quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Sessão Infantil na Sala P.F. Gastal

No mês em que se comemora o Dia da Criança, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) inaugura um novo projeto de exibição dedicado ao público infantil, a Sessão Cineclubinho. O projeto tem o objetivo de formar um público infantil cativo, através de uma seleção criteriosa de títulos, exibidos sempre nas tardes de sábado, na sessão das 15:30.



         O filme de estreia da Sessão Cineclubinho é o longa-metragem de animação James e o Pêssego Gigante, de Henry Selick, produção de 1996, que desde o seu lançamento foi saudada como um novo clássico do cinema infantil. O diretor Henry Selick é tido como um mestre da arte da animação em stop motion, tendo assinado títulos conhecidos com O Estranho Mundo de Jack (1993, produzido e roteirizado por Tim Burton) e Coraline (2009).

         Adaptação de um dos livros mais conhecidos do escritor Roald Dahl (o mesmo de A Fantástica Fábrica de Chocolate), James e o Pêssego Gigante narra a história do pequeno James, que certo dia descobre um enorme pêssego do tamanho de uma casa, embarcando numa mágica e emocionante odisséia. A exemplo dos outros trabalhos do diretor Henry Selick, o filme foi realizado com a técnica de stop motion. O stop motion é uma técnica de animação com figuras tridimensionais animadas fotograma a fotograma (ou quadro a quadro). Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, e dentro dos mais comuns está a massa de modelar. Muitas das figuras contêm sistema de juntas mecânico, com mecanismos de articulações muito complexos. No cinema industrial, o material utilizado tem que ser mais resistente e maleável, visto que os modelos têm que durar meses, pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 quadros.

         Em 1997, James e o Pêssego Gigante recebeu o Grand Prix do Festival de Cinema de Animação de Annecy, o mais prestigioso evento do gênero, realizado anulamente na França.

James e o Pêssego Gigante será exibido numa cópia em DVD, dubalada em português.

A Sessão Cineclubinho tem o apoio da distribuidora MPLC.

James e o Pêssego Gigante (James and the Giant Peach). Direção de Henry Selick. EUA/Inglaterra, 1996. Animação. Colorido. Dublado em português. Duração: 79 minutos. Classificação indicativa: livre.

 

GRADE DE HORÁRIOS



7 de outubro (sexta-feira)
14:00 – Usina da Educação (sessão fechada para alunos da rede municipal)
17:15 – Além da Estrada
20:00 – Projeto Raros (Mais Próximo do Terror)


 8 de outubro (sábado)
15:30 – Sessão Cineclubinho (James e o Pêssego Gigante)
17:15 – Além da Estrada
19:00 – Além da Estrada


9 de outubro (domingo)
15:30 – Além da Estrada
17:15 – Além da Estrada
19:00 – Além da Estrada

Nenhum comentário :

Postar um comentário