domingo, 23 de novembro de 2014

Clássico do Cinema Marginal na Sessão Aurora



Na quarta-feira, 26 de novembro, às 21h30, a Sessão Aurora apresenta na Sala P. F. Gastal uma exibição especial dentro do Cine Esquema Novo 2014 com filme O Jardim das Espumas (1970), de Luiz Rosemberg Filho. Uma das obras mais iconoclastas do Cinema Marginal, foi recuperada em 2014 após ter sido considerada perdida. Com exibição digital em alta definição, a sessão tem entrada franca. 

Considerado por Glauber Rocha uma "sopa de pedras bem temperada", O Jardim das Espumas traz em sua alegoria política um planeta extremamente pobre, dominado pela irracionalidade e opressão, que recebe a visita de um emissário dos planetas ricos, interessado em acordos econômicos. Antes de se encontrar com o governante, ele é sequestrado pela facção contraditória do sistema, o oposto de tudo aquilo que é dito oficialmente. Dois estudantes são interrogados sobre o seu desaparecimento e mortos, sendo seus corpos, abandonados numa estrada. O emissário, ao tomar contato com a realidade do planeta, descobre que vai fomentar um mito que não deve ser desenvolvido ali. 

A recuperação do filme aconteceu após a Universo Produção, organizadora da Mostra de Tiradentes e do CineOP, e o pesquisador Hernani Heffner acionarem José Quental, ex-funcionário do MAM-RJ, na busca por cópias de filmes considerados perdidos. Na França, Quental conseguiu achar, além de O Jardim das Espumas, o média-metragem Imagens.



Sessão Aurora + Cine Esquema Novo 2014

O Jardim das Espumas
1970
100 minutos
Direção: Luiz Rosemberg Filho 
Elenco: Sônia Andrade, Alvim Barbosa, Roberto de Cleto, Fabíola Fracaroli, Getúlio Ferreira Haag, Labanca


Nenhum comentário :

Postar um comentário