segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Pré-estreia de Som Sem Sentido




Dirigido por Gabriela Bervian, projeto retrata as mulheres que vivem silenciosas nos corredores do Hospital Psiquiátrico São Pedro em Porto Alegre.

O média-metragem Som sem Sentido, dirigido por Gabriela Bervian, tem sessão de pré-estreia no dia 14 de setembro, às 20h, na Sala P.F. Gastal, com entrada franca. O mais recente filme da Pata Negra tem financiamento do Fumproarte, produção de Gilson Vargas e retrata o dia a dia das mulheres internadas no Hospital Psiquiátrico São Pedro.

Segunda imersão de Gabriela na direção, Som Sem Sentido nasce de uma curiosidade: desvendar as mulheres que vivem silenciosas nos corredores do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre. Realizado entre 2014 e 2016, o filme mostra a íntima percepção da realizadora ao penetrar nos corredores do São Pedro e, por consequência, adentrar nas suas próprias auto-percepções sobre o clichê da sanidade mental. Este documentário-ensaio pretende respirar o tempo e exalar intimidade.

Gabriela é conhecida como técnica e desenhista de som de inúmeras produções, como YOÑLU, de Hique Montanari, Ponto Zero, de José Pedro Goulart, O Carteiro, de Reginaldo Faria, Os Senhores da Guerra, de Tabajara Ruas, A Última Estrada da Praia, de Fabiano de Souza e Dromedário no Asfalto, de Gilson Vargas. Com seu curta anterior – Domingo de Marta - que marcou sua estreia como diretora, recebeu diversas premiações, como os Troféus Assembleia Legislativa no 42º Festival de Gramado, nas categorias Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Som e Melhor Roteiro; e Melhor Filme, melhor Fotografia e Melhor Atuação no Diálogo de Cinema - Mostra Cercanias.

A sessão de pré-estreia contará com a presença da diretora e debate com a crítica de cinema Daniela Strack, colaboradora do Zinematógrafo, publicação local especializada na área.

Título: Som Sem Sentido
Direção: Gabriela Bervian
Produção: Gilson Vargas e Gabriela Bervian
Realização Pata Negra
Financiamento Fumproarte - Prefeitura Municipal de Porto Alegre
FullHD - 50 minutos - 2016 - Som 5.1 - Brasil

Sinopse
A jornada silenciosa de uma mulher, realizadora de cinema, por de trás dos muros de um hospital psiquiátrico, onde mulheres passam anos, dias e horas sem que lá fora, os que passam há horas, dias e anos, percebam seus olhos, seus sons, suas verdades, suas existências.

SERVIÇO:
Sessão de pré-estreia com debate
SALA PF GASTAL
DIA 14 DE SETEMBRO, 20h

Entrada Franca

Nenhum comentário :

Postar um comentário