sexta-feira, 6 de maio de 2011

Sidney Lumet na P. F. Gastal

A Sala P. F. Gastal  exibe a partir de terça-feira, 10 de maio, uma pequena mostra em homenagem ao diretor americano Sidney Lumet, morto em abril último. Até 17 de maio, serão exibidos quatro longas-metragens, que estão entre os títulos mais significativos da longa carreira deste profícuo e talentoso diretor: 12 Homens e um Segredo (1957), Vidas em Fuga (1960), Assassinato no Expresso Oriente (1974) e Rede de Intrigas (1976).

Na terça-feira, dia 10, na sessão das 19h, o cinema da Usina do Gasômetro promove ainda a pré-estréia do documentário Dona Emília Sustentável, de Rubiélson Medeiros, que no final de semana, dias 14 e 15 de maio, também poderá ser visto na sessão das 17h.

PROGRAMAÇÃO

12 Homens e uma Sentença (12 Angry Men), de Sidney Lumet (EUA, 1957, 96 minutos)
Em um caso em que aparentemente há provas avassaladoras contra um adolescente acusado de matar o pai, onze jurados estão convencidos de que o réu é culpado por assassinato. O décimo segundo não tem dúvida sobre sua inocência. Como poderá este homem fazer com que os outros cheguem à mesma conclusão? Henry Fonda, Lee J. Cobb, Ed Begley e Jack Klugman lideram o especialíssimo júri, cujos personagens estão representados com perfeição de detalhes. Clássico filme de tribunal, que marcou a estreia de Lumet na direção. Exibição em DVD.

Vidas em Fuga (The Fugitive Kind), de Sidney Lumet (EUA, 1960, 121 minutos)
Filme baseado na peça de Tennessee Williams, Orpheus Descending. O andarilho Valentine "Couro de Cobra" Xavier (Marlon Brando) andarilho aceita o emprego de balconista de uma loja em Two Rivers, Mississippi. Seu comportamento forte e silencioso e sua beleza logo irão atrair a garota festeira local (Joanne Woodward), mas também a exótica esposa (Anna Magnani) do gerente da loja. Esse explosivo triângulo amoroso logo vai acender um barril de pólvora de fúria que abalará até o coração dessa pequena cidade. Exibição em DVD.

Assassinato no Expresso Oriente (Murder on the Orient Express), de Sidney Lumet (EUA, 1974, 122 minutos)
O inspetor belga Hercule Poirot tenta desvendar um intrigante caso de assassinato a bordo do Expresso Oriente. As coisas se complicam quando o detetive descobre que a vítima era o sequestrador e assassino do famoso bebê dos Lindbergh e que todos os passageiros têm um segredo a esconder. Baseado na obra de Agatha Christie, o filme traz um desfile de astros consagrados, com atuações inesquecíveis. Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante para Ingrid Bergman. Exibição em DVD.

Rede de Intrigas (Network), de Sidney Lumet (EUA, 1976, 121 minutos)
Quando o veterano âncora de jornalismo Howard Beale (Peter Finch) é demitido, ele sofre um violento colapso nervoso diante das câmeras. Mas depois que os seus enfraquecidos números de audiência sobem por causa das suas críticas ferozes, ele é readmitido e reinventado como o "profeta louco das ondas da TV". Evidentemente, quando o tal "profeta" perde a capacidade de seduzir o público, alguma providência tem que ser tomada contra ele. Ainda mais empolgante hoje que na época do lançamento, Rede de Intrigas é uma denúncia sarcástica e certeira do jornalismo televisivo. Premiado com quatro estatuetas do Oscar, melhor atriz ( Faye Dunaway), melhor ator (Peter Finch, um Oscar póstumo, pois o ator morreu antes da premiação), melhor atriz coadjuvante (Beatrice Straight, em cena apenas durante 5 minutos e 40 segundos, na mais breve performance a receber um Oscar em toda a história do prêmio) e melhor roteiro (Paddy Chayefsky). Exibição em DVD.

GRADE DE HORÁRIOS
Semana de 10 a 15 de maio de 2011

Terça-feira (10 de maio)
15:00 – 12 Homens e uma Sentença
17:00 – Rede de Intrigas
19:00 – Coquetel de lançamento do filme Dona Emília Sustentável

Quarta-feira (11 de maio)
15:00 – Vidas em Fuga
17:00 – Assassinato no Expresso Oriente
19:00 – 12 Homens e uma Sentença

Quinta-feira (12 de maio)
15:00 – Rede de Intrigas
17:00 – Vidas em Fuga
19:00 – Assassinato no Expresso Oriente

Sexta-feira (13 de maio)
14:00 – Usina da Educação (sessão fechada para alunos da rede municipal)
17:00 – 12 Homens e uma Sentença
20:00 – Projeto Raros (aguarde divulgação)

Sábado (14 de maio)
15:00 – 12 Homens e uma Sentença
17:00 – Dona Emília Sustentável (entrada fraca)
19:00 – Vidas em Fuga

Domingo (15 de maio)
15:00 – Assassinato no Expresso Oriente
17:00 – Dona Emília Sustentável (entrada fraca)
19:00 – Rede de Intrigas

Um comentário :