segunda-feira, 21 de junho de 2010

Bitols e Juan Zapata na P.F.

Atendendo a pedido dos espectadores, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro recoloca em cartaz a partir de terça-feira, 22 de junho, o longa Bitols, de André Arieta. A princípio concebido como um curta-metragem, selecionado em um edital do Fumproarte em 2005, Bitols acabou transformando-se num longa que tem como pano de fundo a cena roqueira local.

Primeiro longa-metragem gaúcho a ter entrado em cartaz em 2010, Bitols poderá ser visto em duas sessões diárias, às 15h e às 19h. Já na sessão das 17h, a Sala P. F. Gastal exibe os documentários Ato de Vida e Em Branco, de Juan Zapata, diretor colombiano radicado em Porto Alegre já há alguns anos (segue divulgação específica separadamente).

Ingressos a R$ 6,00 e R$ 3,00.

Recheado de cenas de época gravadas pelo diretor e outros membros da equipe quando ainda eram adolescentes, Bitols foi rodado em HDV nas cidades de Porto Alegre e Mostardas. O filme ganha, em vários momentos, uma estética de documentário que se mistura o tempo todo com uma estética ficcional surrealista, característica do diretor Arieta (que estreou na direção em 2000, com o média-metragem em 16mm A Verdade às Vezes Mancha) e do coletivo Cinema8ito, do qual faz parte.

O longa, de baixíssimo orçamento (custou pouco mais de 200 mil reais) narra uma noite na vida de uma banda underground no início dos anos 90. Com um nome horrível, futuro incerto e uma mulher misteriosa que causa desavenças internas e adivinha o destino de seus membros, a banda é formada pelos atores Leo Felipe, Leonardo Machado, Carlinhos Carneiro e Bruno Bazzo. O filme contém elementos autobiográficos, já que todos os principais envolvidos, do elenco à direção, vivenciaram sua juventude naquele período em que os CDs eram a grande revolução tecnológica e todos andavam com sua demotape na mochila, à espera do grande momento em que um produtor do centro do país os descobriria.

Falando de um bairro underground que poderia estar em qualquer centro urbano do planeta, Bitols traz ainda no elenco Bia Werther, além de participações especiais de nomes de várias gerações da cena artística gaúcha, como Plato Divorak, Egisto Dalsanto, Marcos Kligman, Bruno Bazzo e Os Efervescentes. A trilha, quase toda inédita, tem canções compostas e produzidas pelo próprio diretor, sendo que boa parte delas é executada pela banda Bitols, que paralelamente aos ensaios de cena ensaiava enquanto grupo musical.

Bitols, de André Arieta. Brasil, 2010, 83 minutos. Com Leo Felipe, Leonardo Machado, Carlinhos Carneiro, Bruno Bazzo e Bia Werther. Exibição em DVD.

A P.F. também vai estar exibindo dois filmes do diretor Juan Zapta.

Diretor colombiano radicado em Porto Alegre, Juan Zapata acompanha em Ato de Vida o nascimento de uma criança e seu primeiro olhar sobre o mundo. Os primeiros momentos de vida. O primeiro encontro entre mãe e filho. Tudo isso gravado em um vídeo. Ato de Vida documenta o dia a dia de Susana Pacheco, mulher que trabalha há anos com filmagens de parto, sendo a única a registrar estes momentos na cidade de Pelotas no Rio Grande do Sul.


As sessões de Ato de Vida serão acompanhadas por outro filme dirigido por Zapata, o média metragem Em Branco, inédito nos cinemas. Em Branco é uma videodança em formato documental, que aborda de forma irreverente as infinitas posibilidades de lectura e interpretação da arte por meio da dança contemporânea. Uma bailarina expõe sua vida em uma tela quase em branco para que outras pessoas possam desenhar suas próprias histórias.
Ato de Vida e Em Branco poderão ser vistos na sessão das 17h.

Ato de Vida, de Juan Zapata. Brasil, 2010. Duração: 56 minutos.

Em Branco, de Juan Zapata. Brasil, 2010. Duração: 28 minutos.


GRADE DE HORÁRIOS
Semana de 22 a 27 de junho de 2010

22 de junho (terça-feira)
15:00 – Bitols
17:00 – Ato de Vida (acompanha o média-metragem Em Branco)
19:00 – Bitols


23 de junho (quarta-feira)
15:00 – Bitols
17:00 – Ato de Vida (acompanha o média-metragem Em Branco)
19:00 – Bitols

24 de junho (quinta-feira)
15:00 – Bitols
17:00 – Ato de Vida (acompanha o média-metragem Em Branco)
19:00 – Bitols

25 de junho (sexta-feira)
15:00 – Bitols
17:00 – Ato de Vida (acompanha o média-metragem Em Branco)
19:00 – Bitols

26 de junho (sábado)
15:00 – Bitols
17:00 – Ato de Vida (acompanha o média-metragem Em Branco)
19:00 – Bitols

27 de junho (domingo)
15:00 – Bitols
17:00 – Ato de Vida (acompanha o média-metragem Em Branco)
19:00 – Bitols

Nenhum comentário :

Postar um comentário