quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Florinda Bolkan estrela horror italiano em cartaz no Raros

O projeto Raros da Sala P. F. Gastal (Usina do Gasômetro – 3º andar) exibe nesta sexta-feira, 9 de outubro, às 19h, um clássico do cinema de horror italiano, o cultuado Don´t Torture a Duckling, ou Non si Sevizia un Paperino (Não se Tortura um Patinho), de Lucio Fulci. Lançado em 1972, o filme ficou célebre por seu título, certamente um dos mais bizarros da história do cinema. No Brasil, teve distribuição restrita, como O Segredo do Bosque dos Sonhos.
A trama de Don´t Torture a Duckling se passa em um vilarejo siciliano que fica à beira da histeria quando um maníaco inicia uma série de cruéis assassinatos envolvendo um grupo de crianças. Instaura-se um estado de paranóia generalizada, onde todos são suspeitos. Andrea (Tomas Milian), um jornalista obstinado, tenta desvendar a identidade do assassino, enquanto a bela Patrizia (Barbara Bouchet) luta para inocentar-se das suspeitas que recaem sobre ela, e Maciara (Florinda Bolkan), a bruxa da cidade, sofre as consequencias por suas atividades, consideradas demoníacas pela população. Enquanto isso, o medo gera uma nova onda de violência, atingindo vidas inocentes.
Em seu lançamento, Don´t Torture a Duckling causou polêmica pela sua mistura explosiva de sexo, violência e religiosidade. A partir deste filme o mítico e versátil diretor italiano Lucio Fulci (1927-1996) exacerbou o seu gosto pelo mórbido e pelo grotesco, que nos anos seguintes o definiria como um dos mestres do cinema fantástico italiano. O subtexto crítico à Igreja Católica não passou em branco pelas autoridades religiosas, rendendo a Fulci a excomunhão, e o nome do filme foi colocado em uma espécie de lista negra da Igreja, que impôs cortes e prejudicou a sua distribuição nos cinemas europeus. A atriz brasileira Florinda Bolkan (que hoje renega a sua participação em vários filmes de horror italianos) rouba a cena no papel da bruxa Maciara, protagonizando uma das cenas mais violentas e impactantes do filme. Ao lado de Florinda, brilham a diva do cinema grego Irene Papas e a linda Barbara Bouchet.
Don´t Torture a Duckling será exibido numa cópia em DVD, com legendas em português. A sessão será comentada pelo jornalista Thomaz Albornoz. A entrada é franca.
Dont Torture a Duckling (Non si Sevizia un Paperino). Direção de Lucio Fulci (Itália, 1972, 102 minutos). Com Florinda Bolkan, Tomas Milian, Barbara Bouchet e Irene Papas.

Um comentário :