sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Mostra de Cinema e Ecologia na Sala P.F. Gastal

Nos dias 1º e 2 de outubro, a Sala P. F. Gastal recebe uma pequena mostra de temática ecológica, como parte da programação da BioNat – Feira de Sustentabilidade, evento que está acontecendo na Usina do Gasômetro até domingo.

A mostra inclui três filmes documentários, exibidos nas sessões de 15h (no sábado) e 15h e 17h (no domingo), com entrada franca.

Nas sessões das 19h, segue em cartaz a co-produção brasileira/uruguaia Além da Estrada, de Charly Braun.




GRADE DE HORÁRIOS


Dias 1º e 2 de outubro de 2011


1º de outubro (sábado)

15:00 – Zeitgeist: Moving Forward (201 minutos)

Documentário em longa metragem que propõe uma necessária saída do paradigma monetário sócio-econômico que rege a sociedade em todo o mundo. Este assunto transcende as questões do relativismo cultural e da ideologia tradicional e chega ao âmago dos atributos empíricos da sobrevivência humana e social na terra, extrapolando as leis naturais imutáveis em um novo paradigma de sustentabilidade social chamada "Economia Baseada em Recursos".



19:00 – Além da Estrada



2 de outubro (domingo)


15:00 – Zeitgeist: Addendum (123 minutos)

O filme aborda várias questões: o Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos (como emissor de moeda), a CIA (agência de inteligência a serviço do governo), as corporações (mundo empresarial), governos e outras instituições financeiras, e mesmo religiões, concluindo que todas essas instituições são corruptas e nocivas para a humanidade porque a sociedade é baseada em uma economia de escassez com base no uso do dinheiro, que deve ser substituído eventualmente.


17:00 – Dona Emília Sustentável (70 minutos)

Dona Emília é uma senhora de 90 anos que faz a sua parte na busca de um mundo melhor. Moradora de uma comunidade de baixa renda de Canoas (a 30km da capital gaúcha), Dona Emília norteia as suas ações sempre levando em conta o bem estar do coletivo, desde a preocupação com a preservação do meio ambiente, passando pela solidariedade e a valorização da terceira idade. Analfabeta até os 70 anos, ela transforma a reciclagem do lixo em um negócio lucrativo e solidário, faz de sua simples casa uma verdadeira usina de sustentabilidade, aplicando, de forma intuitiva, a política dos 3R – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Um documentário de 70 minutos, que apresenta a rotina dessa mulher que pautou a sua vida de forma simples na busca incessante de promover o bem social e ambiental.

Nenhum comentário :

Postar um comentário