night, 1940) e Seu Último Refúgio (High Sierra, 1941), ambos de Raoul Walsh.

Em 1945, o seu interesse em dirigir foi aumentando, mas naquela época não havia mulheres dirigindo em Hollywood. A última foi Dorothy Arzner, com o seu filme First Comes Courage (1943). Essa situação se estendeu até 1949. Em 1948, Lupino criou a Emerald Productions, uma produtora independente. No ano seguinte, foi renomeada como The Filmakers e teve continuidade até 1953. A primeira produção foi Not Wanted (1949), o qual ela escreveu o roteiro e também dirigiu após o diretor oficial ter sofrido um ataque cardíaco, mas não teve seu nome creditado. Esse filme pode ser considerado, então, sua estreia na direção. O próximo filme da Filmakers foi Quem Ama não Teme (Never Fear, 1949), que Lupino dirigiu oficialmente.


Os filmes não foram um sucesso, mas atraíram a atenção de Howard Hughes, da RKO. Assim se iniciou uma parceria, cujo primeiro título foi O Mundo é Culpado (Outrage, 1950), e seguiu-se com Laços de Sangue (Hard, Fast and Beautiful, 1951), O Mundo Odeia-me (The Hitch-Hiker, 1953) e O Bígamo (The Bigamist, 1953). É interessante notar os temas desses filmes: Not Wanted é sobre gravidez fora do casamento, O Mundo é Culpado é sobre estupro, O Bígamo é sobre relações extraconjugais. Após os filmes, o contrato com a RKO não foi renovado e a Filmakers foi dissolvida. Isso deu início à longa carreira da Lupino na televisão. Ela atuou, escreveu e dirigiu episódios de Thriller, Além da Imaginação (The Twilight Zone), Bewitched, Alfred Hitchcock Presents, Paladino do Oeste (Have Gun - Will Travel), entre várias outras séries de TV. Em Twilight Zone ela é a única diretora da série original, e também a única pessoa a ter atuado em um episódio e dirigido outro.


Ela também continuou atuando em alguns filmes, como No Silêncio de uma Cidade (While the City Sleeps, 1956), Cinzas que Queimam (On Dangerous Ground, 1951), A Grande Chantagem (The Big Knife, 1955), entre vários outros. Ela também filmou cenas de Cinzas que Queimam, mas não foi creditada. Dinheiro Maldito (Private Hell 36, 1954), dirigido pelo Don Siegel, foi escrito e atuado por ela, e também produzido pela Filmakers. Em 1966 ela dirigiu seu último filme, Anjos Rebeldes (Trouble with Angels), e faleceu em 1995. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário