domingo, 19 de junho de 2016

3º Diálogo de Cinema



Entre os dias 21 e 26 de junho, acontece na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) o 3º Diálogo de Cinema, festival de curtas-metragens produzido pela Avante Filmes e pela Sofá Verde Filmes. Com exibição de importantes curtas internacionais e nacionais e os longas-metragens Banco Imobiliário, de Miguel Antunes Ramos, e Garoto, de Julio Bressane, a programação tem entrada franca.    

Com a proposta de aproximar a recente produção cinematográfica brasileira e internacional do público de Porto Alegre, e contando com o ineditismo na cidade da grande maioria das obras exibidas, o Diálogo conta, mais uma vez, com suas duas Mostras Competitivas: a Mostra Diálogo, que exibirá 16 curtas-metragens nacionais, de nove estados; e a Mostra Cercanias, que exibirá 12 produções gaúchas.


Mostra Internacional - que conta com o prêmio de júri popular - exibirá 11 curtas de diferentes países, realizados entre 2013 e 2016, e que já possuem uma trajetória de passagem por importantes festivais nacionais e internacionais de cinema. Destaque para a estreia brasileira de quatro curtas internacionais, como O Retorno de um Homem (A Man Returned), do diretor libanês radicado na Dinamarca, Mahdi Fleifel, que ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim de 2016, e Atravessando Paredes (It Can Pass Through The Wall), do romeno Radu Jude, premiado por seu longa-metragem Aferim! como melhor diretor no Festival de Berlim de 2015.

Completando as mostras do festival, a Mostra Sala de Estar exibe quatro curtas gaúchos, O Corpo, de Lucas CassalesPele de Concreto, de Daniel de BemObjetos, de Germano Oliveira, e O Teto Sobre Nós, de Bruno Carboni, que possuem participação de integrantes da organização do evento.

Além das mostras, o Festival promoverá debates com parte dos realizadores dos filmes das mostras Diálogo e Cercanias após cada sessão, e a Oficina de Roteiro Adaptado, ministrada por Francine Barbosa nos dias 25 e 26 de junho na Cinemateca Capitólio, que já está com as inscrições esgotadas.

O Festival Diálogo de Cinema exibirá também longas-metragens na abertura e no encerramento do evento. Dia 21 de junho, após a cerimônia de abertura, às 19h30, o filme Banco Imobiliário, do diretor paulista Miguel Antunes Ramos (exibido na Mostra de Cinema de Tiradentes), será exibido às 20h, junto do curta-metragem O Castelo, dirigido por Miguel, Alexandre Wahrhaftig, Guilherme Giufrida e Helena Ungaretti. As obras dialogam sobre o mercado imobiliário e suas consequências políticas e sociais na realidade brasileira.

No encerramento, às 20h do dia 26 de junho, será exibido o filme Garoto, que teve sua estreia no Festival de Locarno (2015), na Suíça, dirigido pelo renomado diretor carioca Júlio Bressane.

Para a seleção oficial da programação dos curtas-metragens brasileiros e gaúchos, foram inscritas 470 produções. O evento conta com o apoio do estúdio de arte multimídia Amargem e do Estúdio Lume. O apoio institucional fica por conta da Sala PF Gastal e da Prefeitura de Porto Alegre. A ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul), também apoia o festival através de resenhas e críticas dos filmes das mostras principais.

A cerimônia de premiação ocorre no dia 25, às 21h, na Sala P. F. Gastal, seguida da Festa Oficial do Diálogo de Cinema, na Casa de Teatro de Porto Alegre.

DIÁLOGO DE CINEMA - 3ª EDIÇÃO
21/06/2016 - 26/06/2016
Entrada franca (as senhas serão distribuídas sempre 30 minutos antes da sessão)
Sala P.F. Gastal - Usina do Gasômetro, 3º andar.

Assessoria de Imprensa:
Contato telefônico para maiores informações sobre a programação:
+ 55 51 9674-3547 (Lucas Cassales)

GRADE DE HORÁRIOS
21 a 26 de junho de 2016

21 de junho (terça-feira)
19h30 – Cerimônia de Abertura
20h – Banco Imobiliário + O Castelo

22 de junho (quarta-feira)
18h – Mostra Cercanias 1 (A Saga do Herói, Kaali, Sesmaria, Outono Celeste)
20h – Mostra Diálogo 1 (A Outra Marge, Horror, A Rã e Deus, Rapsódia para o Homem Negro, Sólon)

23 de junho (quinta-feira)
18h – Mostra Cercanias 2 (Horror, Bruxa de Fábrica, Another Empty Space, Entre os Dias)
20h – Mostra Diálogo 2 (A Vez de Matar, a Vez de Morrer, Neandertais, Hospedeira, A Última das Minas, História de Abraim, Ruby)

24 de junho (sexta-feira)
18h – Mostra Cercanias 3 (Sob a Pele de Vênus, Desenredo, Ruby, Nes Pas Projeter)
20h – Mostra Diálogo 3 (Corações Sangrantes, A Casa Sem Separação, Biquíni Paraíso, Viagem à Bicuda, História de uma Pena)

25 de junho (sábado)
17h – Mostra Internacional 1 (Nova Vida, Ramona, Atravessando Paredes, Maria do Mar)
19h – Mostra Internacional 2 (Uma Outra Cidade, Filho do Lobo, O Retorno de um Homem)
21h – Cerimônia de Premiação

26 de junho (domingo)
16h – Mostra Sala de Estar (O Corpo, O Teto Sobre Nós, Pele de Concreto, Objetos)
18h – Mostra Internacional 3 (Provas, Exorcismos, Querido Diretor, Semana na Praia, Leve o que Puder Carregar)
20h – Sessão de encerramento (Garoto, de Julio Bressane)

FILMES

SESSÃO DE ABERTURA

Banco Imobiliário
(Brasil, 2016, 65 minutos)
Direção: Miguel Antunes Ramos
Brian anda pelo bairro onde cresceu, à procura de novas áreas para uma incorporação imobiliária, enquanto Romeo desenha uma estratégia de marketing. Já Carla, planeja os seus novos investimentos. O documentário se propõe a estudar o fenômeno da especulação imobiliária na capital de São Paulo e descobrir os efeitos e causa deste processo.

O Castelo
(Brasil, 2015, 8 minutos)
Direção: Helena Ungaretti, Guilherme Giufrida, Alexandre Wahrhaftig, Miguel Ramos
Devidamente fortificado, um castelo de luxo à beira do rio Pinheiros.

SESSÃO DE ENCERRAMENTO

Garoto
(Brasil, 2015, 70 minutos)
Direção: Julio Bressane
Inspirado no conto O Assassino Desinteressado Bill Harrigan, do escritor argentino Jorge Luis Borges, o filme acompanha um jovem casal que se encontra em um lugar encantado, onde experimentam uma aventura amorosa e espiritual. Tudo muda quando o rapaz, inesperadamente, comete um crime que conduz os dois à separação. No entanto, uma série de eventos inquietantes os reunirá mais uma vez.

MOSTRA DIÁLOGO

Biquíni Paraíso
Num carnaval de praia, é possível atravessar ou permanecer na festa. Em meio à nuvem de Maizena, é possível vislumbrar um olhar. Entre os altos decibeis, é possível ouvir o silêncio.
16min | 2015 | CE
Direção: Samuel Brasileiro

A Casa Sem Separação
Mariana e suas primas estão na pequena cidade de Sertaneja, na noite do velório da avó. No carro onde passam a noite, a lâmpada interna não desliga. 25min | 2015 | PR
Direção: Nathália Tereza

Corações Sangrantes
Dois amigos. O fantasma do funk melody. Uma galera. O Palacete dos Amores. A Cidade do Rio de Janeiro. Noite e dia.
23min | 2015 | RJ
Direção: Jorge Pólo

História de Abraim
Abraim foi trocado por uma vaca.
12min | 2015 | SP
Direção: Otavio Cury

História de uma Pena
Um professor espera a chegada dos alunos atrasados. Longe dali, um jovem casal acorda entre as árvores. São dez e quinze da manhã. Eu sei com que fúria bate o teu coração.
30min | 2015 | CE
Direção: Leonardo Mouramateus



Horror
Cada garoto inventa uma história.
24min | 2016 | RS
Direção: Leonardo Bomfim

Hospedeira
Fazia-se na floresta um trabalho secreto do qual ela começa a se aperceber. 
14min | 2014 | SP 
Direção: Rita Carelli

Neandertais
Guta e William encontram um homem das cavernas. Joder está triste.
20min | 2016 | BA
Direção: Marcus Curvelo

No Dia em Que Lembrei da Viagem a Bicuda
Eu sempre deixei essa lembrança enterrada no fundo da memória. Até que um dia ela voltou como um filme.
24min | 2015 | RJ
Direção: Vitor Medeiros

A Outra Margem
Sábado à noite, Centro-Oeste Brasileiro. Jean é um agroboy que escuta a rádio local onde as pessoas deixam mensagens de amor.
26min | 2015 | MS
Direção: Nathália Tereza

A Rã e Deus
Um jovem em seus vinte anos, enérgico. Uma mulher adulta, grávida. Os dois vivem juntos há meses em um minúsculo apartamento no subúrbio, até o dia em que o dinheiro acaba...
20min | 2014 | RJ
Direção: Alice Furtado

Rapsódia Para o Homem Negro
Odé é um homem negro. Seu irmão, Luiz, foi espancado até a morte durante um conflito em uma ocupação de Belo Horizonte. O filme utiliza alegorias e simbolismos para contextualizar as relações políticas, raciais, de ancestralidade e urbanização no mais recente cenário político brasileiro. 24min | 2015 | MG
Direção: Gabriel Martins

Ruby
Pequeno retrato de um artista outsider chamado Ruby, que vive sozinho em uma casa perto da praia.
17min | 2014 | RS
Direção: Luciano Scherer, Guilherme Soster, Jorge Loureiro

Solon
“Solon” dialoga com as artes visuais, a performance e a ficção científica. Uma fábula sobre o surgimento do mundo, apresentado a partir do encontro de uma paisagem devastada e uma criatura misteriosa. Solon, habita o espaço extremamente árido e infértil. Aos poucos, ela se destaca da paisagem, aprende a se movimentar e explorar seu corpo. Ela verte água por suas extremidades e inicia sua missão de regar e nutrir a terra. A paisagem se altera e a própria personagem também. Nasce o mundo. Nasce a mulher.
16min | 2016 | MG
Direção: Clarissa Campolina

A Última das Minas
“Esta é a Casa das Minas. O dono da casa é Zomadônu. Como ele não tem corpo como a gente, eu estou aqui como chefa; mas quem manda na casa é ele.” Deni Prata Jardim (1925 – 2015), última vodunsi da Casa das Minas do Maranhão.
25min | 2015 | MG
Direção: Larissa Figueiredo & Rafael Urban

A Vez de Matar, a Vez de Morrer
O homem, o orgulho, a vingança.
26min | 2016 | MS/RJ
Direção: Giovani Barros

MOSTRA CERCANIAS

A Saga do Herói
O filme é uma sequência, como se extraído de um longa-metragem, que se passa em uma cidade fictícia de um Brasil futuro, pós-catástrofe. O Brasil construído no filme é feito com maquetes de empreendimentos imobiliários contemporâneos, implantados em uma paisagem árida, empoeirada, como se fosse a manhã seguinte de um fenômeno natural de grandes proporções. A narrativa se concentra na luta entre dois personagens que, ante essa cidade diminuta, são gigantes.
2015. 06 minutos. Direção: Livia Pasqual

Another Empty Space
No inverno de Berlim, dois ex-amantes se encontram pela primeira vez desde a separação.
2015. 08 minutos. Direção: Davi de Oliveira Pinheiro

Bruxa de Fábrica
Menina atormentada por mosquitos é misteriosamente levada até as ruínas de uma fábrica abandonada.
2014. 14 minutos. Direção: Jonas Costa

Desenredo
Algo une os cinco personagens que acompanhamos. Com eles, vagamos por lugares como um hospital, o centro da cidade, edifícios públicos, centro de umbanda, casa, quarto e jardim. Durante o dia, são uns, a noite se encontram no mesmo espaço e, embalados pelo mesmo som, se transformam em outros. Um pouco das vidas de Carlos Willian dos Anjos da Silva, 2o mestre-sala, Luciana Gomes, passista, Milton Rosa (Biscui) mestre de bateria, Neuza Morais, baiana e Shaienne Sehnem Pereira, 1a porta-estandarte, aparecem neste filme. São vidas enredadas pelo samba. Um enredo as avessas: desenredo. A realização deste projeto contou com o apoio e acolhimento da Sociedade Beneficente Cultural Bambas da Orgia.
2015. 25 minutos. Direção: Felipe Diniz

Entre os Dias
O homem vaga por entre os dias. Ele quer conhecer seu filho.
2015. 22 minutos. Direção: Giovani Borba

Horror
Cada garoto inventa uma história.
2016. 24minutos.  Direção: Leonardo Bomfim

Kaali
Ao visitar sua tia Liisa na ilha Estôniana de Saaremaa, o jovem Martin aliena-se ao seu smartphone. Na tentativa de entreter o garoto com algo mais, Liisa o leva a Kaali – uma antiga e legendária cratera de meteoro. Para a surpresa de ambos, Martin levanta os olhos de seu celular.
2015. 15 minutos. Direção: Gabriel Motta Ferreira


Ne Pas Projeter
Um projecionista de cinema tem sua rotina afetada de forma drástica após encontrar uma misteriosa lata de película contendo as advertências: "Não abrir. Não projetar".
2015. 13 minutos. Direção: Cristian Verardi

Outono Celeste
Em uma noite de outono Clara recebe uma visita.
2015. 11 minutos. Direção: Iuri Minfroy

Sesmaria
Sesmaria é um curta-metragem de ficção que traz um olhar sobre a vida de Wilhelm e Hilda, casal de idosos, fumicultores, residentes na colônia pomerana Sesmaria, localizada no extremo sul do Brasil e que passaram toda sua vida neste lugar.
2015. 23 minutos. Direção: Gabriela Richter Lamas

Sob a pele de Vênus
Uma senhora tem sua rotina alterada após ouvir uma noticia sobre um eclipse raro. Uma sucessão de fatos misteriosos a perturbam.
2014. 13 minutos. Direção: Julia Sondermann

Ruby
Pequeno retrato de um artista outsider chamado Ruby, que vive sozinho em uma casa perto da praia.
2014. 17minutos.  Direção: Luciano Scherer, Guilherme Soster, Jorge Loureiro


MOSTRA INTERNACIONAL

O Retorno de Um Homem
(A Man Returned, Reino Unido / Dinamarca / Holanda / Líbano/ 30 minutos/2016)
Direção: Mahdi Fleifel
Estreia Brasileira
O sonho de Reda de escapar do campo de refugiados palestinos de Ain El-Helweh acaba depois que ele é deportado da Grécia.

Leve o que Puder Carregar
(Take What you Can Carry/ Alemanha/ 30 minutos/2016)
Direção: Matthew Porterfield
Estreia Brasileira
Uma jornada entre dia e noite, noite e dia. Lilly vive em Berlim há pouco tempo. Ela é uma americana de passeio. Ela tem um amante mas não tem onde dormir.  

Querido Diretor
(Dear Director/Dinamarca/14 minutos/2015)
Direção: Marcus Lindeen
Estreia Brasileira
Em 1980, a pianista de jazz americana Kazzrie Jaxen viu o filme de Ingmar Bergman,  Da Vida das Marionetes. Depois ela escreve-lhe uma carta de dezesseis páginas explicando como o filme mudou sua vida. 

Atravessando Paredes
(/Romênia/17 minutos/2014)
Direção: Radu Jude
Estreia Brasileira
“Estou com medo, vovô! (...) Você ouve?
As pessoas da casa estão chorando, disse ele. Eles lamentam os mortos, é por isso que estão chorando”. (В сарае por A. P. Chekhov )

Ramona
(Romênia/25 minutos/2015)
Andrei Cretulescu – Romênia
Uma garota. Um carro. Uma noite. Nenhuma coincidência.

Nova Vida
(Nueva Vida/Argentina/Bolívia/2016)
Direção: Kiro Russo
Nueva vida faz do espectador um voyeur que espreita os vizinhos por entre as janelas e inventa histórias com os fragmentos que observa.

Filho do Lobo
(Fils du Loup, França, 23 minutos, 2015)
Direção: Lola Quivoron

Entre as paredes de um antigo forte militar, Johnny , um jovem rapaz, aprende como treinar e dominar Ferro, o seu primeiro cão de guarda.

Provas, Exorcismos
(Portugal, 2015, 25 minutos)
Direção: Susana Nobre
Um olhar fíctico, também de influência documental, sobre o desemprego e uma terra tocada pelo falhanço da política.

Semana na Praia
(Beach Week, Estados Unidos, 2014, 18 minutos)
Direção: David Raboy

No último dia de sua semana de férias na praia, Natalie descobre que sua melhor amiga, Laure, depareceu. Atormentada pela ansiedade, Natalie sai à sua procura.

Maria do Mar
(Portugal, 2015, 30 minutos)
Direção: João Rosas
Um fim de semana de Verão numa casa rural na zona de Sintra. Nicolau, um rapaz de 14 anos, passa dois dias na companhia do irmão mais velho, Simão, e os amigos deste, todos a caminho dos 30. A bela e reservada Maria do Mar é alvo da atenção de todos, mas Nicolau é quem mais verá a sua vida perturbada por aquela inesperada presença feminina. Entre trabalhos de casa e subidas à árvore, histórias sobre um falecido avô engatatão e a origem da forma dos tortellini, um amigo mascarado em ressaca amorosa e jogos de sedução dançante, Nicolau vai olhando para aquele grupo de jovens adultos com o espanto de quem não pertence àquele mundo e o fascínio de nada voltar a ser como dantes.

Uma Outra Cidade
(Another City, Vietnã, 25 minutos, 2016)
Direção: Phan Ngoc Lan

Uma encharcada mulher de meia-idade tirando a peruca, olhando para fora das janelas de vidro. Um jovem explodindo em lágrimas em uma sala de karaoke cercado pelo papel de parede de paisagem tropical. Uma jovem tentando limpar uma mancha do vestido de casamento que ela está usando.

MOSTRA SALA DE ESTAR

O Corpo
Um menino encontra um corpo na mata. Todos os olhares se voltam para o corpo.
2015. 16 minutos. Direção: Lucas Cassales

Pele de Concreto
Porto Alegre, Brasil. Enquanto seu namorado se junta a multidão para uma grande manifestação, Marcio isola-se em seu apartamento. Da varanda, ouve por entre os prédios o som das bombas, da cavalaria, dos gritos e das cantorias. Na rua, um Policial Militar faz uma ligação. O telefone de Marcio toca.
2014. 15 minutos. Direção: Daniel de Bem

O Teto Sobre Nós
Ocupantes de um prédio abandonado recebem a notícia que podem ser despejados a qualquer momento. Enquanto Anna tenta lidar com a notícia, ela se depara com um misterioso homem deitado em sua cama.
2015. 22 minutos. Direção: Bruno Carboni

Objetos
Em um antigo apartamento, entre palavras e objetos, um casal revisita suas memórias; mas uma parte de Miguel permanece no escuro.
2015. 16 minutos. Direção: Germano de Oliveira

4 comentários :

  1. Estarei presente entre quarta e domingo!!! Ótimo saber que podemos desfrutar de cultura e conhecimento acessível. Parabéns aos realizadores do projeto!!!

    ResponderExcluir
  2. Moro em novo hamburgo, e aqui é difícil encontrar algo relativo a cinema e cultura. Meu e-mail:
    claudioglaser@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Moro em novo hamburgo, e aqui é difícil encontrar algo relativo a cinema e cultura. Meu e-mail:
    claudioglaser@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Estarei presente entre quarta e domingo!!! Ótimo saber que podemos desfrutar de cultura e conhecimento acessível. Parabéns aos realizadores do projeto!!!

    ResponderExcluir