segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Sala P. F. Gastal segue exibindo Mostra com Filmes Censurados

  A fim de estimular o debate e marcar posição contra o recente e absurdo episódio envolvendo a proibição do filme A Serbian Film, a Sala P. F. Gastal segue exibindo até quinta feira, 18 de agosto, uma mostra que reúne uma série de célebres títulos que enfrentaram problemas com a censura e tiveram dificuldade de chegar ao público. Em seus últimos dias, a mostra apresenta títulos como o clássico filme russo O Encouraçado Potemkim, de Serguei Eisenstein, Último Tango em Paris, de Bernardo Bertolucci, Glória Feita de Sangue, de Stanley Kubrick, e Emmanuelle, de Just Jaeckin. A programação tem o apoio da MPLC Distribuidora.

         Na sessão das 15h, a Sala P. F. Gastal mostra a produção uruguaia La Matinée, de Sebastián Bednarik, dentro do projeto Mirada Latina, destinado a exibir produções independentes do cinema latino-americano.

           A partir de sexta-feira, o cinema da Usina do Gasômetro estreia a produção brasileira Transeunte, de Eryk Rocha (aguarde divulgação).



PROGRAMAÇÃO


O Encouraçado Potemkin (Bronenosets Potyomkin), de Serguei Eisenstein. Rússia, 1925, 75 minutos.

Filme que disputa, com o Cidadão Kane de Orson Welles, o posto de melhor filme de todos os tempos. A revolta de um grupo de marinheiros de um navio e sua violenta repressão pelas tropas do czar, episódio-chave no movimento que levaria à Revolução de Outubro, deu origem a esta obra-prima do cineasta Serguei Eisenstein. Seu conteúdo, considerado revolucionário e subversivo, fez com que o filme fosse banido dos cinemas brasileiros durante a ditadura militar. Exibição em DVD.



Último Tango em Paris (Last Tango in Paris), de Bernardo Bertolucci. França/Itália, 1972, 129 minutos.

Ele (Marlon Brando) é um americano de 45 anos morando em Paris, atormentado pelo suicídio de sua esposa. Ela (Maria Schneider) é uma beldade parisiense de 20 anos, noiva de um jovem cineasta. Sem sequer saber os nomes um do outro, estas duas almas torturadas se unem para satisfazer seus desejos sexuais em um apartamento vazio. Cercado de uma aura de escândalo à época de seu lançamento, Último Tango em Paris foi proibido pela moralista censura do governo militar. Revisto hoje, suas sequências de sexo (que motivaram a sua proibição na época) chegam a ser pudicas. Exibição em DVD.



Glória Feita de Sangue (Paths of Glory). EUA, 1957, 88 minutos.

Primeira Guerra Mundial. Da segurança de um castelo atrás das linhas de combate, o Quartel General francês passa uma ordem direta para o Coronel Dax (Kirk Douglas): tomar uma posição inimiga a qualquer custo. Uma missão totalmente suicida, e um ataque destinado ao fracasso. Para dar cobertura a seu erro fatal, os generais ordenam a prisão de três soldados inocentes, acusando-os de covardia e motim. Inspirado em fatos reais, este clássico do cinema antimilitarista provocou a ira do governo francês, que proibiu sua difusão na França durante vários anos. Exibição em DVD.


Queimada! (Burn!), de Gillo Pontecorvo (Itália/França, 1969, 112 minutos)

Uma ilha do Caribe na metade do século XIX. Escravos de vastas plantações de açúcar dos portugueses estão prontos para transformar sua miséria em revolta. Para reverter a situação a seu favor, o governo britânico envia para a ilha o agente William Walker em uma missão tripla e desonesta: convencer os escravos a se rebelarem, tomar o comércio de açúcar para a Inglaterra e restabelecer o regime de escravidão. Marlon Brando estrela esta obra-prima do cinema político, que foi proibida pelo governo militar brasileiro. Exibição em DVD.



Emmanuelle, de Just Jaeckin  (França, 1974, 90 minutos)

Na exótica Tailândia, Emmanuelle (Sylvia Kristel), uma linda e sensual modelo, viaja para encontrar o seu marido diplomata, Jean (Daniel Sarky), bem mais velho que ela. Ambos são tolerantes com os casos extraconjugais do outro e embora Emmanuelle tenha aprendido muitas coisas sobre o amor com o marido, Jean acredita que ela deva se aventurar em novas experiências sexuais. Um clássico do cinema erótico, Emmanuelle transformou Sylvia Kristel numa estrela e enfrentou problemas com a censura em diversos países. Vistas hoje, suas seqüências de sexo, a exemplo do que aconteceu com Último Tango em Paris, são quase pueris. Exibição em DVD.



GRADE DE HORÁRIOS

Semana de 16 a 21 de agosto de 2011



Terça-feira (16 de agosto)

15:00 – La Matinée
17:00 – Queimada!
19:00 – O Encouraçado Potemkin

Quarta-feira (17 de agosto)

15:00 – La Matinée
17:00 – Glória Feita de Sangue
19:00 – Último Tango em Paris

Quinta-feira (18 de agosto)

15:00 – La Matinée
17:00 – O Encouraçado Potemkin
19:00 – Emmanuelle

Sexta-feira (19 de agosto)

14:45 – Transeunte
17:00 – Transeunte
19:15 – Transeunte

Sábado (20 de agosto)

14:45 – Transeunte
17:00 – Transeunte
19:15 – Transeunte

Domingo (21 de agosto)

14:45 – Transeunte
17:00 – Transeunte
19:15 – Transeunte

Um comentário :

  1. Tive a sorte de assistir a esse filme no Fantaspoa, mas sinceramente não gostei muito e precisaria ver de novo para tirar uma conclusão 100%. Agora essa censura é abusrda e sem fundamento. Quer dizer que o publico perdeu o direito de gostar ou não de um filme? Contudo, se eles fazem isso, de nada adianta, pois todo mundo vai ficar baixando na internet. No fim, eles acabaram criando uma bola de neve que cada vez aumenta mais, e um filminho como esse que iria passar batido em poucas salas, acabou ficando conhecido até mesmo por pessoas que não frequentam cinema.

    ResponderExcluir