Entre os dias 
29 de abril e 4 de maio, a Sala P. F. Gastal da Usina do 
Gasômetro (3º andar) apresenta, em parceria com a Vai e Vem 
Produções, o Consulado Geral da República Tcheca e o 
Centro Cultural Banco do Brasil, a mostra Nouvelle 
Vague Tcheca - O Outro Lado da Europa, com doze filmes em 35mm da 
inventiva produção tcheca dos anos 1960. A entrada é 
franca.     
NOUVELLE VAGUE TCHECA
A mostra 
reúne filmes raros, alguns que nunca vieram ao Brasil ou não circulam por aqui 
há muito tempo. A nouvelle vague tcheca (ou Nová Vlna) é um dos movimentos 
cinematográficos mais inventivos, transgressores e pouco conhecidos dentre as 
chamadas “novas ondas” dos anos 1960.
Essas 
películas permaneceram na obscuridade muito tempo devido a proibições do governo 
tchecoslovaco e, apesar do reconhecimento internacional recebido na época, até 
hoje a aproximação a elas segue bastante tímida, com exceção da obra de 
Věra Chytilová 
e Miloš Forman, e de obras premiadas internacionalmente como Trens Estreitamente 
Vigiados, de Jiri Menzel, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. 
Os filmes 
exibidos na mostra são muito diferentes entre si, mas pode-se dizer que é o 
olhar crítico e estilizado lançado à sociedade que dá a tônica a este cinema de 
contracultura, em geral marcado por narrativas descontínuas e uma mistura de 
documentário e ficção, que denota influências da nouvelle vague francesa, do 
surrealismo, de Kafka e da literatura existencialista. É um cinema que nasceu 
sobretudo da cruza entre as cores explosivas de Vojtěch Jasný com 
os lobos negros e a neve branca de František Vláčil. São 
filmes que podem acabar em música, ou podem acabar como O Cremador de Juraj 
Herz: numa insanidade sem limites, ainda que agradável em seu sarcasmo 
zombeteiro e quase infantil.
Gabriela 
Wondracek Linck (curadora)
RELAÇÃO DE FILMES
PEDRO, O 
NEGRO 
(Černý Petr)
 1963, Tchecoslováquia, 86’, p&b Direção: Miloš Forman
Pedro tem 17 
anos e começa a trabalhar como segurança de uma loja, onde atura pacientemente 
as insossas instruções de seu chefe. Os dilemas de Pedro na loja são 
intercalados com outros do jovem em casa, onde escuta as duras críticas do 
pai. 
CORAGEM DE 
TODO DIA (Kazdy den 
odvahu) 
1964, Tchecoslováquia, 87’, p&b Direção: Evald 
Schorm 
Atormentado 
pela sociedade que o cerca e por sua tendência ao alcoolismo, o exemplar 
funcionário Lukas entra em um labirinto de decadência espiritual e de sanidade 
psíquica. 
DIAMANTES 
DA NOITE (Démanty noci) 
 1964, Tchecoslováquia, 64’, p&b Direção: Jan Němec
Dois jovens 
judeus fogem de um trem que os levaria para um campo de concentração. O filme 
acompanha a devastação emocional e física de ambos durante a luta por comida e 
abrigo.
ILUMINAÇÃO 
ÍNTIMA (Intimní 
osvětleni) 
1965, 
Tchecoslováquia, 71’, p&b Direção: Ivan Passer
Petr, músico 
de sucesso, volta à sua cidade natal acompanhado de sua namorada Stepa, para 
tocar com grupo de músicos liderado por seu velho amigo Bambas, membro da 
orquestra local e professor. 
 AS 
PEQUENAS MARGARIDAS 
(Sedmikrásky) 
1966, Tchecoslováquia, 74’, cor Direção: Věra 
Chytilová
Marie I e 
Marie II partem do seguinte princípio: já que o mundo está estragado mesmo, elas 
também vão se estragar. As adolescentes vivem de excessos, consumindo e 
destruindo tudo que podem, à custa de homens mais velhos e 
bobos.
A FESTA E 
OS CONVIDADOS (O 
slavnosti a hostech) 
1966, Tchecoslováquia, 68’, p&b Direção: Jan 
Němec
Grupo de 
convidados indo para um piquenique se depara com homem estranho no meio do 
caminho, que fala de coisas que ninguém entende, porém acaba envolvendo todos em 
seu discurso. O filme foi "banido para sempre" pelo presidente da 
Tchecoslováquia, que cogitou também a prisão do cineasta. 
TRENS 
ESTREITAMENTE VIGIADOS 
(Ostre sledované vlaky) 
1966, Tchecoslováquia, 92’, p&b Direção: 
Jiří 
Menzel
Numa estação 
de trem da Tchecoslováquia ocupada pela Alemanha se passam os dilemas e as 
aventuras dos funcionários Hubicka e Milos. Hubicka é obcecado por seduzir 
mulheres, e MIlos está preocupado em agradar a namorada.
MARKETA 
LAZAROVÁ (Marketa 
Lazarová) 
1967, Tchecoslováquia, 165’, p&b Direção: František 
Vláčil
Baseado no 
romance homônimo de Vladislav Vancura, o filme se passa na Idade Média e retrata 
de forma poética a transição do mundo pagão para o mundo cristão, por meio da 
história de duas famílias rivais.
A 
PIADA 
(Žert) 
1968, 
Tchecoslováquia, 77’, p&b Direção: Jaromil Jireš
Baseado no 
livro homônimo de Milan Kundera, conta uma história verídica do próprio 
escritor, expulso do Partido Comunista ao ter uma carta interceptada pelo 
Governo. No filme, o Governo intercepta um cartão postal que o protagonista 
Ludvik  envia para a sua namorada Markéta, com uma piada a respeito dos estudos 
dela.
O 
CREMADOR 
(Spalovač mrtvol) 
 1968, Tchecoslováquia, 96’, p&b Direção: Juraj Herz
Para o 
cremador Kopfrkingl, transformar o corpo em cinzas significa purificar a alma. 
Kopfrkingl gosta de seu trabalho e trata bem os filhos e a mulher. Até o dia em 
que encontra um ex-companheiro de Guerra, que tenta o convencer de seu sangue 
alemão. 
FRUTO DO 
PARAÍSO (Ovoce 
stromů rajských 
jíme)
1969, Tchecoslováquia / Bélgica, 95’, cor Direção: Věra 
Chytilová
Eva é uma 
jovem obcecada por um homem de vermelho, que não sabemos quem é. O filme também 
recria de forma alegórica e psicodélica a história de Adão e Eva. Espécie de 
celebração visual da tentação.
VALERIE E 
SUA SEMANA DE DESLUMBRAMENTOS (Valerie a týden divů)
1970, 
Tchecoslováquia, 73’, cor Direção: Jaromil Jireš
Valerie mora 
com sua avó em uma cidadezinha medieval. Durante uma festa de carnaval, a menina 
percebe o despertar de sua sexualidade e se imagina rica e poderosa, ao mesmo 
tempo em que sua avó se transforma numa vampira.
GRADE DE 
HORÁRIOS
29 DE 
ABRIL (TERÇA)
19:00 – 
Coquetel de abertura
20:30 – As 
Pequenas Margaridas
30 DE 
ABRIL (QUARTA)
18:00 – Trens 
Estreitamente Vigiados
20:00 – Fruto 
do Paraíso (Sessão Cinedrome, debate com Rochele Zandavalli e Leonardo 
Bomfim)
01 DE MAIO 
(QUINTA)
15:00 – 
Iluminação Íntima 
17:00 – 
Coragem de Todo Dia
19:00 – A 
Festa e os Convidados
02 DE MAIO 
(SEXTA)
16:00 – 
Pedro, o Negro
18:30 – As 
Pequenas Margaridas
20:00 – O 
Cremador
03 DE MAIO 
(SÁBADO)
15:00 – A 
Piada
17:00 – 
Diamantes da Noite
19:00 – 
Marketa Lazarova
04 DE MAIO 
(DOMINGO)
15:00 – 
Pedro, o Negro
17:00 – Trens 
Estreitamente Vigiados
19:00 – 
Valerie e sua Semana de Deslumbramentos  – seguida de debate com Anelise De 
Carli, Pedro Henrique Gomes, Tulipa Meireles e Leonardo Bomfim, críticos e 
pesquisadores que produziram o catálogo da 
mostra. 














Imperdível! Parabéns por mais essa excelente mostra!
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