sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Jodorowsky na Sala P. F. Gastal

A Sala P. F. Gastal recebe a partir de terça-feira, dia 2 de março, uma programação reunindo filmes do cultuado cineasta chileno Alejandro Jodorowsky.
Promovida pelo SESC, a Mostra Jodorowsky exibe os quatro primeiros trabalhos desse visionário artista, há muitos anos radicado na França: o curta-metragem A Gravata (1957) e os longas Fando e Lis (1968), El Topo (1970) e A Montanha Sagrada (1973). Com sessões nos horários das 15:00 e 19:00, a mostra tem entrada franca. Na quinta-feira, 5 de março, após a exibição do filme A Montanha Sagrada, acontece um debate sobre a obra do diretor com a participação do críticos de cinema Cristian Verardi, Thomaz Albornoz e Marcus Mello (os dois últimos estiveram com Jodorowsky em 2004 e 2007, participando das tradicionais leituras de tarô que o mestre costuma promover).

Já na sessão das 17:00 a Sala P. F. Gastal segue exibindo o documentário brasileiro Crítico, de Kleber Mendonça Filho. Ingressos a R$ 3,00 e R$ 6,00.

PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA JODOROWSKY

Os quatro filmes reunidos na mostra ilustram bem as razões pelas quais os fãs de Alejandro Jodorowsky costumam cultuá-lo como o mais original e iconoclasta de todos os cineastas. Sua visão de mundo delirante é traduzida num minucioso trabalho de direção de arte, com cenários e figurinos de grande impacto visual. Também chama a atenção a forma como o diretor usa animais em cena, fazendo desfilar pela tela cobras, hipopótamos, elefantes, lagartos, crocodilos, cobras, zebras, tigres, criando um autêntico bestiário cinematográfico.

Além dos filmes reunidos na programação, a filmografia do diretor inclui ainda os longas Tusk (1980), Santa Sangre (1989) e O Ladrão do Arco-íris (1990), seu último trabalho no cinema. Desde então, Jodorowsky dedica-se a outras atividades, como o estudo do tarô (foi responsável pela restauração do Tarô de Marselha), a literatura e as histórias em quadrinhos.

A Gravata (Le Cravate). França, 1957, 21 minutos.

Versão muda de um conto do escritor Thomas Mann sobre uma garota que vende cabeças. Com roteiro de Jean Cocteau, este curta era considerado perdido, mas teve uma de suas cópias recentemente descoberta na Alemanha. Para Jodorowsky, esta que foi sua primeira experiência cinematográfica mostra que “um artista deve ser como Cocteau, esquizofrênico, pois necessita ser muitas pessoas ao mesmo tempo, não apenas uma”. Exibição em DVD.


Fando e Lis (Fando y Lis). México, 1968, 93 minutos.

O impotente Fando e sua namorada paralítica Lis viajam em busca da cidade encantada de Tar, atravessando desertos escaldantes e montanhas traiçoeiras. A princípio concebido como uma livre adaptação de uma performance escrita pelo dramaturgo Fernando Arrabal, o filme acompanha dois personagens perdidos que transitam lastimosamente por labirínticos caminhos de incomunicabilidade. Exibição em DVD.

El Topo. México, 1970, 124 minutos.

Envolto numa roupagem alegórica e repleto de cifrados simbolismos, o filme narra as andanças de um pistoleiro através do deserto, numa epopéia surrealista que inaugurou a moda das sessões malditas na cidade de Nova York, as famosas “midnight movies”, que logo se espalhariam pelo mundo. Exibição em DVD.

A Montanha Sagrada (The Holy Mountain). México, 1973, 113 minutos.

O próprio Jodorowsky interpreta o papel de um alquimista que reúne um grupo de pessoas – cada uma delas representando um planeta do Sistema Solar – para uma jornada iniciática. Ovacionado no Festival de Cannes de 1973, o filme foi produzido com o auxílio os Beatles, que eram fãs do trabalho do diretor. Exibição em DVD;


Grade de Horários
Semana de 2 a 7 de março de 2010


Terça-feira (2 de março)

15:00 – A Montanha Sagrada
17:00 – Crítico
19:00 – El Topo


Quarta-feira (3 de março)

15:00 – Fando e Lis (acompanha o curta A Gravata)
17:00 – Crítico
19:00 – El Topo

Quinta-feira (4 de março)

15:00 – A Montanha Sagrada
17:00 – Crítico
19:00 – A Montanha Sagrada , sessão seguida de debate com os críticos Cristian Verardi, Thomaz Albornoz e Marcus Mello

Sexta-feira (5 de março)

15:00 – Fando e Lis (acompanha o curta A Gravata)
17:00 – Crítico
19:00 – A Montanha Sagrada

Sábado (6 de março)

15:00 – A Montanha Sagrada
17:00 – Crítico
19:00 – Fando e Lis (acompanha o curta A Gravata)

Domingo (7 de março)

15:00 – Fando e Lis (acompanha o curta A Gravata)
17:00 – Crítico
19:00 – El Topo

6 comentários :

  1. parabéns muito bom ..........e olhem esse ......http://www.youtube.com/watch?v=0vnHzMWABW8

    ResponderExcluir
  2. El Topo é um dos destaques dentre os tantos passados no Raros.

    ResponderExcluir
  3. Que ótima notícia! Verei todos!

    ResponderExcluir
  4. Todas as Quartas de abril no Palco Ox do Bar Ocidente será apresentada a peça "Fando & Lis" pelo Teatro Porcos com Asas.

    Apareçam!

    ResponderExcluir