quinta-feira, 4 de outubro de 2012

CLÁSSICO DO CINEMA AFRICANO NA SESSÃO AURORA


Promovida todos os meses pela revista de crítica de cinema Aurora na Sala P. F. Gastal, a Sessão Aurora apresenta no sábado, dia 6 de outubro, às 18h30, o longa-metragem de estreia de Ousmane Sembène, A Negra de... (1966), filme que o projetou internacionalmente. Cineasta senegalês, considerado o pai do cinema africano, Sembène foi precursor na realização de filmes africanos pós-colonialismo, com duras críticas à burguesia, à religião, ao sexismo e ao racismo. Após a sessão, acontece debate com os editores da revista Aurora. A entrada é franca.

Vítima de tudo aquilo que buscou denunciar, Sembène realizou seu primeiro curta com 40 anos (L'Empire Sonhrai, 1963), sendo que seu primeiro longa foi lançado quando já tinha 43. O filme é baseado em um conto homônimo (de 1961) do próprio Sembène e trata de uma jovem senegalesa que vai para a França trabalhar para o casal que a empregava em Dakar. Chegando ao país colonizador, Diouana percebe que o sonho de participar da sociedade europeia como igual não se consuma, mas apenas a perpetuação de suas raízes escravagistas e racistas. Aos poucos ela começa a rebelar-se contra seus patrões e negar sua força de trabalho, seu único bem na terra “do outro”. Explorando o colonialismo sem meias palavras, Sembène constrói uma história que representa um pouco a ideia da independência dos países africanos de seus colonizadores europeus (no caso do Senegal, a França) e suas consequências para o povo.


Sembène, um dos poucos cineastas da África subsaariana que conseguiu reconhecimento internacional à época em que estava iniciando na realização de filmes, foi, antes, escritor de fôlego. Escreveu e posteriormente adaptou para o cinema alguns de seus romances e contos, entre eles A Negra de... e Xala.

A Negra de... (La Noire de...). Senegal, 1966, P&B, 65 minutos. Direção: Ousmane Sembène. Com Mbissine Thérèse Diop, Anne-Marie Jelinek, Robert Fontaine, Momar Nar Sene, Ibrahima Boy, Bernard Delbard, Nicole Donati, Raymond Lemeri. O filme será exibido em DVD.

Um comentário :