quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Comédia Clássica de Lubitsch em cartaz no Raros

O projeto Raros da Sala P. F. Gastal (Usina do Gasômetro – 3º andar) realiza na próxima sexta-feira, 5 de fevereiro, às 19:00, a sua primeira sessão de 2010, exibindo um clássico dos anos 40, a comédia Ser ou Não Ser (To Be or Not to Be), de Ernst Lubitsch.

Para muitos críticos, trata-se da obra-prima do alemão Lubitsch (1892-1947), cujo cinema irônico e sofisticado teria atingido o seu ápice com esta demolidora sátira ao nazismo, realizada em plena Segunda Guerra Mundial.

A trama de Ser ou Não Ser é ambientada em Varsóvia, durante a ocupação alemã, e mostra uma trupe de teatro que participa de um complô dos aliados para enganar os nazistas. Carole Lombard e Jack Benny vivem o casal de atores em crise cujos embates matrimoniais são temperados por uma troca de identidades que os levará a arriscar sua pele para salvar a Polônia do jugo de Hitler. Espectadores atentos irão notar que toda a movimentada sequência final no teatro serviu de modelo para Quentin Tarantino realizar o clímax de Bastardos Inglórios. Além de Tarantino, outro dos admiradores do filme é o comediante Mel Brooks, que produziu e estrelou ao lado de sua então esposa Anne Bancroft uma refilmagem de Ser ou Não Ser em 1983, dirigida por Alan Johnson.

Uma das maiores estrelas de seu tempo, a atriz Carole Lombard morreu num trágico acidente de avião antes da estreia do filme. Casada com o galã Clark Gable, com quem formava o casal dourado de Hollywood nos anos 40, Lombard unia beleza com um talento único para a comédia.
Ser ou Não Ser será exibido numa cópia em DVD, com legendas em português.
A entrada é franca.

Ser ou Não Ser (To Be or Not To Be), de Ernst Lubitsch. EUA, 1942. Com Carole Lombard, Jack Benny, Robert Stack e Lionel Atwill. Preto e branco. Duração: 99 minutos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário