quinta-feira, 18 de outubro de 2012

SALA P. F. GASTAL REALIZA MOSTRA DE FILMES PARALELA À EXPOSIÇÃO SOB CONSTANTE AMEAÇA


A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre, em parceria com o Museu de Arte Contemporânea da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, inaugura em 20 de outubro, sábado, às 17h, a exposição Sob Constante Ameaça, que reúne obras de 15 artistas contemporâneos: Bjorn Melhus, Cinthia Marcelle & Tiago Mata Machado, Cyprien Gaillard, Dan Halter, Dinh Q. Le, Federico Alvarez, Guilherme Petters, Romain Gavras, Rodrigo Matheus e Laura Faerman, Romy Pocz, Shaun Gladwell, Skip Arnold e Veronika Veit. Paralelamente, a partir de 23 de outubro, terça-feira, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) recebe uma mostra com dez filmes que refletem sobre os mesmos temas da exposição, a saber, a instabilidade sociopolítica e econômica, a ameaça ambiental e o sentimento de insegurança do mundo contemporâneo. Temas caros ao cinema americano, em particular, já a partir da Guerra Fria, nos anos 50, e retomados com força após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, geralmente usando o gênero da ficção científica como metáfora preferencial para representar tais sentimentos.

A mostra de filmes Sob Constante Ameaça tem o apoio da distribuidora MPLC e da locadora E o Vídeo Levou.


MOSTRA DE FILMES
23 de outubro a 1º de novembro de 2012

Os Pássaros (The Birds), de Alfred Hitchcock (EUA, 1963, 119 minutos)
Quando a bela loira Melanie Daniel (Tippi Hedren) chega a Bodega Bay perseguindo o solteirão Mitch Brenner (Rod Taylor), ela é inexplicavelmente atacada por uma gaivota. Inesperadamente, milhares de pássaros aparecem na cidade, numa crescente série de ataques. Logo Mitch e Melanie estão lutando por sua vidas contra uma força mortal que não pode ser explicada e tão pouco detida. Exibição em DVD.

Inimigo do Estado (Enemy of the State), de Tony Scott (EUA, França, 1998, 132 minutos)
Robert Clayton Dean (Will Smith), um advogado bem sucedido em Washington, inesperadamente recebe um vídeo que mostra a ligação entre um oficial de alto escalão da Agência Nacional de Segurança (Jon Voight) a um assassinato político. De uma hora para a outra a vida de Dean desmorona e ele se transforma em um alvo constante para a mais perigosa e treinada equipe do governo. Utilizando todos os meios para arruinar sua carreira e conseguir o vídeo de volta, a equipe inicia uma caçada sem tréguas, neste thriller eletrizante sobre os modernos aparatos de controle do Estado sobre os cidadãos. Exibição em DVD.

O Abrigo (Take Shelter), de Jeff Nichols (EUA, 2011, 120 minutos)
Pai de família (Michael Shannon) torna-se obcecado com a ideia da iminente chegada de uma tempestade apocalíptica, que iria destruir sua cidade. Para proteger sua família, começa a construir um abrigo, enquanto mergulha gradativamente na loucura. Exibição em DVD.

A Noite dos Mortos Vivos (Night of the Living Dead), de George A. Romero (EUA, 1968, 96 minutos)
Grupo de pessoas busca abrigo numa fazenda para se proteger dos ataques de uma horda de mortos vivos. Clássico que lançou a onda dos filmes de zumbis, que logo se tornariam uma das metáforas mais recorrentes do cinema para representar os sentimentos de insegurança da nação norteamericana. Exibição em DVD.



Fim dos Tempos (The Happening), de M. Night Shyamalan (EUA/Índia, 2008, 90 minutos)
A história de estranhos eventos que ninguém consegue deter e que ameaça a vida da população mundial ao atacar seu instinto mais básico: a sobrevivência. Exibição em Blu-ray.


O Ovo da Serpente (The Serpent’s Egg), de Ingmar Bergman (EUA/Alemanha, 1977, 120 minutos)
Berlim, novembro de 1923. Abel Rosenberg (David Carradine) é um trapezista judeu desemprego, que descobriu recentemente que seu irmão, Max, se suicidou. Logo ele encontra Manuela (Liv Ullmann), sua cunhada. Juntos eles sobrevivem com dificuldade à violenta recessão econômica pela qual o país passa. Sem compreender as transformações políticas em andamento, eles aceitam trabalhar em uma clínica clandestina que realiza experiências em seres humanos. Exibição em DVD.

A Vila (The Village), de M. Night Shyamalan (EUA, 2004, 108 minutos)
Quando uma pequena e isolada cidade se encontra sob a constante ameaça das
criaturas que habitam seus arredores, um homem determinado decide enfrentar o desconhecido e mudar para sempre o futuro da comunidade. Exibição em Blu-ray.

Cloverfield – Monstro (Cloverfield), de Matt Reeves (EUA, 2008, 85 minutos)
Do visionário produtor J.J. Abrams (do seriado Lost), uma eletrizante produção sobre o ataque de um monstro a Nova York registrado por uma câmera amadora que mostra o ponto de vista de quem tenta desesperadamente sobreviver ao terror do completo aniquilamento. Exibição em Blu-ray.

 Vampiros de Almas (Invasion of the Body Snatchers), de Don Siegel (EUA, 1958, 80 minutos)
Após um congresso médico, Dr. Miles retorna à Santa Mira, uma pequena cidade na Califórnia, e estranha os relatos de vários pacientes que insistem que seus familiares são impostores. A princípio encara o fato com ceticismo, mas alguns dias depois é testemunha de um estranho caso envolvendo seus amigos. Um dos filmes mais paranóicos da época áurea da ficção científica na década de 1950. É ao mesmo tempo uma alegoria ambígua sobre a Guerra Fria, e um conto de terror sobre extraterrestres. Exibição em DVD.

Os Invasores de Corpos (Invasion of the Body Snatchers), de Philip Kaufman (EUA, 1978, 115 minutos)
Esta refilmagem do clássico Vampiros de Almas, dirigido por Don Siegel em 1958, está à altura do original. Uma assustadora metáfora sobre a paranóia da infiltração, a partir da história de um homem que começa a perceber estranhas mudanças de comportamento entre os moradores de sua cidade. Exibição em DVD.


GRADE DE HORÁRIOS

PRIMEIRA SEMANA

23 de outubro (terça-feira)
15:00 – Vampiros de Almas 
17:00 – Os Invasores de Corpos 
19:00 – Os Pássaros

24 de outubro (quarta-feira)
15:00 – Cloverfield – Monstro
17:00 – A Vila 
19:00 – Fim dos Tempos 

25 de outubro (quinta-feira)
15:00 – O Ovo da Serpente
17:00 – Os Invasores de Corpos
19:00 – Inimigo do Estado

26 de outubro (sexta-feira)
15:00 – A Vila
17:00 – Vampiros de Almas 
19:00 – O Abrigo

27 de outubro (sábado)
15:00 – Os Invasores de Corpos 
17:00 – Os Pássaros 
19:00 – O Ovo da Serpente

28 de outubro (domingo)
15:00 – A Noite dos Mortos Vivos
17:00 – Cloverfield – Monstro 
19:00 – Inimigo do Estado 

SEGUNDA SEMANA

30 de outubro (terça-feira)
15:00 – A Vila 
17:00 – Os Pássaros

31 de outubro (quarta-feira)
15:00 – Vampiros de Almas
17:00 – Os Invasores de Corpos

1º de novembro (quinta-feira)
15:00 – Fim dos Tempos
17:00 – A Noite dos Mortos Vivos
19:00 – O Abrigo

CURADORIA DA MOSTRA DE FILMES
Marcus Mello

APOIO MOSTRA DE FILMES
MPLC 
E O Vídeo Levou

CURADORIA DA EXPOSIÇÃO
Bernardo José de Souza

APOIO EXPOSIÇÕES
Casa Valduga
Atelier de Massas
Copacabana
Gambrinus
Le Bistrot
Moeda
Restaurante Marcos


AGRADECIMENTOS ESPECIAIS
Anna  Schwartz Gallery
Aparato TV
Galeria Vermelho
Galeria Fortes Vilaça
Iconoclast
P.P.O.W. Gallery
Spencer Brownstone Gallery
Sprüth Magers Berlin


DETALHES DA MOSTRA
sobconstanteameaca.blogspot.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário