quarta-feira, 4 de março de 2015

O Cinema de Raoul Walsh




Entre os dias 10 e 20 de março, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) exibe a mostra O Cinema de Raoul Walsh, com uma seleção de treze filmes de um dos mais importantes dos primeiros mestres de Hollywood. Com projeção digital, a mostra tem parceria com as distribuidoras MPLC, Versátil e a locadora E o Vídeo Levou.

Um dos primeiros discípulos de D. W. Griffith – trabalhou como assistente de direção, montador e ator de O Nascimento de uma Nação (1915) – Raoul Walsh construiu uma das trajetórias mais sólidas de Hollywood. Grande contador de histórias, idolatrado pela influente crítica francesa dos anos 1950 e 60, o diretor atravessou gêneros, estúdios e diferentes períodos ao longo de 52 anos.   

Entre os destaques da mostra, estão filmes que ajudaram a moldar a cara do grande cinema norte-americano. Com o faroeste, Walsh explorou desde a aventura em A Grande Jornada (1930), filme que revelou John Wayne; o lado psicológico dos personagens, em Sua Única Saída (1947); e uma grande narrativa histórica dos Estados Unidos, em O Intrépido General Custer (1941), com Errol Flynn, o principal astro de sua filmografia. Já com o filme de gângsteres, realizou obras-primas absolutas como Heróis Esquecidos (1939) e Fúria Sanguinária (1949), ambos com James Cagney no papel principal, e Seu Último Refúgio (1941), com Humphrey Bogart em um de seus trabalhos mais emblemáticos. Com o filme de guerra, cunhou o singular Um Punhado de Bravos (1945), um dos primeiros filmes a explorar a sensação de desorientação e o medo do desconhecido ao longo de uma missão.


A mostra ainda exibe dois filmes da década de 1950 com Clark Gable, Nas Garras da Ambição (1955) e Meu Pecado Foi Nascer (1957), e a despedida de Walsh, o faroeste Um Clarim ao Longe (1964). Também serão exibidos destaques de seu período silencioso, como o seu centenário filme de estreia, Regeneração (1915), e o marco do cinema de fantasia, O Ladrão de Bagdá (1924), com o grande Douglas Fairbanks, em uma das produções mais impressionantes da década de 1920.      



GRADE DE PROGRAMAÇÃO
10 a 20 de março de 2015



Regeneração (Regeneration, 1915, 70 minutos)

Aos 10 anos, Owens se torna um órfão quando sua santa mãe morre. Os Conways, que são vizinhos, acolhem Owen, mas a constante bebedeira de Jim logo coloca Owen na rua. Aos 17, Owen descobre que força é poder. Aos 25, Owen é o líder de sua própria gangue, que passa a maior parte do seu tempo jogando e bebendo. Mas Marie vem para a área de gângsteres da cidade e tudo muda para Owen quando ele se apaixona por Marie. Exibição em DVD com subtítulos em inglês.





O Ladrão de Bagdá (The Thief of Bagdah, 1924, 139 minutos)

O ladrão Ahmed, fazendo-se passar por príncipe, penetra no castelo para liderar a revolta contra os invasores mongóis. Conto das mil e uma noites que é considerado um dos mais fantasiosos e divertidos do cinema mudo. Com Douglas Fairbanks no papel principal. 
Exibição em DVD.





A Grande Jornada (The Big Trail, 1930, 116 minutos)

Nesta arrebatadora aventura dos pioneiros, um jovem e corajoso guia (John Wayne) conduz milhares de colonos por perigosos despenhadeiros, cruéis tempestades de neve, ataques de indígenas e estouros de manadas de búfalos, levando-os a seu destino no oeste distante. Durante a viagem, ele se apaixona por uma linda pioneira (Marguerite Churchill), e nunca desiste de tentar ganhar seu coração. Tyrone Power co-estrela este épico visualmente espetacular. Exibição em DVD.



Heróis Esquecidos (The Roaring Twenties, 1939, 106 minutos)

Eddie Bartlett (James Cagney) é um veterano de guerra desempregado que se torna contrabandista de bebidas, trocando as batalhas por garrafas. Enquanto cresce seu império, Eddie enfrenta ameaças externas e internas, constantes batalhas territoriais, confrontos de gangues e traições. Exibição em DVD.







Seu Último Refúgio (High Sierra, 1941, 100 minutos)


Earle Roy "Mad Dog" é salvo da prisão por um velho que quer sua ajuda em um assalto já programado. Quando o golpe dá errado e um homem é baleado, Earle é forçado a se esconder pelos picos da Sierra Nevada. Exibição em DVD.

O Intrépido General Custer (They Died with Their Boots on, 1941, 140 minutos)

À Sétima Cavalaria o General Armstrong Custer disse, "cavalguem para o inferno ou para a glória. Isto depende do ponto de vista." O ponto de vista de Raoul Walsh está no espetacular O Intrépido General Custer, decididamente para a glória. Errol Flynn interpreta o famoso general nesta crônica sobre sua vida, desde os seus dias em West Point até a Guerra Civil e sua reputação como herói da fronteira, imortalizado pela Batalha de Little Big Horn. Exibição em DVD.



O Ídolo do Público (Gentleman Jim, 1942, 105 minutos)

Cinebiografia romanceada do campeão dos pesos pesados James J. Corbett, um dos raros bons filmes de boxe que defende o esporte e empolgam em vez de mostrar sua violência e as falcatruas que envolvem sua prática. Na São Francisco do final do século XIX, quando as lutas de boxe eram tão populares quanto ilegais, o ambicioso bancário James Corbett (Errol Flynn) dá um jeito de se projetar como pugilista e de ingressar no aristodrático Olympic Club. Alternando vitórias e aventuras boêmias, ele faz a corte à graciosa milionária Victoria Ware (Alexis Smith) e se prepara para enfrentar o campeão mundial John L. Sullivan (Ward Bond). Exibição em DVD.


Um Punhado de Bravos (Objective, Burma!, 1945, 142 minutos)

Durante a 2ª Guerra Mundial uma tropa de pára-quedistas invade a Birmânia (atual Myanma) ocupada pelos japoneses, para destruir um importante posto de radar. A missão tem pleno êxito, mas quando tentam retornar a um ponto para serem resgatados se deparam com japoneses esperando por eles. Assim eles precisam fazer uma perigosa caminhada, através da selva ocupada pelo inimigo. Exibição em DVD.




Sua Única Saída (Pursued, 1947, 100 minutos)

Jeb Rand (Robert Mitchum) é criado pela Sra. Callum, que oculta seu passado, ainda que pesadelos antigos atormentem a mente do rapaz. Com o passar dos anos, decidido a casar com sua irmã de criação, Jeb lutará contra os parentes da moça que se colocarem no caminho e consequentemente entenderá melhor o que ocorreu de obscuro em sua vida quando criança. Exibição em DVD.




Fúria Sanguinária (White Heat, 1949, 105 minutos)

Chefão de gangue de criminosos, após um assalto a um trem que acaba na morte de quatro pessoas, resolve se entregar sob a confissão de um assalto a um hotel, para evitar a câmara de gás por causa do golpe com o trem. Dentro da cadeia, a polícia infiltra um homem como seu companheiro de cela para obter mais informações. Exibição em DVD.






Nas Garras da Ambição (The Tall Men, 1955, 122 minutos)


Após a Guerra Civil Americana, Ben Allison (Clark Gable), juntamente com seu irmão, seguem para Montana. No caminho, salvam Nella (Jane Russell) de um ataque de índios e ela segue com eles. Os dois irmãos agora disputarão o coração da bela jovem. Exibição em DVD.







Meu Pecado Foi Nascer (Band of Angels, 1957, 125 minutos)


Amantha (Yvonne de Carlo) é uma aristocrata que perde sua posição social quando descobrem que ela tem ancestrais negros. À venda como escrava, ela é comprada por Hamish Bond (Clark Gable). O início da Guerra Civil mudará o destino de todos. Exibição em DVD.








Um Clarim ao Longe (A Distant Trumpet, 1964, 120 minutos)


Tenente Hazard, recém-saído de West Point, chega na quente Arizona empoeirada. É o último filme de Raoul Walsh. Exibição em DVD com legendas em espanhol.







GRADE DE HORÁRIOS
10 a 20 de março de 2015




10 de março (terça)
15:00 – Regeneração
17:00 – Seu Último Refúgio
19:00 – Um Punhado de Bravos

11 de março (quarta)
15:00 – A Grande Jornada
17:00 – Fúria Sanguinária
19:00 – O Ladrão de Bagdá

12 de março (quinta)
15:00 – Meu Pecado Foi Nascer
17:00 – Um Clarim ao Longe
19:00 – O Intrépido General Custer

13 de março (sexta)
15:00 – Heróis Esquecidos
17:00 – Nas Garras da Ambição
19:00 – O Ídolo do Público

14 de março (sábado)
15:00 – A Grande Jornada
17:00 – Sua Única Saída
19:00 – Regeneração

15 de março (domingo)
15:00 – Seu Último Refúgio
17:00 – Fúria Sanguinária
19:00 – Heróis Esquecidos

17 de março (terça)
15:00 – O Ídolo do Público
17:00 – Sua Única Saída
19:00 – O Intrépido General Custer

18 de março (quarta)
15:00 – Fúria Sanguinária
17:00 – A Grande Jornada
19:00 – Um Punhado de Bravos

19 de março (quinta)
15:00 – Seu Último Refúgio
17:00 – Um Clarim ao Longe
19:00 – Meu Pecado Foi Nascer

20 de março (sexta)
15:00 – Nas Garras da Ambição
17:00 – O Ladrão de Bagdá
20:00 – Projeto Raros








Nenhum comentário :

Postar um comentário