quarta-feira, 17 de setembro de 2008

CIRCUITO VIVO ARTE.MOV CHEGA A PORTO ALEGRE, COM ATIVIDADES NA SALA P. F. GASTAL

Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) recebe no próximo final de semana, nos dias 20 e 21 de setembro, o Vivo arte.mov – Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis. O evento, que acontece também nas cidades de Brasília, Recife, Rio de Janeiro e Manaus, irá trazer a Porto Alegre um dos curadores do festival, Rodrigo Minelli, professor da UFMG e realizador, e terá palestras sobre novas tendências do audiovisual, oficinas de discussão de projetos e a exibição de trabalhos que fizeram parte da mostra competitiva Vivo arte.mov 2007 e de um documentário sobre o tema.

Com patrocínio da Vivo, o Vivo arte.mov – Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis prioriza a utilização consciente das mídias móveis para fins de construção de formas de compartilhamento de conhecimento, acesso à informação e arte e inserção de experiências no espaço público, com uma programação que explora as possibilidades criativas de iniciativas nesse campo.

A mostra competitiva 2008 do Vivo arte.mov – Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis está com inscrições abertas até 11 de outubro através do website www.artemov.net. Os selecionados concorrem a prêmios de até R$ 10 mil, podendo inscrever-se obras audiovisuais brasileiras com duração de 20 segundos a três minutos, concluídas no período de janeiro de 2007 a outubro de 2008 e realizadas em quaisquer tipos de mídia ou suporte na captação das imagens.

A edição 2008 do festival está programada para acontecer de 21 a 25 de novembro em Belo Horizonte e contará com presenças internacionais, como o alemão radicado em Nova York Trebor Schols, coordenador do Institute for Distributed Creativity e um dos mais reputados especialistas em arte colaborativa, comunidades e Internet 2.0.

Finalmente, de 26 de novembro a 7 de dezembro, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, está programado um simpósio internacional sobre mobilidade – com participação da belga Regine Debatty, notória por seu blog “we make money not art”, e a pesquisadora alemã Mirjam Strupeck (do projeto Urban Screens, que discute a inserção da arte no espaço público), acompanhado de uma oficina internacional com o coletivo Blast Theory e de uma exposição. O evento no MIS é uma parceria do arte.mov com o Prêmio Sérgio Motta.

Rodrigo Minelli, que acompanha a edição do evento em Porto Alegre, é Doutor em Comunicação e Semiótica (PUCSP), mestre em Sociologia da Cultura (UFMG) e professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG na área de vídeo e novas tecnologias, além de coordenador da área de Artes Visuais/Mídia Arte do Festival de Inverno da UFMG. Atualmente coordena as atividades do Vivo arte.mov – Festival Internacional de Mídias Móveis, que se encontra em sua terceira edição. Dedica-se à pesquisa e experimentação em arte eletrônica, tendo sido curador, consultor, professor e diretor de vídeo em instituições como a Rede Minas de Televisão, o CRAV – Centro de Referência Audiovisual e o Festival de Inverno da UFMG.

Todas as atividades, que acontecem no sábado e domingo, nos horários das 15:00 e 17:00, são abertas ao público e têm entrada franca.

GRADE DE HORÁRIOS

20 e 21 de setembro de 2008

Sábado (20 de setembro)

15:00 – Vivo arte.mov – Palestra e oficina com Rodrigo Minelli (entrada franca)

17:00 – Vivo arte.mov – Exibição de filmes (entrada franca)

19:00 – Mostra 4 Vezes Murnau (Nosferatu - Sinfonia de Horror)

Domingo (21 de setembro)

15:00 – Vivo arte.mov – Palestra e oficina com Rodrigo Minelli (entrada franca)

17:00 – Vivo arte.mov – Exibição de filmes (entrada franca)

19:00 – Mostra 4 Vezes Murnau (Nosferatu - Sinfonia de Horror)

Nenhum comentário :

Postar um comentário