quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Trilogia Coração no Fogo

A Sala P. F. Gastal  coloca em cartaz a partir de 25 de outubro os três filmes que compõem a chamada “Trilogia Coração no Fogo”: A Fuga da Mulher Gorila, A Alegria e Desassossego (Filme das Maravilhas). Os filmes, idealizados pela dupla Felipe Bragança e Marina Meliande, formam um dos mais interessantes e originais projetos de cinema autoral realizados no Brasil em anos recentes. A proposta desse projeto é de um cinema coletivo que fala sobre “utopia, aventura e amor”. A trilogia chega à capital gaúcha após ser exibida em diversas capitais. E quem comprar o ingresso (R$ 6,00 a inteira e R$ 3,00 para estudantes e sêniors) para dois filmes da trilogia, poderá assistir o terceiro de graça. Dois filmes da trilogia, A Fuga da Mulher Gorila e Desassossego (Filme das Maravilhas) fazem parte da Sessão Vitrine, projeto que consiste no lançamento coletivo de filmes brasileiros, inéditos no circuito comercial, com exibições simultâneas em diversas cidades.

Em A Fuga da Mulher Gorila duas irmãs pegam a estrada de kombi, recolhem ator que deseja conhecer o Rio de Janeiro, organizam show mambembe no qual se transformam em gorila e ameaçam a plateia – o oceano, símbolo do infinito, motiva-as a se lançarem na busca, a desbravarem o caminho, mesmo que ele seja inalcançável. O filme de Felipe Bragança e Marina Meliande pulsa sobre o tênue limite entre a aventura e a melancolia, em virtude da impossibilidade de se concluir a jornada.

A Alegria é um filme de super-heróis: Luiza tem 16 anos e não aguenta mais ouvir falar no fim do mundo. Em uma noite de Natal, seu primo João desaparece pelas ruas do Rio de Janeiro. Semanas depois, enquanto Luiza passa dias sozinha em seu apartamento na Zona Sul carioca, um misterioso visitante vem bater à sua porta. A partir dessa noite, coisas novas e estranhas começam a acontecer.

Desassossego (Filme das Maravilhas) foi finalizado em 2011e é o filme mais recente, que fecha a trilogia, tendo tido a estreia mundial de seu corte final no Festival de Rotterdam no último mês de janeiro. Ao contrário dos outros dois filmes, Desassossego não foi dirigido apenas pela dupla Bragança e Meliande, mas fez parte de um desejo maior de compartilhar esse processo: 14 diretores (entre eles Karim Aïnouz) foram convidados a responder uma carta de Bragança inspirada num bilhete real escrito por uma adolescente de nome Luiza, encontrado em um apartamento abandonado no Rio de Janeiro. A partir das respostas a essa carta (pequenos fragmentos de filmes com duração média de 5 minutos), Bragança e Meliande costuraram um longa delirante, não-narrativo, e já definido como um “bálsamo para os olhos” pelos curadores do Festival de Rotterdam.

Os três filmes da “Trilogia Coração no Fogo” vem tendo uma ótima acolhida internacional, com passagem por festivais de prestígio como Locarno, Rotterdam e Cannes. O diretor Felipe Bragança também é conhecido por sua atuação como crítico de cinema, com passagem pelas revistas eletrônicas Contracampo e Cinética, e por sua colaboração com o cineasta Karim Aïnouz, como co-roteirista do filme O Céu de Suely e da série de televisão Alice, feita para o canal a cabo HBO.

Antes de A Fuga da Mulher Gorila será exibido o curta metragem A Amiga Americana, de Ivo Lopes Araújo e Ricardo Pretti e antes de Desassossego (Filme das Maravilhas), o curta Sobras, de Marco Dutra e Juliana Rojas, diretores de Trabalhar Cansa.

A Fuga da Mulher Gorila, de Felipe Bragança e Marina Meliande. Brasil, 2009. Com Morena Cattoni, Flora Dias e Pedro Freire. Duração: 82 minutos. Exibição em DVD.

A Alegria, de Felipe Bragança e Marina Meliande. Brasil, 2010. Com Clara Barbieri, César Cardadeiro e Morena Dias. Duração 100 minutos. Exibição em 35mm.

Desassossego (Filme das Maravilhas). Vários diretores. Brasil, 2011. Duração: 63 minutos. Exibição em DVD.

GRADE DE HORÁRIOS

Semana de 25 a 30 de outubro de 2011

25 de outubro (terça-feira)
15:00 – A Fuga da Mulher Gorila
17:00 – A Alegria
19:00 – Desassossego (Filme das Maravilhas)

26 de outubro (quarta-feira)
15:00 – Desassossego (Filme das Maravilhas)
17:00 – A Fuga da Mulher Gorila
19:00 – A Alegria

27 de outubro (quinta-feira)
15:00 – A Alegria
17:00 – Desassossego (Filme das Maravilhas)
19:00 – A Fuga da Mulher Gorila

28 de outubro (sexta-feira)
15:00 – A Fuga da Mulher Gorila
17:00 – A Alegria
19:00 – Desassossego (Filme das Maravilhas)

29 de outubro (sábado)
15:00 – A Alegria
17:00 – A Fuga da Mulher Gorila
19:00 – Projeto Capoeira em Cartaz (entrada franca)

30 de outubro (domingo)
15:00 – Desassossego (Filme das Maravilhas)
17:00 – A Alegria
19:00 – A Fuga da Mulher Gorila

Nenhum comentário :

Postar um comentário