segunda-feira, 6 de maio de 2013

DOCUMENTÁRIO SOBRE A ARTISTA TERESA POESTER GANHA LANÇAMENTO ABERTO AO PÚBLICO NA SALA P. F. GASTAL



O Estúdio Galeria Mamute lança, no dia 9 de maio, às 19h30, na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar), o documentário Teresa Poester – 10.357 Km em Linha, de Niura Borges, que revela o processo criativo da artista na série em que ela utiliza papéis de grandes dimensões e caneta esferográfica. O documentário inaugura a série Coletânea Processos de Criação, uma iniciativa idealizada para a produção de um conjunto de filmes documentários de curta-metragem que retratam o processo de criação de artistas gaúchos contemporâneos de diversas áreas. Após a exibição, acontece um debate com a participação da artista, da diretora Niura Borges e da cineasta Ana Luiza Azevedo. A sessão é aberta ao público e tem entrada franca.

O documentário de Niura Borges apresenta um recorte específico na produção de 35 anos de carreira de Teresa Poester, uma das mais conceituadas artistas do Estado. O filme traz depoimentos dos artistas Antônio Augusto Bueno, Laura Castilhos, Maria Helena Bernardes e Marilice Corona, do poeta e escritor Armindo Trevisan, do cineasta Jorge Furtado, do aluno Kelvin Koubik, do músico Wagner Cunha e das professoras e pesquisadoras do Icleia Cattani e Paula Ramos, do Instituto de Artes da UFRGS, que falam das suas relações com a artista e sua obra.
O projeto foi financiado pelo 1º edital FAC da SEDAC/RS.



Sobre Niura Borges

Niura Borges é proprietária do Estúdio Galeria Mamute, espaço de criação, produção e circulação das artes, com foco na videoarte, localizado na Rua Caldas Junior, 375 e Diretora do Núcleo de Vídeo RS, centro de formação e difusão das artes do vídeo no Rio Grande do Sul. Mestre em Artes Visuais – PPGAVI/UFRGS; Especialista em Poéticas Visuais: Gravura, Fotografia e Imagem Digital - Feevale, Novo Hamburgo, RS; Especialista em Psicopedagogia – CEP/UFRJ. É pesquisadora CNPq PROCESSOS HÍBRIDOS NA ARTE CONTEMPORÂNEA - IA/UFRGS. Em 2008, recebeu o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, na categoria Mídias Tecnológicas. Atua nas áreas da Produção Cultural, Arte e tecnologia, videoarte, audiovisual documental, experimental e performance.

Sobre Teresa Poester
Teresa Poester nasceu em Bagé, RS, Brasil, em 1954. Como artista plástica e professora, dedica-se ao desenho e suas múltiplas possibilidades de expansão. Entre 1979 e 1986, atua como artista plástica e professora em escolas e ateliês, realiza cenografia para teatro e cinema, trabalha como artista gráfica e ilustradora em Porto Alegre. Participa neste período do movimento de Arte Postal, expondo em diferentes cidades. Entre 1986 e 1989, estuda pintura em Madri. A partir de 1990, começa a escrever apresentações de artistas e artigos sobre arte. Nos anos 90 ingressa como professora no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Entre 1998 e 2002 reside em Paris para realizar sua tese de doutorado. Em licença provisória como professora de desenho no IA, volta a viver na França entre 2006 e 2009, onde trabalha em Eragny-sur-Epte, na Normandia. Em agosto de 2009 retorna à suas atividades em Porto Alegre. Mantém grupos de investigação em desenho no IA - UFRGS (atelier d43). Expõe desde 1979. Coletivamente, na Bélgica, Alemanha, Uruguai, Argentina e Coréia e, individualmente, no Brasil, Espanha, França e Bélgica.


Sobre Ana Luiza Azevedo
Ana Luiza Azevedo é uma das sócias da Casa de Cinema de Porto Alegre e tem acumulado prêmios em filmes de curta, média e longa-metragem. Atuou como assistente de direção, corroteirista, continuísta e produtora executiva. Fez sua estreia na direção em parceria com Jorge Furtado, no curta Barbosa (1988). Seu primeiro longa-metragem, Antes que o Mundo Acabe (2010), recebeu o prêmio da crítica e o de melhor direção no II Festival Paulínia de Cinema.


FICHA TÉCNICA:
Título: Teresa Poester - 10.357 Metros em Linha
Direção e roteiro: Niura Borges
Produção executiva: Katia Sâmara
Direção de fotografia: Bruno Polidoro
Operador de câmera: Emerson Martins
Direção de arte: Gilka Vargas e Iara Noemi
Desenho de som: Gabriela Bervian
Montagem: Vicente Moreno
Trilha sonora: Arthur Barbosa
Colaboração: Ana Luiza Azevedo
Vinheta Mamute: José Maya



Teresa Poester - 10.357 Km em Linha
1º documentário da série
Coletânea Processos de Criação
Direção e Roteiro
Niura Borges
1ª sessão aberta ao público e gratuita
09 de maio, às 19h30
Sala P. F. Gastal
Av. Pres. João Goulart, 551 – 3º andar
Porto Alegre | (51) 3289-8137

Com a participação de
Ana Luiza Azevedo, Niura Borges e Teresa Poester

_____________________________
Informações detalhadas do projeto estão no endereço

Estúdio Galeria Mamute
Rua Caldas Júnior, 375 | Centro Histórico
Porto Alegre | RS 51 3286 2615




Um comentário :