terça-feira, 30 de outubro de 2012

SALA P. F. GASTAL ESTREIA LONGA GAÚCHO DE HORROR


A Sala P. F. Gastal lança na sexta-feira, 2 de novembro (Dia de Finados), o longa gaúcho de horror Porto do Mortos. Escrito e dirigido por Davi de Oliveira Pinheiro (que divide a produção com Isidoro B. Guggiana), Porto dos Mortos acompanha a jornada pós-apocalíptica do Policial (Rafael Tombini), personagem que caça um assassino serial místico conhecido como Passageiro (Adriano Basegio).

 Vencedor de dois prêmios internacionais e selecionado para mais de 30 festivais, entre eles o espanhol Festival de Cinema de Sitges (considerado o mais importante festival de cinema fantástico do mundo), Festival de Cinema Latino de Chicago e Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano (Cuba), Porto dos Mortos (Beyond the Grave no exterior) alcançou status de filme de culto entre festivais de cinema “underground” e críticos de Internet ao redor do mundo. Em produção desde 2007 e rodado em HD na cidade de Porto Alegre (RS) e arredores, o filme tem orçamento estimado em 300 mil reais. Porto dos Mortos também pode ser assistido instantaneamente no serviço por assinatura Netflix em todo o Brasil, Estados Unidos e América Latina. Maiores informações podem ser encontradas na página do filme no Facebook: http://www.facebook.com/portodosmortosoficial


Porto dos Mortos marca a estreia na direção de longa-metragem de Pinheiro (33 anos), que também escreve e produz essa mistura de horror, road movie existencial e western spaghetti. "O primeiro filme estabelece sempre quem o cineasta é, qual sua personalidade. Talvez ainda não enxergue claramente, mas com a distância pode ser que eu veja todas as sementes de meus futuros filmes nesse primeiro momento criativo", acredita o diretor. A história de Porto dos Mortos acompanha a caçada de um policial a um maníaco sobrenatural por entre paisagens desoladas e estradas vazias povoadas apenas por mortos vivos. O policial encontra em seu caminho outros sobreviventes como o casal adolescente Atirador (Ricardo Seffner) e Nina (Amanda Grimaldi), o amistoso Franco (Alvaro Rosacosta), a grávida Adriene (Luciana Verch) e o truculento Ashley (Leandro Lefa), entre outros. "Criar Porto dos Mortos foi um processo que aconteceu em Porto Alegre. É um filme daqui, da nossa terra, e após circular durante esse tempo pelo mundo, é emocionante ver o filme voltar à cidade e o dispor ao olhar dos meus conterrâneos. Foi uma longa jornada para chegar até aqui", avalia Pinheiro.

Porto dos Mortos pode ser conferido na Sala P. F. Gastal em três sessões diárias, 15h, 17h e 19h. Nos dias 2, 3, 4 e 6 de novembro as sessões das 19h serão comentadas por diferentes membros da equipe técnica do filme. Ingressos a R$ 6,00 e R$ 3,00. Classificação indicativa: 18 anos.

Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro o cinema da Usina do Gasômetro também realiza as últimas sessões da mostra Sob Constante Ameaça, iniciada em 23 de outubro.


GRADE DE HORÁRIOS
30 de outubro a 4 de novembro de 2012

30 de outubro (terça-feira)
15:00 – A Vila (Mostra Sob Constante Ameaça)
17:00 – Os Pássaros (Mostra Sob Constante Ameaça)
19:00 – Exibição Bones and Brigade (evento fechado)

31 de outubro (quarta-feira)
15:00 – Vampiros de Almas (Mostra Sob Constante Ameaça)
17:00 – Os Invasores de Corpos (Mostra Sob Constante Ameaça)
19:00 – Conversa com o fotógrafo Marcelo Leães sobre a exposição Onde Não Pensamos

1º de novembro (quinta-feira)
15:00 – Fim dos Tempos (Mostra Sob Constante Ameaça)
17:00 – A Noite dos Mortos Vivos (Mostra Sob Constante Ameaça)
19:00 – O Abrigo (Mostra Sob Constante Ameaça)
  
2 de novembro (sexta-feira)
15:00 – Porto dos Mortos
17:00 – Porto dos Mortos
19:00 – Porto dos Mortos (sessão comentada com o diretor, produtor e roteirista Davi de Oliveira Pinheiro e o produtor Isidoro B. Guggiana)

3 de novembro (sábado)
15:00 – Porto dos Mortos
17:00 – Porto dos Mortos
19:00 – Porto dos Mortos (sessão comentada com o supervisor de finalização e efeitos especiais Pedro Marques)

4 de novembro (domingo)
10:15 – Sessão Clube de Cinema (Porto dos Mortos)
15:00 – Porto dos Mortos
17:00 – Porto dos Mortos
19:00 – Porto dos Mortos (sessão comentada com o diretor de fotografia Melissandro Bittencourt e a diretora de arte Carmem Fernandes)

Nenhum comentário :

Postar um comentário