quarta-feira, 20 de maio de 2015

Barroco de André Téchiné no Projeto Raros






Nesta sexta-feira, 22 de maio, às 20h, acontece uma edição especial do Projeto Raros com o filme Barroco, o Jardim do Suplício (1976), de André Téchiné. A exibição na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro faz parte da mostra 8x André Téchiné, que acontece na Cinemateca Capitólio até o dia 24 de maio. Com projeção em blu-ray e legendas eletrônicas em português, a sessão tem entrada franca. 

Terceiro longa-metragem realizado por André Téchiné. Samson, um lutador de boxe (Depardieu), tem informações que podem acabar com a carreira de um conhecido político cuja candidatura às eleições presidenciais será lançada nos próximos dias. A fim de impedir que essas revelações venham à tona, o partido do candidato suborna Samson e impõe como condição que ele deixe o país imediatamente com sua namorada (Adjani).

Dez anos após a eclosão da Nouvelle Vague, a geração que começa a fazer filmes no final da década de 1960 já não tem mais um grande inimigo a atacar (“o cinema de qualidade francês”), a revolução da modernidade no cinema já estava feita. É neste momento justamente que a Nouvelle Vague não passará incólume à uma revisão crítica. Os novos cineastas surgidos da ressaca do cinema moderno não verão mais no naturalismo um valor incontornável. Assim, os primeiros filmes de Téchiné, como Barroco, são marcados pela busca de uma mise-en-scène antinaturalista guiada pela suas referências teatrais, principalmente no que se refere ao jogo dos atores. 

Com curadoria de Liciane Mamede, a mostra 8x André Téchiné é uma realização da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia e da Vai & Vem Produções Culturais e Cinematográficas, com apoio da Embaixada da França no Brasil, o Consulado da França em São Paulo e do restaurante Atelier de Massas.





RAROS: BARROCO, O JARDIM DO SUPLÍCIO

(Barocco, França, 1976, 105')

Direção: André Téchiné

Com: Isabelle Adjani, Gerard Depardieu, Marie-France Pisier, Jean-Claude Briali, Hélène Surgère

Exibição em blu-ray/ Legendagem eletrônica em português






Nenhum comentário :

Postar um comentário