segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Polêmica obra-prima canadense no Projeto Raros




Nesta sexta-feira, 7 de novembro, às 20h, o Projeto Raros da Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro exibe o filme canadense Les Bons Débarras (1979), de Francis Mankiewicz. A sessão será comentada pelo professor, montador e cineasta Milton do Prado, pesquisador do cinema quebequense, com mestrado em cinema na Concordia University, em Montreal. Com projeção em DVD e legendas em inglês, a sessão tem entrada gratuita.

Presença constante em listas de melhores filmes da história do Canadá, Les Bons Débarras (em tradução livre, “já vai tarde”) foi recebido imediatamente como um clássico, tanto pela crítica, quanto pelo público do país.

Nos Laurentides, pequena região montanhosa do Québec, Michelle vive modestamente, ganhando a vida com a venda de lenha a aldeões. Ela é ajudada pelo irmão Guy e pela filha de 11 anos Manon, que a ama apaixonadamente. Michelle também tem um caso com o chefe da polícia local. A notícia de uma possível gravidez perturba a garota, que tomará as decisões mais perturbadoras para manter o amor exclusivo da mãe. Escrito por Réjean Ducharme, o filme tem a direção de fotografia de Michel Brault, um dos pais do cinema moderno canadense.

Morto prematuramente aos 49 anos, em 1993, Francis Mankiewicz realizou o primeiro longa-metragem, Le temps d'une chasse, em 1972, já abordando seu tema favorito, a relação familiar, algo explorado de forma mais contundente em Les Bons Débarras, seu terceiro filme. Após sua obra-prima de 1979, Mankiewicz dirigiu apenas mais três longas-metragens, mas deixou seu nome na história do cinema do país. Em 2003, em uma enquete do jornal quebequense La Presse, Les Bons Débarras foi eleito o maior filme canadense de todos os tempos.     








PROJETO RAROS

LES BONS DÉBARRAS
Direção: FRANCIS MANKIEWICZ
1979
120 minutos
Exibição em DVD com legendas em inglês

Elenco: Charlotte Laurier, Marie Tifo  , Germain Houde, Louise Marleau   

Um comentário :