Entre os dias
29 de abril e 4 de maio, a Sala P. F. Gastal da Usina do
Gasômetro (3º andar) apresenta, em parceria com a Vai e Vem
Produções, o Consulado Geral da República Tcheca e o
Centro Cultural Banco do Brasil, a mostra Nouvelle
Vague Tcheca - O Outro Lado da Europa, com doze filmes em 35mm da
inventiva produção tcheca dos anos 1960. A entrada é
franca.
NOUVELLE VAGUE TCHECA
A mostra
reúne filmes raros, alguns que nunca vieram ao Brasil ou não circulam por aqui
há muito tempo. A nouvelle vague tcheca (ou Nová Vlna) é um dos movimentos
cinematográficos mais inventivos, transgressores e pouco conhecidos dentre as
chamadas “novas ondas” dos anos 1960.
Essas
películas permaneceram na obscuridade muito tempo devido a proibições do governo
tchecoslovaco e, apesar do reconhecimento internacional recebido na época, até
hoje a aproximação a elas segue bastante tímida, com exceção da obra de
Věra Chytilová
e Miloš Forman, e de obras premiadas internacionalmente como Trens Estreitamente
Vigiados, de Jiri Menzel, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Os filmes
exibidos na mostra são muito diferentes entre si, mas pode-se dizer que é o
olhar crítico e estilizado lançado à sociedade que dá a tônica a este cinema de
contracultura, em geral marcado por narrativas descontínuas e uma mistura de
documentário e ficção, que denota influências da nouvelle vague francesa, do
surrealismo, de Kafka e da literatura existencialista. É um cinema que nasceu
sobretudo da cruza entre as cores explosivas de Vojtěch Jasný com
os lobos negros e a neve branca de František Vláčil. São
filmes que podem acabar em música, ou podem acabar como O Cremador de Juraj
Herz: numa insanidade sem limites, ainda que agradável em seu sarcasmo
zombeteiro e quase infantil.
Gabriela
Wondracek Linck (curadora)
RELAÇÃO DE FILMES
PEDRO, O
NEGRO
(Černý Petr)
1963, Tchecoslováquia, 86’, p&b Direção: Miloš Forman
Pedro tem 17
anos e começa a trabalhar como segurança de uma loja, onde atura pacientemente
as insossas instruções de seu chefe. Os dilemas de Pedro na loja são
intercalados com outros do jovem em casa, onde escuta as duras críticas do
pai.
CORAGEM DE
TODO DIA (Kazdy den
odvahu)
1964, Tchecoslováquia, 87’, p&b Direção: Evald
Schorm
Atormentado
pela sociedade que o cerca e por sua tendência ao alcoolismo, o exemplar
funcionário Lukas entra em um labirinto de decadência espiritual e de sanidade
psíquica.
DIAMANTES
DA NOITE (Démanty noci)
1964, Tchecoslováquia, 64’, p&b Direção: Jan Němec
Dois jovens
judeus fogem de um trem que os levaria para um campo de concentração. O filme
acompanha a devastação emocional e física de ambos durante a luta por comida e
abrigo.
ILUMINAÇÃO
ÍNTIMA (Intimní
osvětleni)
1965,
Tchecoslováquia, 71’, p&b Direção: Ivan Passer
Petr, músico
de sucesso, volta à sua cidade natal acompanhado de sua namorada Stepa, para
tocar com grupo de músicos liderado por seu velho amigo Bambas, membro da
orquestra local e professor.
AS
PEQUENAS MARGARIDAS
(Sedmikrásky)
1966, Tchecoslováquia, 74’, cor Direção: Věra
Chytilová
Marie I e
Marie II partem do seguinte princípio: já que o mundo está estragado mesmo, elas
também vão se estragar. As adolescentes vivem de excessos, consumindo e
destruindo tudo que podem, à custa de homens mais velhos e
bobos.
A FESTA E
OS CONVIDADOS (O
slavnosti a hostech)
1966, Tchecoslováquia, 68’, p&b Direção: Jan
Němec
Grupo de
convidados indo para um piquenique se depara com homem estranho no meio do
caminho, que fala de coisas que ninguém entende, porém acaba envolvendo todos em
seu discurso. O filme foi "banido para sempre" pelo presidente da
Tchecoslováquia, que cogitou também a prisão do cineasta.
TRENS
ESTREITAMENTE VIGIADOS
(Ostre sledované vlaky)
1966, Tchecoslováquia, 92’, p&b Direção:
Jiří
Menzel
Numa estação
de trem da Tchecoslováquia ocupada pela Alemanha se passam os dilemas e as
aventuras dos funcionários Hubicka e Milos. Hubicka é obcecado por seduzir
mulheres, e MIlos está preocupado em agradar a namorada.
MARKETA
LAZAROVÁ (Marketa
Lazarová)
1967, Tchecoslováquia, 165’, p&b Direção: František
Vláčil
Baseado no
romance homônimo de Vladislav Vancura, o filme se passa na Idade Média e retrata
de forma poética a transição do mundo pagão para o mundo cristão, por meio da
história de duas famílias rivais.
A
PIADA
(Žert)
1968,
Tchecoslováquia, 77’, p&b Direção: Jaromil Jireš
Baseado no
livro homônimo de Milan Kundera, conta uma história verídica do próprio
escritor, expulso do Partido Comunista ao ter uma carta interceptada pelo
Governo. No filme, o Governo intercepta um cartão postal que o protagonista
Ludvik envia para a sua namorada Markéta, com uma piada a respeito dos estudos
dela.
O
CREMADOR
(Spalovač mrtvol)
1968, Tchecoslováquia, 96’, p&b Direção: Juraj Herz
Para o
cremador Kopfrkingl, transformar o corpo em cinzas significa purificar a alma.
Kopfrkingl gosta de seu trabalho e trata bem os filhos e a mulher. Até o dia em
que encontra um ex-companheiro de Guerra, que tenta o convencer de seu sangue
alemão.
FRUTO DO
PARAÍSO (Ovoce
stromů rajských
jíme)
1969, Tchecoslováquia / Bélgica, 95’, cor Direção: Věra
Chytilová
Eva é uma
jovem obcecada por um homem de vermelho, que não sabemos quem é. O filme também
recria de forma alegórica e psicodélica a história de Adão e Eva. Espécie de
celebração visual da tentação.
VALERIE E
SUA SEMANA DE DESLUMBRAMENTOS (Valerie a týden divů)
1970,
Tchecoslováquia, 73’, cor Direção: Jaromil Jireš
Valerie mora
com sua avó em uma cidadezinha medieval. Durante uma festa de carnaval, a menina
percebe o despertar de sua sexualidade e se imagina rica e poderosa, ao mesmo
tempo em que sua avó se transforma numa vampira.
GRADE DE
HORÁRIOS
29 DE
ABRIL (TERÇA)
19:00 –
Coquetel de abertura
20:30 – As
Pequenas Margaridas
30 DE
ABRIL (QUARTA)
18:00 – Trens
Estreitamente Vigiados
20:00 – Fruto
do Paraíso (Sessão Cinedrome, debate com Rochele Zandavalli e Leonardo
Bomfim)
01 DE MAIO
(QUINTA)
15:00 –
Iluminação Íntima
17:00 –
Coragem de Todo Dia
19:00 – A
Festa e os Convidados
02 DE MAIO
(SEXTA)
16:00 –
Pedro, o Negro
18:30 – As
Pequenas Margaridas
20:00 – O
Cremador
03 DE MAIO
(SÁBADO)
15:00 – A
Piada
17:00 –
Diamantes da Noite
19:00 –
Marketa Lazarova
04 DE MAIO
(DOMINGO)
15:00 –
Pedro, o Negro
17:00 – Trens
Estreitamente Vigiados
19:00 –
Valerie e sua Semana de Deslumbramentos – seguida de debate com Anelise De
Carli, Pedro Henrique Gomes, Tulipa Meireles e Leonardo Bomfim, críticos e
pesquisadores que produziram o catálogo da
mostra.
Imperdível! Parabéns por mais essa excelente mostra!
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