A Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) segue exibindo até o dia 16 de dezembro, sexta-feira, o documentário Walachai, de Rejane Zilles, sobre uma comunidade de origem alemã localizada na serra gaúcha.
No mesmo dia 16, na sessão da 19h, o cinema da Usina do Gasômetro dá início ao Festival Multimídia Zeitgeist, uma pequena mostra de filmes de temática ecológica. A mostra se estende até domingo, dia 18, e tem entrada franca.
Walachai
“Um pedaço do Brasil ainda desconhecido pelos próprios brasileiros”. É assim que a diretora Rejane Zilles define Walachai, uma região localizada a 70 km de Porto Alegre e que nada lembra o movimento, as cores e os sons de uma cidade grande. Rejane apresenta ao espectador do documentário a vida de moradores de costumes e dinâmicas peculiares, opostos aos da vida urbana tão próxima. Nestas comunidades rurais isoladas, vivem descendentes de imigrantes alemães que falam um antigo dialeto da região do Hunsrück, hoje raro na Alemanha. No entanto, esta é a primeira língua de quem nasce no Walachai. Passada de modo oral de geração para geração, não teve atualização de linguagem e continua sofrendo inserções de palavras criadas pelos moradores. Muitos desconhecem a língua portuguesa e, até mesmo, as próprias raízes européias.
Walachai parte do projeto de continuidade de O Livro de Walachai, curta-metragem também dirigido por Rejane Zilles, que nasceu e viveu na região até os nove anos de idade. O curta retratou a peculiar trajetória do professor e agricultor Benno Wendling, que registrou a história de Walachai em um livro escrito à mão. Fora dos festivais, Walachai foi exibido publicamente apenas para a própria comunidade retratada no filme.
Walachai tem formato de exibição digital, com duração de 84 minutos. A produção e filmagens foram realizadas no Rio Grande do Sul e a fase de pós-produção e finalização, no Rio de Janeiro. Foram captadas aproximadamente 40 horas de material, em pequenos povoados como Walachai, Jammerthal, Batatenthal, Padre Eterno e Frankenthal, todos pertencentes ao município de Morro Reuter.
Walachai. Direção de Rejane Zilles. Brasil, 2010. Documentário. Duração: 84 minutos.
GRADE DE HORÁRIOS
Semana de 13 a 18 de dezembro de 2011
13 de dezembro (terça-feira)
15:00 – Walachai
17:00 – Walachai
19:00 – Walachai
14 de dezembro (quarta-feira)
15:00 – Walachai
17:00 – Walachai
19:00 – Walachai
15 de dezembro (quinta-feira)
15:00 – Walachai
17:00 – Walachai
19:00 – Exibição do filme Cinco Maneiras de Fechar os Olhos, de Abel Roland, Amanda Copstein T. S., Emiliano Cunha, Filipe Matzembacher e Gabriel Motta Ferreira, produção coletiva dos alunos do Curso de Cinema da PUCRS (sessão seguida de debate)
16 de dezembro (sexta-feira)
15:00 – Walachai
17:00 – Walachai
19:00 – Festival Multimídia Zeitgeist (A Fábula da Corrupção + Terráqueos)
17 de dezembro (sábado)
15:00 – Festival Multimídia Zeitgeist (Contratempo + Criança, Alma do Negócio)
17:00 – Festival Multimídia Zeitgeist (Demoniocracia + Lutezenberger – Forever Gaia)
19:00 – Festival Multimídia Zeitgeist (A Fábula da Corrupção + Terráqueos)
18 de dezembro (domingo)
15:00 – Festival Multimídia Zeitgeist (Gottinari + Nas Terras do Bem Virá)
17:00 – Festival Multimídia Zeitgeist (Rachel + apresentação de Zoravia Bettiol do projeto Museu Águas de Porto Alegre)
19:00 – Festival Multimídia Zeitgeist (Manjoada + O Fim da Linha)
Nenhum comentário :
Postar um comentário