terça-feira, 16 de junho de 2009

Sala P. F. Gastal realiza mostra com filmes e documentários de rock

A Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro recebe a partir de terça-feira, dia 16 de junho, a mostra Microfonia, reunindo uma série de filmes e documentários de rock. A principal atração da mostra é o lançamento local do longa brasileiro Guidable: A Verdadeira História do Ratos de Porão, de Fernando Rick e Marcelo Appezzato, no sábado, dia 20, com a presença do diretor Fernando Rick.

Na programação, além de uma série de documentários independentes sobre a cena rock no Brasil e no exterior, alguns títulos marcantes da contracultura na década de 60, como Faster, Pussycat, Kill! Kill!, de Russ Meyer, e Psych-Out, de Richard Rush (com um jovem Jack Nicholson no elenco).

A mostra Microfonia estende-se até domingo, 21 de junho, em três sessões diárias, às 15h, 17h e 19h.

Abaixo, a programação completa, com informações sobre cada um dos filmes programados.


Programação


Guidable: A Verdadeira História do Ratos de Porão, de Fernando Rick e Marcelo Appezzato (Brasil, 2008, 121 minutos)

Registro oficial, e sem censura, de quase três décadas do Ratos de Porão, uma bandas mais antigas e importantes da cena hardcore mundial. O filme também é um importante registro audiovisual do início do movimento punk no Brasil,com muitas cenas raras e inéditas.







Psych-Out, de Richard Rush (EUA, 1968, 101 minutos)

Um dos vários drug movies produzidos nos anos 60, ao lado de outros como The Trip e Hallucination Generation, explorando o recém chegado movimento hippie diretamente das ruas de Haight-Ashbury na São Franscisco da segunda metade dos anos 60. Trilha sonora dos The Seeds e Strawberry Alarm Clock.





Wild Zero, de Tetsuro Takeuchi (Japão, 2002, 98 minutos)

Imagine uma mistura de Rock’n’Roll High School, Plan 9 from Outer Space e Night of the Living Dead, filmado no Japão com os membros da banda Guitar Wolf! Uma viagem cinematográfica que mistura alienígenas e zumbis, cerveja e rock nipônico, nesta aventura bem humorada.



Curupira: Onde o Pai Cura e o Filho Pira, de Kaly, Ramiro e Deborah (Bras

il, 2007, 40 minutos)

O documentário conta a história do lendário Curupira Rock Club. Localizado em Guaramirim, interior de Santa Catarina, o Curupira é um dos bares independentes mais antigos do Brasil em atividade. Fundado em 1992, pelo lendário Ivair, o local reuniu ao longo de sua história as principais bandas independentes do Brasil.



Eu Sou um Pequeno Panda, de Gurcius Gewdner (Brasil, 2008, 10 minutos) Aprenda a lutar contra o preconceito e vencer na vida através do Industrial Noise nesta tocante fábula familiar, recheada de amor não correspondido, solidão e intolerância. Estrelando Mulamba, Mini Mulamba, Lurdes Etezilda Etezinho, Isis Elefantisis Felitisis, Zimmmer, Suzuki Bata e Cinzinha Cinzão, que fugiu de casa logo após as gravações, com overdose de remédios, jurando voltar um dia e matar o diretor e a roteirista devido as enormes pressões psicológicas de seu personagem reacionário fascista.



Hated: GG Allin and The Murder Junkies, de Todd Philips (EUA, 19

93, 60 minutos)

Um pouco da vida e obra de GG Allin. Entrevistas com ex-colegas de escola, professores, amigos e inimigos intercaladas com cenas de shows e a absurda aparição no programa de auditório Geraldo. Um registro essencial de um lado da música e da vida que muitos querem esquecer.





The Ruttles: All You Need is Cash, de Eric Idle e Gary Weis (Inglaterra, 1978, 76 minuos)

Falso documentário fazendo sátira aos Beatles, realizado por quem realmente entende de sátira: Eric Idle, ex-integrante do seminal grupo inglês Monty Phyton. O filme contou com aprovação

de George Harrison, que já havia sido produtor executivo do Phyton em A Vida de Brian

, além de grande fã do grupo. Destaque para as paródias de clássicos dos fab-four como "Get Up and Go" (Get Back) e "Yellow Submarine Sandwich" (Yellow Submarine).


Vivendo de Rock no Espírito Santo, de Mila Néri (Brasil, 2007, 20 minutos)

Depoimentos dos personagens mais atuantes da cena musical underground no estado do Espírito Santo, a partir do questionamento: "É possível viver de rock no Espírito Santo?”.

Psycho Carnival - Insane History, de Cleiner Micceno (Brasil, 2007, 98 minutos)
Documentário que retrata porque Curitiba é a Meca do psychobilly nacional, mostrando desde bandas dos primórdios como Missionários e Cervejas até chegar aos dias de hoje, com a cena
atual.

Faster,Pussycat, Kill! Kill!, de Russ Meyer (EUA, 1965, 83 minutos)
Filme mais popular de Russ Meyer, o papa do gênero sexplotation, um sucesso de bilheteria nos drive ins americanos nos anos 60.Três sedutoras e furiosas gogo girls andam pelo deserto americano com seus carros velozes causando a discórdia por onde passam.

Einsturzende Neubauten-1/2 Mensch, de Sogo Ishii (Alemanha, 1986, 48 minutos)
Uma das bandas pioneiras do chamado som industrial toca em seu cenário perfeito: uma fábrica abandonada.
O experimentalismo e minimalismo musical da banda somado às imagens do diretor fazem deste documentário uma obra primitiva e ainda atual.

Repolho - Música sem Parar, de Silvia Biehl, (Brasil, 2004, 26 minutos)
Partindo de depoimentos de membros da banda Repolho, produtores, parceiros, críticos musicais e de pessoas que escutam a banda pela primeira vez, esse documentário tenta apresentar e manter
o imaginário constituído em torno do grupo em seus vários anos de estrada.

Sons de uma Noite de Verão: A Retomada do Ska no Brasil, de Daniel Pereira e Felipe Machado (Brasil, 2007, 70 minutos)

Documentário que compila os melhores momentos, entrevistas e depoimentos do projeto Sons de Uma Noite de Verão, promovido pelo SESC Pompéia e Radiola Records em janeiro/2006. Participam grupos como Slackers, Desorden Público, Chris Murray, Victor Rice, Firebug, Kongo, Djangos, Móveis Coloniais de Acaju e Trenchtown Rockers.


The Decline of Western Civilization: Juventude Decadente, de Penelope Spheeris (EUA, 1981, 100 minutos)
Documentário da cineasta Penelope Spheeris sobre o surgimento do punk rock na costa oeste americana. Diferente do que acontecia na costa leste, mais especificamente em Nova York, o punk californiano era mais agressivo e rápido, dando origem ao hardcore. O filme conta com apresentações de bandas pioneiras no estilo como X, Black Flag, Circle Jerks, Fear, Catholic Dicipline, Germs e
Alice Bag Band.

Montevideo Unde, de Martín Recto (Uruguai, 2008, 50 minutos)
A recente cena uruguaia de música independente é retratada neste documentário, que conta com as bandas Dante Infierno, Motosierra, Hablan Por La Espalda, Santa Cruz e La Hermana Menor. Uma excelente oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a cena rock latino-americana.

O Rock Sergipano: Esse Ilustre Desconhecido, de Werden Tavares (Brasil, 2008, 27 minutos)
Vídeo-documentário que traz um recorte do cenário rock de Sergipe. É uma rápida leitura do movimento cultural local a partir dos anos 80 até meados de 2004.

13 Goiania Noise, de Sérgio Valério (Brasil, 2008, 23 minutos)
Cria da gravadora Monstro Discos, a última edição do maior festival de rock independente nacional é retratada neste documentário, com depoimento de bandas participantes e dos produtores.

GRADE DE HORÁRIOS
Semana de 16 a 21 de junho de 2009

Terça-feira (16 de junho)

15h – O Rock Sergipano: Esse Ilustre Desconhecido + Montevideo Unde
17h – Psycho Carnival – Insane History
19h – Psych-Out

Quarta-feira (17 de junho)

15h – Wild Zero
17h – Curupira: Onde o Pai Cura e o Filho Pira + 1/2 Mensch
19h – Eu Sou Um Pequeno Panda + Hated:GG Allin and The Murder Junkies

Quinta feira (18 de junho)

15h – Psycho Carnival- Insane History
17h – Vivendo de Rock no Espirito Santo + The Ruttles: All you need is cash
19h – Sons de uma noite de verão: a retomada do ska no brasil + 13°Goiânia Noise.

Sexta feira (19 de junho)

15h – Repolho - Música sem Parar + 13°Goiânia Noise.
17h – Psych-Out
19h – Projeto Raros Especial (Faster, Pussycat! Kill! Kill!)
21h – Lançamento Fantaspoa (Pig Hunt)

Sábado (20 de junho)

15h – Eu Sou Um Pequeno Panda + Hated:GG Allin and The Murder Junkies

17h – Lançamento curtas da Colateral Flmes

19h – Pré-estreia de Guidable: A Verdadeira História do Ratos de Porão, com a presença do diretor Fernando Rick

Domingo (21 de junho)

15h – Montevideo Unde + Curupira: Onde o Pai cura e o filho pira

17h – Guidable:A Verdadeira História do Ratos de Porão

19h – The Decline of Western Civilization:Juventude Decadente

Nenhum comentário :

Postar um comentário